Autor Tópico: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5  (Lida 13260 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Olá pessoal, boa noite! antes de mais nada, gostaria de parabenizar o fórum e a todos que participam dele o alimentam, estão de parabéns pelo fórum excelente...
Mas a questão é o seguinte! gostaria de contar com a ajuda dos amigos para possivel resolução de um probleminha, rsrsrss..
Instalei o Ubuntu 10.4 LTS+ LTSP 5 em um servidor Quad Q6600 + 4GB de memória para 15 Thin Clients Ez700.

Tudo está funcionando ok, porém quando abre uma sessão no terminal, demora muito pra reconhecer e liberar pra mexer o mouse e o teclado, os mouses e teclados são serial e os Thin Clients são Connec ez700Box, com 128MB de Compact Flash e Processador AMD Geode 1.6, se importar o Chipset de video é Via VT CS5536 e para tanto, gostaria de saber se há alguma configuração que eu possa setar no lts.conf que possa aumentar a velocidade de reconhecimento desses dispositivos, pois demora uns 10min pra reconhecer e liberar! se alguem puder me ajudar, eu agradeço... Obrigado!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2015, 10:01 »
Nossa akonady, que bucha hein!

Não tem nada mais antigo aí pra fazer funcionar? rsrsrsrsrsr

Você já colocou a configuração do mouse serial no ltsp.conf?

Tem o pacote inputattach instalado?


Dicas de configuração do LTSP.conf:  http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=184856

Dica do inputattach: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1331499&highlight=serial+mouse+ltsp

Outro camarada disse que resolveu usando o Local_apps do ltsp mas não explica nada do que ele fez, por isso nem posto aqui o link.

Deu uma lida no manual do LTSP 5? http://manpages.ubuntu.com/manpages/lucid/man5/lts.conf.5.html


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2015, 12:25 »
Uma coisa que o pessoal não compreendeu direito sobre o LTSP 5 é que pra conseguir incluir as funcionalidades que há tanto tempo eram pedidas, foi preciso tirar a retro-compatibilidade com os terminais antigos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2015, 17:27 »
    Obrigado pela ajuda amigos, porém creio ter cometido um equivoco quanto à meu problema aqui! Seguinte, confundi o tipo de mouse e teclado que to usando pessoal, não são serial mas sim PS2... rsrsrsrsrr...
    E testando aqui hoje, percebi que o problema é mais loko que eu pensava, tipo: Estou usando o LTSP5 para esses terminais que citei acima, e meu servidor tem 8GB de memoria com um Core2Quad Q6600 e HD 320.
    E Testando aqui vi que quando o terminal inicia com o LTSP5 o teclado reconhece na hora perfeitamente e o mouse permanece travado uns 5 min e depois libera e mexe. porém testei com um mouse USB sem setar nada no lts.conf e Voilaaa... Reconhece na hora também assim que o terminal inicia... vai entender... alguem sabe me dizer que loucura é essa... kkkkkkkkkk

OBS. meu lts.conf encontra-se simplesmente com os IPs de cada terminal habilitando somente o login automatico e mais nada, segue abaixo.

[Default]
LDM_AUTOLOGIN = True

[192.168.0.52]
LDM_USERNAME = maq01
LDM_PASSWORD = aluno1   

[192.168.0.42]
LDM_USERNAME = maq02
LDM_PASSWORD = aluno2

[192.168.0.54]
LDM_USERNAME = maq03
LDM_PASSWORD = aluno3

[192.168.0.55]
LDM_USERNAME = maq04
LDM_PASSWORD = aluno4

[192.168.0.48]
LDM_USERNAME = maq05
LDM_PASSWORD = aluno5

[192.168.0.57]
LDM_USERNAME = maq06
LDM_PASSWORD = aluno6

[192.168.0.29]
LDM_USERNAME = maq07
LDM_PASSWORD = aluno7

[192.168.0.61]
LDM_USERNAME = maq08
LDM_PASSWORD = aluno8

[192.168.0.59]
LDM_USERNAME = maq09
LDM_PASSWORD = aluno9

[192.168.0.60]
LDM_USERNAME = maq10
LDM_PASSWORD = aluno10

[192.168.0.62]
LDM_USERNAME = maq11
LDM_PASSWORD = aluno11

[-]
LDM_USERNAME = maq12
LDM_PASSWORD = aluno12

[192.168.0.63]
LDM_USERNAME = maq13
LDM_PASSWORD = aluno13

[192.168.0.64]
LDM_USERNAME = maq14
LDM_PASSWORD = aluno14

[192.168.0.65]
LDM_USERNAME = maq15
LDM_PASSWORD = aluno15
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 19:10 por akonady »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2015, 08:57 »
Pôxa akonady, depois dessa meu....

