Autor Tópico: Led de atividade do disco não desliga, quando encerro  (Lida 6410 vezes)

Offline Tonux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Led de atividade do disco não desliga, quando encerro
« Online: 03 de Janeiro de 2015, 19:59 »
Olá

Tenho um disco externo USB onde tenho instalado o ubuntu 14.04 LTS. Esse disco está ligado a um hub USB de 4 portas com alimentação própria. O disco tem um cabo que liga a duas portas USB.

Quando desligo o ubuntu 14.04 LTS normalmente pela interface gráfica, o computador desliga, mas a luz de atividade do HDD fica continuamente acesa.

Quando executo o comando 'sudo shutdown 0', desliga a luz de atividade do disco mas fica a luz do computador acesa. Preciso de carregar no botão para se apagar. Antes não sucedia isto. Poderei vir a ter algum problema de disco?

Podiam dar uma ajuda? Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 20:01 por Tonux »

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Led de atividade do disco não desliga, quando encerro
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2015, 22:33 »
Antes não sucedia isto.

Antes do quê?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tonux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2015, 08:55 »
Quero dizer no princípio. Foi pra aí uns 3 ou quatro arranques e encerramentos sem erros. Depois começaram a aparecer vários erros, nomeadamente a falta de /tmp que era autocorrigido com a tecla F no arranque.

Ainda agora, depois de ter desligado o disco do hub ter ligado diretamente nas portas USB do computador, o primeiro arranque deu erro, que foi autocorrigido no arranque seguinte, isto é, neste onde estou agora.

Será que a ligação USB 2 é a origem de erros? Será que é "fraca", isto é, lenta para este tipo de instalação com um SO, neste caso a última versão do ubuntu?

Obs. O meu disco tem a capacidade de 500 GB (Seagate)

Além destes erros iniciais, funciona bem.

« Última modificação: 04 de Janeiro de 2015, 10:13 por Tonux »

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2015, 14:21 »
É imprescindível reproduzir **exatamente** as mensagens de erros eventualmente recebidas e uma descrição do cenário existente, pois só assim é possível ter alguma pista do que possa estar ocorrendo.

A descrição do erro é tal e qual aparece na tela e o cenário refiro-me ao fato de estar ligado diretamente na usb ou no hub.

Recordo-me vagamente de um post aqui no fórum que tratava de uma questão similar e a razão do problema estava na ligação através do hub, entretanto o dificuldade será agora achar esse post, vamos ver se acho.
www.arredondar.org.br

Offline Tonux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2015, 16:26 »
É imprescindível reproduzir **exatamente** as mensagens de erros eventualmente recebidas e uma descrição do cenário existente, pois só assim é possível ter alguma pista do que possa estar ocorrendo.

A descrição do erro é tal e qual aparece na tela e o cenário refiro-me ao fato de estar ligado diretamente na usb ou no hub.

Recordo-me vagamente de um post aqui no fórum que tratava de uma questão similar e a razão do problema estava na ligação através do hub, entretanto o dificuldade será agora achar esse post, vamos ver se acho.

Obrigado druidaobelix. Segundo estive a pesquisar na net trata-se mesmo de um bug desta versão. Contudo, irei referir exatamente as mensagens de erro que tenho, aquando do arranque.

Quanto à ligação no hub alimentado externamente, penso que o disco fica sempre com corrente, daí não desligar, enquanto o hub estiver ligado à tomada. O que acho mais estranho é não apagar o led de atividade do disco, pois, em princípio, o ubuntu foi encerrado. Só apaga quando o encerro via linha de comandos (sudo shutdown 0), mas permanece o led do computador (que tem a função de indicar se o computador tem corrente ou não)  aceso. Estranho.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2015, 16:28 por Tonux »

Offline Tonux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2015, 15:09 »
Ora bem, aqui temos as mensagens de erro no arranque:

Ainda em ambiente gráfico:

Foram encontrados erros durante a verificação do disco para /.
Pressione F para tentar resolver os erros, I para ignorar, S para passar à montagem ou M para recuperação manual

Escolhi F e logo apareceu outro texto "o disco para /tmp ainda não está preparado ou não está presente"

Esperei um pouco e logo a seguir apareceu o ecrã/tela fatal (em modo de texto) com um texto bastante extenso que terminava com "kernel panic..."

Isto sucedeu-me agora mesmo, antes deste arranque.

Será que o USB 2.0 não é adequado? Será que é exigida a interface SATA para que funcione adequadamente?

Por último, espero que não seja defeito no disco. ???
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, 20:23 por Tonux »

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2015, 02:13 »
Olá /Tonux/.

Antes de mais nada um alerta importante:

Mensagens de erro em disco recomendam fortemente não manter nesse disco arquivos pessoais importantes sem que haja backup. Arquivos pessoais são aqueles que não podem ser obtidos novamente, tais como uma foto de uma ocasião única, um texto autoral e assim por diante. Os procedimentos sugeridos nos post seguintes podem eventualmente ocasionar perda de arquivos, portanto, antes faça backup, pois só o backup salva, o resto é tentativa e se seguir adiante será por sua exclusiva conta e risco.

Isso posto, vamos adiante na questão em si.
www.arredondar.org.br

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2015, 02:14 »
Será que o USB 2.0 não é adequado? Será que é exigida a interface SATA para que funcione adequadamente?

