Autor Tópico: Desligamento do sistema  (Lida 4899 vezes)

Offline erasmoamorim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Desligamento do sistema
« Online: 07 de Dezembro de 2014, 12:01 »
Boa tarde!
Faz algum tempo que tento me acostumar com o ubuntu, pois já o instalei em vários PCS e notebooks, porém sempre me deparo com alguns "erros" que aparecem em todas as versões que instalo, como por exemplo: de vez em quando mando desligar o computador ele aparece o logotipo escrito ubuntu e não desliga nunca, somente quando aperto o power fisicamente. Isso é normal?

Offline alevian

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Desligamento do sistema
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2014, 14:44 »
Uso linux desde 2007 e posso contar nos dedos das mãos as vezes em que isso ocorreu.

O sistema não é "super estável" como muitos dizem; falha vez ou outra.

Ontem, por exemplo, depois de uma atualização em um 12.04, a página do Face não rolava com as setas do teclado. Páginas de outros "sites" obedeciam normalmente o comando.

Depois de reiniciar tudo voltou ao normal.

Tenho notado às vezes probleminhas no teclado, mas ativo o estadunidense e volto para o português e passa a funcionar novamente.

Não sei se é possível uma distribuição ser estável em todos os quesitos.

Tendo a acreditar que quanto mais recursos ou facilidades menos estabilidade.

Só o pensamento de um leigo que usa o sistema há um tempo razoável.

Linux User 586375

Offline garfo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2014, 15:25 »
Não, não é normal. Talvez algum programa tenha ficado aberto e está impedindo o ubuntu de desligar o computador.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2014, 15:48 »
Muitos desses problemas ocorrem por atualizar o kernel desnecessariamente.
O kernel apenas não precisa ser atualizado em um computador em que tudo já funciona corretamente.
As atualizações de kernel ocorrem, em geral, para contemplar hardware novo em computadores novos, o que não é o caso de um computador cujo hardware permanece o mesmo, sem novidades, não há razão lógica para alterar o kernel, a não ser encontrar problemas novos que não precisariam existir.

Se o sistema funcionava bem anteriormente, sem esse problema de desligamento, veja se retornando ao kernel em que o defeito não ocorria o problema se resolve.
Se for esse o caso, torne permanente o kernel em que tudo funciona, inclusive para a seleção automática de boot e descarte os demais.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline alevian

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2014, 18:35 »
Em relação ao que o garfo colocou, fiquei com uma dúvida.
Não teria o sistema que fechar todos os processos, quando peço para desligar?

Por exemplo, tenho como rotina, adormecer com a Cultura Fm ligada... Programo shutdown -h ...
Tudo o que estiver no micro deve fechar com este comando.
Se o sistema não consegue fechar algum processo não seria também uma falha?

Em relação ao que o outro colega colocou, acho que mais de 90% dos usuários atualizam o kernel de forma automática, pelo sistema.
Poucos usam versão antiga, se a própria Canonical indica a atualização.

Linux User 586375

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2014, 19:12 »
Em relação ao que o outro colega colocou, acho que mais de 90% dos usuários atualizam o kernel de forma automática, pelo sistema.
Poucos usam versão antiga, se a própria Canonical indica a atualização.

Não vejo como a Canonical poderia saber que nesse computador a atualização de kernel é uma boa medida e naquele outro não, infelizmente ainda não chegamos a esse grau de perfeição no desenvolvimento de computadores, daí que a alteração é apresentada como **opção**, não é mandatória, não é obrigatória, o usuário é que deve decidir, pois somente ele sabe se há alguma razão que justifique realizar a alteração do kernel ou não.

Idêntico raciocínio pode ser aplicado a drivers de dispositivos, notadamente placa de vídeo.
Se o seu computador funciona bem, de forma completa e sem problemas com a versão do driver instalada, não há razão alguma para alterar a versão do driver instalado, pois, em regra, essa alteração não irá adicionar funcionalidade alguma, poderá apenas trazer, isto sim, problemas.

« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, 17:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2014, 19:16 »

As versões LTS (atuamente ainda a 12.04 e agora a 14.04) procuram estabilidade, já as versões intermediárias (no momento a 14.10) procuram a necessária inovação e experimento.

Algumas distribuições são mais clássicas e nelas preponderam a estabilidade.
instale um Debian original e você ficará ser ter problemas (mas também sem novidades) por muito e muito tempo.

O Ubuntu em um certo compromisso com a funcionalidade junto com a facilidade, o que ocasiona um certo grau de problemas, embora, no geral, facilite a vida da imensa maioria dos usuários.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, 19:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br

Offline alevian

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2014, 19:50 »
Sim, o Ubuntu tem compromisso com a funcionalidade.
Uso só as LTS, mas mesmo assim vez ou outra dá galho.
E no Debian já vi até navegador fechar, do nada! Mais de uma vez...
Já vi navegador travar...

Uso também o Debian.
Só que algumas coisas são realmente mais difíceis. Exemplo: não reconhece meu modem D-Link, de internet móvel. Ubuntu traz versão mais recente desde a 13.04, ainda não implantada no Debian.

Linux User 586375

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2014, 22:54 »
A conversa está boa, mas no final das contas creio que em nada auxiliamos o usuário /erasmoamorim/ na sua dificuldade concreta, pois que relendo melhor o post inicial, agora deu-me a entender que ele **nunca** conseguiu desligar corretamente o Ubuntu, então talvez não se trate simplesmente de um questão de ter alterado o kernel em razão de alguma atualização, ou seja, funcionava antes, não funcionava depois, pois parece que não funcionou nunca. :-(

Bem, partindo desse pressuposto, então é melhor ir por um outro caminho para tentar resolver a questão.

Assim, /erasmoamorim/, examine os seguintes posts e veja se é possível extrair deles algo que diretamente o auxilie e, em caso de dúvida, poste aqui suas dificuldades que iremos tentando ajudar.

O ubuntu 11.04 64 bits não desliga

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87126.0.html

Computador não desliga

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87483.0.html

Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga [resolvido]

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85532.0.html

Mais um pouco aqui, também pode ser útil:

[Resolvido] Travamento versão 11.04 ao desligar ou reniciar

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,83031.0.html

www.arredondar.org.br

Offline Tonux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 19 de MAR?O de 2015, 16:33 »
Uso linux desde 2007 e posso contar nos dedos das mãos as vezes em que isso ocorreu.

Ontem, por exemplo, depois de uma atualização em um 12.04, a página do Face não rolava com as setas do teclado. Páginas de outros "sites" obedeciam normalmente o comando.

Depois de reiniciar tudo voltou ao normal.

Tenho notado às vezes probleminhas no teclado, mas ativo o estadunidense e volto para o português e passa a funcionar novamente.

Não sei se é possível uma distribuição ser estável em todos os quesitos.

Tendo a acreditar que quanto mais recursos ou facilidades menos estabilidade.

Só o pensamento de um leigo que usa o sistema há um tempo razoável.

Tenho também o debian instalado. É mais 'primitivo' que o ubuntu, não tem tentas 'coisinhas' e, realmente, é mais estável que o ubuntu. Agora, comigo, o ubuntu resolveu não desligar pela interface gráfica. Tenho que ir à linha de comando e não são todos os comandos. É, somente, o comando: sudo shutdown -h 1 que funciona ???