Autor Tópico: Ubuntu não incia depois de trocar HD  (Lida 8038 vezes)

Offline fabiolimamor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Online: 16 de Dezembro de 2014, 13:01 »
Peguei um notebook que estava quebrado, com o HD defeituoso. Comprei outro HD e estou tentando instalar o 14.10
Fiz todo o procedimento de instalação, que ocorreu sem problemas.
Mas depois, ao reiniciar, só fica com um underline, ou um tracinho, piscando. E não sai disso.
Tentei o boot-repair, fiz tudo o que me foi pedido, me parece que ele refez a bios e o grub, mas nada adiantou.
Me deixou essa página ao final. http://paste.ubuntu.com/9540983/
Mesmo assim não inicializou o sistema. Só fica o tal tracinho piscando.
Alguém tem uma ideia do que possa ser?
Obrigado

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2014, 13:44 »
Isso é realmente estranho.
Desactivou o Secure Boot?
O sistema funciona correctamente com o LiveCD/USB?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:09 »
O Ubuntu 14.10 tem muitos bugs e já que você ainda nem usou o sistema, acho que vale a pena instalar o 14.04 que é mais estável, quem sabe funciona.

Outra coisa, o Ubuntu 14.04 tem suporte até 2019 e o 14.10 acho que até julho do ano que vem.

Offline fabiolimamor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:39 »
Isso é realmente estranho.
Desactivou o Secure Boot?
O sistema funciona correctamente com o LiveCD/USB?


Pelo live funciona sem problemas. Consigo fazer todos os ajustes. Tentei desativar o Secure Boot, pois tinha lido que poderia ser isso.Mas pra ser sincero acho que não consegui pois não achei essa opção na minha bios.
Ela pode estar descrita de outra forma?

Sobre o 14.10, posso até tentar outra versão, mas este mesmo liveCd eu instalei em outra maquina sem problemas.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2014, 16:56 »
Tela preta com um cursor piscando no lado esquerdo eh um problema de video.

Talvez voce nao tenha encontrado o `secure boot` no BIOS simplesmente porque ele nao exista no seu computador.
Essa eh uma caracteristica de computadores mais recentes, que introduziram a UEFI (um sucessor do BIOS).
Tambem nao entendi por qual razao voce utilizou o boot-repair.
Tem Windows instalado ai tambem?
Estava havendo problema com o boot do sistema para justificar isso?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2014, 17:00 »
Faltou dizer: se estah subindo com um live-iso (live-pendrive ou live-dvdrom), entao igualmente tem que subir quando instalado, eh so questao de configurar, vez que nao ha incompatibilidade de hardware.


obs: tudo sem acentuacao aqui porque estou fazendo experiencias com um live do UbuntuStudio, sorry.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline fabiolimamor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2014, 17:39 »
Tela preta com um cursor piscando no lado esquerdo eh um problema de video.

Talvez voce nao tenha encontrado o `secure boot` no BIOS simplesmente porque ele nao exista no seu computador.
Essa eh uma caracteristica de computadores mais recentes, que introduziram a UEFI (um sucessor do BIOS).
Tambem não entendi por qual razao voce utilizou o boot-repair.
Tem Windows instalado ai também?
Estava havendo problema com o boot do sistema para justificar isso?



Utilizei o boot-repair porque havia pesquisado que poderia ser isso, mas pode mesmo não ser.
Sem o secure boot e com este UEFI, preciso fazer algo? Minha bios tem essa opção  e tambem Legacy. As duas estão em "enabled".
Se o problema for vídeo, o live CD funcionaria normalmente? Porque comigo esta funcionando normalmente.
E se for vídeo, há algo que eu possa fazer?

Obrigado pela ajuda

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2014, 18:31 »
Olá /fabiolimamor/,

Vamos por partes, é necessário entender completamente o que está ocorrendo aí, lembrando que quem está do lado de cá não está *vendo* o seu computador e o problema nele, então você tem que ser os "olhos" que irão descrever tudo em detalhes.

Depois de tudo o que você já fez até agora (subiu com um live-cdrom, instalou, boot-repair, etc.)

1) Existe um Windows na instalação?
a) se sim, qual versão?
b) se sim, ele está funcionando corretamente?