Você não sabia se era Serial ou PS/2?
E agora você mesmo já postou a solução! Não dá pra usar Mouse USB?

Verificou se não é problema de hardware destes terminais? Quanto de memória estes terminais tem? Já procurou ativar a Swap desses terminais?

Tenta colocar isso no seu ltsp.conf, testa num terminal primeiro pra ver se ajuda:

Código: [Selecionar]
# Exemplo para usar um mouse PS/2 COM RODA na estação:

#[ws001]
#   XSERVER            = auto
#   X_MOUSE_PROTOCOL    = "IMPS/2"
#   X_MOUSE_DEVICE      = "/dev/psaux"
#   X_MOUSE_RESOLUTION  = 400
#   X_MOUSE_BUTTONS     = 5
#   X_ZAxisMapping      = "4 5"
#       USE_NFS_SWAP       = Y
#       SWAPFILE_SIZE      = 32m
#       RUNLEVEL           = 5
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2015, 16:41 »
Peço desculpas amigo galactus, mas é que não havia prestado atenção em todos os terminais, é que é uma sala nova que montaram aqui na escola e eu simplesmente fui desiginado a instalar um servidor Linux para essas máquinas, pensei no LTSP então sabendo que não eram novas e as mesmas da minha outra sala, nem olhei atraz dos terminais pra ver kra, já julguei que fossem iguais, pois as minhas são serial e como essa nova sala é identica a minha nem pensei em reparar, que alias foi a unica coisa que mudou, olha, estado é soda, só mexe com quinquilharia de pregão, é pakaba viu, mas peço desculpas novamente pela minha falta de atenção amigo!!! Muito obrigado, vou tentar novamente aqui, boa tarde parceiro...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2015, 17:56 »
Então, se é velharia assim, verificou se o hardware delas tá prestando? Qual a configuração dessas carroças aí? Quanto de memória estes terminais tem? Já procurou ativar a Swap desses terminais?  Aliás, são quantos terminais? As vezes 8GB de RAM é pouco para muitos terminais.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2015, 18:24 »
Vc pode tentar fuçar o script de reconhecimento de hardware, pra mudar a ordem de teste --- testar primeiro PS2, depois USB, por último serial. Mas isso vai dar bastante trabalho...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2015, 19:40 »
Então meu truta... Sao velharias daquelas... Kkkkkk as configurações de hardware deles são essas:HARDWARE

Processador
- VIA Eden 533MHz / AMD Geode LX 700 / 800

Memória RAM
- 128MB a 512MB DDR SO-DIMM

Memória Flash (Compact Flash)
- 32 MB a 4GB

Vídeo
- 1920x1440 32-bit true color, 85Hz
- 1600x1200 32-bit true color, 85 Hz
- 1280x1024 32-bit true color, 85Hz
- 1024x768 32-bit true color, 85Hz
- 800x600 32-bit true color, 85Hz
- 640x480 32-bit true color, 85Hz

Memória de vídeo
- Compartilhada 8 a 64 MB VT 8623 AGP 8X

Áukg

o
-Via CS5536
- Saída: CODEC VT1612A, full stereo 16 bits
- Entrada: microfone 8 bits

Conexões (entrada/saída)
- 01 porta serial, padrão RS-232
- 01 porta paralela, bidirecional
- 01 SVGA DB-15
- 04 USB 2.0 (duas frontais e duas traseiras)
- 03 USB 2.0 (uma frontais e duas traseiras opção wireless)
- 02 portas PS/2 mouse com roda e teclado abnt2 br

Rede
- TCP/IP (suporte a DNS, PPP, DHCP e PPPoE)
- PXE
- 10/100 Mbps, RTL 8139C conector RJ45
- Wireless (opcional)

Temperatura
Operação: 5°C a 40°C
Armazenagem: -40°C a 60°C

Umidade
- 10% a 90% sem condensação

Energia Elétrica
- 5V DC / 30W fonte externa
- Fonte: 100 ~ 240 autosense

Dimensões e Pesos
- Altura: 190 mm
- Largura: 40 mm
- Profundidade: 140 mm
- Peso 0,7 kg

