Autor Tópico: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID  (Lida 4587 vezes)

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Online: 05 de Janeiro de 2015, 11:11 »
Oie Gente bom dia e desde já feliz ano novo a todos !

Tou com uma dúvida .... Tenho um Servidor Dedicado na Godaddy com o Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID e queria fazer um Upgrade nele. Porém como tem a especifidade do RAID eu sempre "travo" na altura de instalação da GRUB.

Eu pesquisei e sei que como é RAID tenho de fazer uns passos suplementares. Porém eu nunca fiz eles, e para falar a realidade não tenho ideia de como fazer.

Fui na Ajuda do Ubuntu mas tem um monte de opções para fazer a instalação com RAID, e eu não faço a minima ideia de qual é a certa para o meu caso.

Alguém por favor me pode dar ae uma Luz?

Segue os detalhes do Servidor na Godaddy:


Operating System:
Ubuntu Server 10.04 LTS

Processor:
Intel Core i3 - 3.10 GHz

RAM:
2 GB

Total Disk Space:
320 GB (160 GB usable)

RAID:
RAID1

Disk Drive(s):
160 GB (Drive #1)
160 GB (Drive #2)

Bandwidth Quota:
5000 GB

Quota Used:
10 GB

Firewall:
ASA 5505

Control Panel Type:
None

Obrigado desde já pela possivel Ajuda e/ou luz !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2015, 15:37 »
Olá Neo_Pt, vejo que você andou buscando ajuda no ask ubuntu também, isso é bom!

Mas vamos ao que interessa, não posso te ajudar na questão do RAID + Grub, já tem um cara te alertando do que fazer no ask ubuntu, posso te falar sobre alguns passos importantes que você deve fazer antes de atualizar do 10.04 para o 12.04. Eu não tentaria de forma nenhuma atualizar para o 14.04 direto do 10.04, mas você é quem sabe....

Dá uma lida nestes dois tutoriais, um é oficial e outro é de quem já passou por apertos com com uma atualização como esta:

https://help.ubuntu.com/community/PreciseUpgrades

https://www.virtualmin.com/documentation/system/os/ubuntu-lucid-to-precise


Se precisar mesmo ir logo para o 14.04, eu faria uma instalação limpa! Mudaram muitas coisas, é quase certo que você vai ter muita dor de cabeça com esse upgrade, depois não diz que não te avisei!

Boa sorte!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2015, 19:42 »
Valeu galactus!

Vou dar mais umas lidas e depois logo decido se tento, ou se compro outro Servidor ( Sem RAID ! rsrsrsrs ) e copio o material de um para o outro.

É mesmo só por causa do Shellshock do  Bash. Nada mais. Tentei fazer um update ao Bash, mas não tenho atualizações para fazer.

Agora que estou aqui a falar, estou-me a lembrar que ainda não tentei adicionando o repositório do 14.04 só para atualizar o Bash.

Não faço ideia se vai resultar.....mas enfim ... é uma ideia.

Qual é a tua sugestão? Será que adicionando o repositório do 14.04 e fazendo um update ao Bash fica o caso Shellshock resolvido? Ou será que poderá haver dores de cabeça por talvez o bash do 14.04 ter muita mudança e pode não funcionar direito no 10.04. Ou mesmo não funcionar de todo. e eu perder o acesso SSH ?

Mais uma vez obrigado pelas dicas !

Offline Agner Manoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2015, 20:48 »
Olá Neo_pt, se seu objetivo é somente resolver o problema do shellshock, você pode atualiza-lo manualmente pelo site:
https://shellshocker.net/.


Agora, não aconselho você a continuar com esse servidor desatualizado, pois você não deve somente tapar buracos em um servidor, deve mante-lo realmente como um bom administrador de redes e instalar uma versão linux long-time suporte.

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2015, 22:28 »
Opah Agner Manoel, era isso mesmo que queria ler. Obrigado.

Sim, de fato. preciso de fazer um upgrade, mas tou condicionado pelo detalhe do RAID, então estou mesmo tapando buracos por enquanto. Mas tens toda a razão sim, eu preciso de fazer um upgrade. Estou á espera nem sei do quê para falar a verdade para trocar por um servidor sem raid.

um abraço e valeu!

Situação resolvida:
Código: [Selecionar]
CVE-2014-6271 (original shellshock): not vulnerable
CVE-2014-6277 (segfault): not vulnerable
CVE-2014-6278 (Florian's patch): not vulnerable
CVE-2014-7169 (taviso bug): not vulnerable
CVE-2014-7186 (redir_stack bug): not vulnerable
CVE-2014-7187 (nested loops off by one): not vulnerable
CVE-2014-//// (exploit 3 on http://shellshocker.net/): not vulnerable

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2015, 04:50 »
Olá Neo_Pt, vc saberia dizer se a controladora RAID desse teu servidor opera por software ou por hardware? Pq se for por hardware vc não precisa se preocupar, é só pegar e instalar o kernel que vc quiser.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2015, 12:13 »
Oie zekkerj, como falei eu de RAID não entendo nada, só comprei mesmo por saber que é uma segurança extra em caso de falha dos discos. Excepto isso de fato, não sei mais nada.

Respondendo á tua pergunta, achei aqui a tua resposta:

Citar
When I asked them they told me that they use hardware raid, which is good, but would not tell me the specifics.  One thing you will learn about Godaddy is they are very hush hush on what they will tell you about their network and hardware.  Its as if its information that could be used against them.  So to find out for sure I went into the device manager to checkout what RAID card it was using.  Turns out Godaddy uses a RocketRAID 152x SATA Controller.

Não sei se entendes inglês, mas segundo o cara é hardware. Sim, na teoria posso instalar qualquer kernel. Mas tenho segundo parece de fazer uns passos suplementares, devo ter de instalar alguns pacotes e não faço ideia quais.

O problema que tenho é que na altura de instalar a GRUB ( através de um do-upgrade ) tenho de seleccionar em qual Partição instalar, e eu já tentei em todas sem resultado nenhum. Enfim .... O resultado que tive foi ter de "formatar" ( Através do painel da Godaddy).

Então preciso mesmo de um qualquer passo-a-passo para a especifidade do RAID1. Seria teóricamente possivel encontrar no google. Mas já procurei e existem diversas formas e/ou opções. Como não conheço nada de RAID, não faço ideia que opção é que eu devo escolher ou fazer. Entendes?

Um abraço e valeu pelo feedback!
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 12:27 por Neo_Pt »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2015, 15:09 »
Se vc precisa instalar algum driver, provavelmente não é totalmente hardware. Eu já vi algumas controladoras dessas, como a B120i da HP.

Quando a controladora é totalmente hardware, o BIOS reporta a matriz RAID como um único disco ao sistema operacional, que não fica nem ciente da existência dos discos isolados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Upgrade Ubuntu Server 10.04 LTS c/ RAID
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2015, 01:33 »
humm.....então o melhor mesmo é comprar outro servidor e copiar o material desse pro novo.

inda por cima uma altura boa agora pra mim, que venho de conseguir fazer com que compense ter um droplet na digital ocean só para as apps web para os clientes. Então vou aproveitar e migrar tudo para a digital ocean e ficar só com o servidor para mim.

valeu zekkerrj !

Abs