Supondo que você já tenha instalado o Ubuntu, quando inicia o computador:

2) Consegue ir para a tela do menu do Grub?

A tela do menu do Grub é a tela inicial onde o sistema pára com o objetivo que você escolha se quer iniciar pelo Ubuntu ou pelo Windows. Você está conseguindo ver aí essa tela do menu do Grub?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline fabiolimamor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2014, 20:30 »
Beleza, vou tentar detalhar bem.

Este computador tinha windows 7. Mas parou de funcionar porque o Hd pifou (imagino que tenha sido só este problema). É um samsung RV411 .
Troquei o HD pra poder instalar o Ubuntu.
Trocado o HD, instalei o Ubuntu pelo modo simples, apagando tudo e instalando apenas o 14.10. Durante a instalação não ocorreu problema algum.
Mas o erro aconteceu ao reiniciar e ficou apenas nessa tela. Aí tentei reinstalar o Ubuntu, de varias formas, fazendo partições, criando espaço pro Boot, e, pesquisando hipóteses,  tentei passar esse boot-repair.
Mas nada adiantou, depois da Bios vem sempre essa tela piscando no canto esquerdo. Tentei modificar alguns padrões da Bios, essa parte de Legacy  e UEFI, mas também não mudou.
Pelo live USB, eu consigo navegar, usar o gparted e o próprio boot-repair.
Vejo que quando tento fazer a instalação, começa com algo como "Booting in blind mode" E algum aviso de vídeo. Por isso quando você falou em problema de vídeo achei que podia ser uma pista. Mas logo na sequencia ele prossegue a instalação, dando as opções de tentar pelo live CD, instalar, uma instalação OEM e checar os discos.
Nesta tela, eu apertei o esc e foi pra uma tela preta escrito grub> mas não consegui sair dessa tela.

Acho que é isso.
Obrigado


 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2014, 23:46 »
Citar
Vejo que quando tento fazer a instalação, [...]

Então, /fabiolimamor/, ainda tentando entender o cenário aí existente, afinal, está instalado ou não está instalado?

Note que estar instalado não depende de subir o sistema depois da instalação ou não.

O processo é simples quando se vai instalar o Ubuntu:
Inicia pelo live-iso (live-pendrive-cdrom) e em seguida lá na tela central do desktop há um ícone com algo assim "Instalar o Ubuntu versão x.y.z"
Quando se clica nesse ícone inicia o processo de instalação, que copia um monte de coisas etc e tal e no final diz: tá instalado.

Ocorreu todo esse processo? Concluiu a instalação?

Atualmente, quando você sobe o sistema ainda pelo live-iso e olha para dentro do disco rígido, os arquivos do Ubuntu estão lá?

O fato de após a instalação o sistema  não dar boot, ou melhor, iniciar mas não chegar numa tela qualquer, é uma outra coisa, nesse primeiro momento é necessário saber se a instalação concluiu com sucesso, sem erros, isto é, se no final dela apareceu aquela tela dizendo que a instalação havia sido concluída e que é preciso reiniciar, o que signfica que a instalação ocorreu, que o sistema está lá no disco rígido.

Pelo que você relata parece que, ao iniciar o sistema, está recebendo a seguinte mensagem:

error: no suitable video mode found.
Booting in blind mode

É isso aí?

Essa mensagem de erro (se for ela mesmo), apenas está dizendo que não encontrou um modo de vídeo adequado (no suitable video mode found), e por consequência, dizendo em seguida que está iniciando no modo cego (Booting in blind mode), ou seja, sem vídeo.

Imagino que o sistema esteja instalado, que conseguiu terminar a instalação sem erro, mas você precisa confirmar isso.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, 23:51 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2014, 23:55 »
Em complemento, o que ainda não ficou claro:

Você liga o computador

Ele inicia e direto, sem escalas, vai parar naquela tela preta com o cursor piscando?

Ou pára (do verbo parar) num tela onde há opção de boot (que chamamos de menu do grub)?

Pergunto isso pela simples razão de que no menu do grub há a opção de iniciar pelo 'Recovery Mode' (modo de recuperação), a partir do qual é possível chegar pelo menos a um prompt.