Funcionam normalmente sim, porém o único problema é o mouse demorar essa pancada de tempo pra funcionar e percebi outro... O som demora assim como o mouse PRS funcionar tbm, pelo jeito a placa de som tbm demora ser reconhecida... Porem o teclado que tbm é PS2 reconhece e trabalha rapidinho... Doidera né... O que me aconselham amigos, usar LTSP 4.2? Mas e a questão do audio não funcionar na estação com LTSP 4.2 da pra resolver? Obrigado Parceiros... Boa tarde...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2015, 22:15 »
Olha só, não sei se é possível pra você fazer testes com outras distros. Se puder, você tem 3 alternativas tipo "com tudo pronto", vamos dizer assim. Seriam elas:

http://www.skolelinux.org/   -  É um Debian Edu

1) Debian 7 - ftp://ftp.skolelinux.org/skolelinux-cd/   - LTSP 5

2) Debian  6 - ftp://ftp.skolelinux.org/skolelinux-cd/older/squeeze/  LTSP 4.2  - talvez mais indicada para o seu hardware


Outra alternativa pra fugir das distros baseadas em Debian é o

3) OpenSuse Edu Life https://pt.opensuse.org/openSUSE:Education-Li-f-e

Versões 13.1 e 13.2: http://sourceforge.net/projects/opensuse-edu/files/download/ISOs/

Este aí é completíssimo, uma mão na roda, tudo gráfico, só que pesa muito né, não sei seus terminais resistiriam, tem muita opção para deixar mais leve.

Realmente não tem como usar Mouse USB?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2015, 23:18 »
Então kra, ja tentei com Debian Squeeze 6 + LTSP 5 porém deu uma zica danada no som, login nas estações e não reconhecia pendrives... Tipo, o som das estações saia no servidor e não consegui resolver de jeito nenhum... E no fórum Debian ninguém nem me respondeu, e na tela de login de cada estação aparecia os nomes de todos os usuários e tbm não consegui resolver isso... Talvez quanto aos pendrives seria só instalar o fuse, pra falar a verdade realmente fica bem mais leve com LTSP 4.2, fica ótimo mas tem esses problems que citei acima que não consegui resolver nem a pau, mas se puder me ajudar a resilvê-los posso voltar ao LTSP 4.2 de boa... Porem acredito que o OpenSuse Edu Life seria pesado, ja dei uma olhada nele uns tempos e acho que ficaria pesado portanto queria apostar no Debian ou preferencialmente Ubuntu que gosto maus e conheço melhor... Obrigado...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2015, 23:27 »
A solução pro problema do som no LTSP 4.2 é o LTSP 5. Infelizmente, pra você.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2015, 23:41 »
Uauuu... Animador... Kkkkkkkkkk

Bem, então... será que não há nenhuma forma de setar esse bendito mouse e a placa de som no lts.conf de forma que o LTSP 5 o leia, porque parece que além do script de login automatico nas estações o resto de argumentos que coloco no lts.conf parece que ele não lê ou eu que não to sabendo setar então pq não é possivel uai... tipo, na pasta /dev tem os arquivos para reconhecimento dos dispostivos seriais, ps2 e usb, e o LTSP 5 até reconhece, mas demora uma pancada de tempo pro mouse mexer na tela, e o teclado que também é ps2 não tem esse problema!!! será um BUG do LTSP? o que seria essa maluquisse? rsrsrsrr
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 00:04 por akonady »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #13 Online: 22 de Janeiro de 2015, 08:54 »
Talvez uma luz no fim do Tunel, já tentou usar o Local Apps? Um cara já tinha dito que havia funcionado pra ele, mas não tinha postado link de nada, então também não postei. Mas achei um tutorial dividido em duas partes. É o seguinte, você instala o que precisa dentro de um chroot da imagem do  ltsp, assim quando precisar usar determinada coisa, ela já está instalada na imagem do ltsp e não só no servidor, subindo mais rápido o que você precisa.

Vai no Tio Youtube e procure por:

Configuring Local Apps for LTSP - Part I

e

Configuring Local Apps for LTSP - Part II

Depois de você entender como funciona, instale os pacotes xserver-xorg-video-geode:i386, xserver-xorg-input-all, xserver-xorg-input-mouse, xserver-xorg. Atualize a imagem como no tutorial e reinicie o sistema e torça muito, mas muito mesmo!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Aumentar velocidade de Reconhecimento de Mouse e Teclado Serial no Ubuntu +LTSP5
« Resposta #14 Online: 22 de Janeiro de 2015, 23:06 »
Olá amigos boa noite... Bem amigo Galactus, testei hj o esquema que VC me passou sobre habilitar o Local Após e instalar os pacotes referenciados por VC, e bem... Vi os videos, instalei os pacotes, e infelizmente não resolveu nada parceiro... Acho sinceramente que pelo fato de demorar porém reconhecer, deve ser por conta da capacidade dos bixinhos mesmo... Kkkkkkk por isso decidi fazer um orçamento com o Diretor e comprar mouses USB e resolver da maneira mais fácil... Mas agradeço muito ajuda dos amigos... Obrigado... Boa noite...
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 00:03 por akonady »