Olá malta,
Depois de pesquisar durante todo o fim de semana pola net, resolvi cadastrar-me para formular diretamente a minha questao neste foro, que sigo habitualmente. Sejam bons..é a primeira vez que pergunto qualquer coisa em um foro ;-)
Estou a utilizar Linux Mint com cinnamon. E o que quero fazer é acrescentar no painel um iniciador ("launcher") para Bitmask, o aplicativo que gere a minha ligaçao a uma VPN. Bitmask está descarregado e descomprimido no meu diretório /home, em umha pasta nomeada /Bitmask-linux32-0.6.1-4 que tem no seu interior um executável (application/x-executable) chamado "bitmask". O programa funciona corretamente: se eu faço duplo-clique nesse aplicativo desde o nautilus, o bitmask roda bem. Ainda se eu, desde o terminal, vou à pasta teclando primeiro:
cd /home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4
e depois:
./bitmask
..o programa roda sem problemas. Qual é, entao, a dificuldade? Pois é que no cinnamon, quando eu quero criar um novo iniciador, só podo acrescentar uma linha de comandos, e bitmask nao funciona quando eu escrevo:
./home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4/bitmask
Nao funciona nem desde o iniciador, nem desde o terminal. Desde este último, quando eu teclo a linha de acima (o comando "./" seguido da rota exacta do arquivo executável), o terminal responde:
bash: ./home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4/bitmask: Ficheiro ou directoria inexistente
Posso acrescentar que em outro computador, utilizando LXDE, nao tenho esse problema, porque a janela de diálogo para a criaçao do iniciador solicita dois campos diferenciados: comando (e ai eu escrevo "./bitmask") e diretório (e ai eu escrevo "/home/arraiano/Bitmask-linux32-0.6.1-4"). Mas no cinnamon nao dá.
Insisto: sou novinho nisto, por isso peço desculpas se a pergunta é trivial. Mas nao consigo solucioná-lo. Alguém poderia ajudar?
Obrigadinho!!