Não, a instalação deve funcionar normalmente a partir de um hd-usb, não há razão para que assim não seja, a única diferença em relação à interface SATA é quanto a velocidade de acesso, que na usb é inerentemente mais lenta, porém do ponto de vista estrutural não vejo porque não funcionaria.
www.arredondar.org.br

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2015, 02:16 »
Para que se tenha uma base melhor para análise da situação aí existente (não estamos vendo seu computador, não sabemos nada de nada sobre ele), comece informando aqui no fórum o resultado dos seguintes comandos (execute, copie e cole aqui os resultados):

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele aí nos dois comandos acima)

cat /etc/fstab
cat /etc/mtab
df -h
ls -ld /tmp
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2015, 11:32 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2015, 02:19 »
Bem, /Tonus/, isso posto,  há uma mensagem de erro, então antes de mais nada é preciso tratar dela.

1) Inicialmente faça uma verificação simples do sistema de arquivos.

Abra uma janela do terminal e digite:

sudo touch /forcefsck

Reinicie o sistema para que a verificação seja executada.

2) Faça em seguida uma verificação do sistema de arquivos com reindexação de diretórios.

É necessário subir o sistema, isto é, fazer o boot a partir de um live-iso (live-pendrive ou live-devroom) para  fazer uma verficação dos arquivos do sistema na partição em que o Ubuntu está instalado no hd-usb, então como root faça:

fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxn
Note que isso precisa ser feito sem montar a unidade, isto é, com a unidade a ser verificada obrigatoriamente desmontada, sob pena de destruir o sistema, daí porque fazer através de um live-iso.

Na expressão /dev/sdxn acima o 'x' é conforme seja a letra da sua unidade de disco usb (o fdisk identifica isso), por exemplo, pode ser que ela seja sdc; o 'n' é a identificação numérica da partição, se for partição única será 1, por exemplo, sdc1, enfim, faça a adequação ao caso concreto conforme verificado no fdisk, lembrando que como se trata de um disco removível essa designação pode variar conforme eventuais dispositivos (notadamente pendrives) no momento plugados no sistema, daí que imprescindível verificar antes.

Também estou supondo que você tenha feito a formatação da partição em que se encontra instalado o Ubuntu em ext4, (o parted está dizendo qual é ela realmente), igualmente faça a adequação conforme seja o caso concreto (ext2 ; ext3 ou ext4).

Uma observação: o parâmetro -D invocado é uma particularidade dos sistemas de arquivos ext2, ext3 e ext4 (usualmente  definido como  fs-specific-options) e objetiva fazer uma otimização dos diretórios no sistema de arquivos através de uma reindexação (a lógica por detrás disso é o fato de você estar obtendo uma mensagem de que /tmp não está sendo encontrado) e isso significa que não tenho certeza se funciona para outros tipos de filesystem (reiserFS, etc), enfim, não consultei, tampouco verifiquei exaustivamente para outros tipos. Se o seu sistema de arquivos for diferente de ext2, ext3 ou ext4 e não funcionar, avise que aí estudamos o que fazer.

Na verdade o fsck é atualmente um simples front-end para os utilitários de verificação (filesystem checkers), então, caso o seu sistema de arquivos seja realmente ext4, também pode usar na seguinte notação equivalente ( lembrando que é sempre como root e com a partição desmontada):

fsck.ext4 -f -D /dev/sdxn
De novo e outra vez: isso só deve ser feito com a partição desmontada !!!

Experimente para ver se isso funciona no seu sistema.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 04:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2015, 11:56 »
Faltou algo importante a fazer **antes** de executar os procedimentos do post #9, que é uma verificação no disco físico.

Observe especialmente se esse disco possui a capacidade S.M.A.R.T (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology) e utilize-a para tentar identificar eventuais problemas no disco e, sobretudo, é importante fazer uma verificação da superfície do disco.

Suba o sistema por um live-iso (pendrive-iso ou devroom-iso), pelo ícone do Dash abra a caixa de pesquisa, digite ' disco ' (ou disk se o sistema estiver em ingles) e localize o 'Utilitário de Unidades' (Disks no Ubuntu 14.04 - gnome-disk-utility).

Do lado esquerdo 'Dispositivos" localize a unidade em questão, marcando-a com o mouse; do lado direito, canto superior direito, há um botão (pare o mouse sobre ele, aparece a indicação 'Mais ações'), click sobre ele.

No menu que se abre escolha 'Dados do SMART e testes...'.

Observe se a chave do lado direito superior está em ON.
Identifique a avaliação geral.

No canto inferior esquerdo há um botão "Inicia auto-teste", use-o para fazer a verificação, optando pelo modo 'estendida' (é demorado para executar).

No quadro que se abre na parte superior indica o progesso da avaliação em % percentual.

No resultado final, no quadro abaixo, na coluna 'Avaliação" à direita, todos os ítens devem estar em OK.

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 13:17 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br

Offline Tonux

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 14 de MAR?O de 2015, 11:11 »
Olá druidaobelix

Peço desculpa pelo atraso na resposta.

Muito obrigado pelo acervo de informação importante que me transmitiu. Ela e necessária quando surge qualquer problema mais chato, como erros sistemáticos.

Ainda há pouco tempo peguei de novo no SO e deu-me a mensagem de 'erro de sistema'. Desliguei e tornei a ligar, mas o disco foi-se, pois já não arrancava nada. Fui testar no programa smart que tenho no windows e, na realidade, havia um problema grave (que de momento não me lembro bem qual). Ainda tentei reinstalar, mas nada, nada mesmo!
Então, comprei um disco novo e uma caixa nova também e instalei o SO. É a partir deste que estou a responder. Tudo tem corrido melhor, pois liguei o disco à porta USB do computador, em vez do hub alimentado.

Mas nem tudo é bom, pois o teclado desconfigura-se sempre que se encerra o SO. Tenho que o reconfigurar sempre que entro.

Um abraço.