Você está vendo essa tela do menu do grub com a opção de entrar pelo "Recovery Mode" ou não?

Se não, já tentou ao iniciar o sistema acionar a tecla "Shift" para ver se esse menu aparece?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline fabiolimamor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2014, 11:15 »
Obrigado pela atenção. Vou responder suas perguntas.

O processo de instalação foi completo pelo live. Pedindo pra reiniciar. Entrando pelo live dá pra ver todos os arquivos do Ubuntu lá no HD.

Quando faz o boot pelo pendrive, primeira tela:
Mensagem: booting in insecure mode.
Sem nenhum comando,na sequência aparece a tela GNU GRUB VERSION 2.02~BETA2-15 pra escolha do live, instalar, oem E check disc.
Ai se eu refaço a instalação não há nenhum problema. Pede pra reiniciar.
Retiro o pen drive.
Ligando o computador depois da instalação a sequência é essa:
Tela Bios
Cursor piscando no canto direito
Sem nenhuma tela de Grub

Tentando a tela shift nada acontece.

No aguardo. Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2014, 12:21 »
Citar
O processo de instalação foi completo pelo live. Pedindo pra reiniciar. Entrando pelo live dá pra ver todos os arquivos do Ubuntu lá no HD.

Entendi, então pelo seu relato tudo indica que o sistema está mesmo instalado, conseguiu completar a instalação.

Dessa forma, considerando que o sistema está instalado, o que tem a fazer é ir buscar um prompt a partir do qual se possa fazer alguma coisa.

Entretanto, lá no post #8, você disse:

"Vejo que quando tento fazer a instalação, começa com algo como "Booting in blind mode"
"
Descreva melhor o contexto em que aparece essa informação.
Toda mensagem que o sistema retorna é importante para orientar o que está acontecedendo e eventual solução.

Uma mensagem dessa forma abaixo chega a aparecer em algum momento?
Se sim, quando mais exatamente?

error: no suitable video mode found.
Booting in blind mode


« Última modificação: 17 de Dezembro de 2014, 12:22 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2014, 12:28 »
Como dito no post anterior, vez que o sistema encontra-se instalado, o que há a fazer é ir buscar um prompt para poder trabalhar.


A primeira tentativa, como já dito antes, é acionar a tecla Shift de forma continuada quando inicia o boot do sistema instalado, ou seja o sistema que já se encontra no disco rígido;

A segunda tentativa é iniciar normalmente o sistema instalado que se encontra no disco rígido e quando ele parar na tela preta com o cursor piscando, então acione as teclas:

Ctrl  Alt  F1

Essas três teclas devem ser acionadas simultaneamente, pois mesmo com a tela preta, pode levar a um prompt de texto puro (conhecido como tty) e a partir do qual dá para trabalhar.

Experimente ambas e retorne o que acontece.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não incia depois de trocar HD
« Resposta #14 Online: 17 de Dezembro de 2014, 13:00 »
Vamos adiantar mais um passo.

Caso as providências do post anterior #13 não resultem no menu do grub ou em um prompt e como você disse lá no seu post inicial e depois também no post #6 que já usou o boot-repair, então suponho que você já o tenha instalado no seu pendrive ou, caso não tenha, saiba como instalá-lo.

Então vamos usar o boot-repair novamente.

Dessa vez inicie o sistema a partir do live-iso que você tem aí (live-pendrive, acho).

Chame o boot-repair (ou o instale no live-pendrive se necessário).

Com a tela do boot-repair aberta - Reparador de inicialização, proceda da seguinte forma:

click em "Opções avançadas"

Na aba "Opções principais "desmarque a opção "Reinstalar o GRUB"

deixe desmarcada (já deve estar) a opção "Restaurar a MBR"

***Confirme se está marcada a opção "Mostrar o menu de inicialização:" e no quadro ao lado ALTERE o tempo para algo como 10 ou 15 segundos, acionando o indicador ( + ) que está ao lado.***

Click em "Aplicar"

Desligue o sistema

Retire o live-pendrive

Ligue novamente e inicie o sistema já instalado fazendo o boot pelo disco rígido.

Vamos ver se o menu do grub aparece.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.