Autor Tópico: Ubuntu cheio de problemas  (Lida 12033 vezes)

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2015, 16:01 »
Saquei, valeu pelas dicas. E a questão da interface, é seguro ter mais d uma? Por exemplo ter a Cinnamon tbm? Existe outro meio de colocar sem ser por ppa?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #16 Online: 21 de Janeiro de 2015, 16:16 »
Creio que não afeta segurança, mas o problema que vejo em relação a ter mais de uma interface no sistema é em relação à organização. Por exemplo, um ambiente gráfico vem com várias dependencias/pacotes, o que traz vários programas "duplicados" de outros ambientes. Em outras palavras, isso pode gerar uma bagunça só, muito embora isso talvez nem seja considerado um problema para alguns. Também há casos de problemas mais sérios, como suspender o computador depois de instalar outras interface, problemas com controle de volume, etc. Mas isso depende, cada caso é um caso. Eu já tive experiência muito boa com Ubuntu 12.04 + XFCE. Creio que é válido fazer um teste, e se gostar da nova interface instale uma distro com a interface nativa, pois um hora isso evita problemas.

O Cinnamon acho que o melhor jeito é por PPA mesmo, mas tem outras interfaces como o XFCE e o LXDE, bastando instalar os pacotes xubuntu-desktop e lubuntu-desktop, respectivamente.

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2015, 18:42 »
Entendo... o cinnamon gosto pela beleza dele. É o Mint que tem ele como nativo certo? A questão é que o Ubuntu tem todo o suporte mais amplo, mais fácil de encontrar ajuda na net, a Canonical e os programas "oficializados" por ela. Eu encontro isso no Mint?

XFCE e LXDE já ouvi falar, principalmente por serem mais leves. Vc os usa?

Essa duplicação ocorre com todos os programas? Não posso usar um que foi instalado anteriormente na outra interface? Isso faz parecer até q são dois sistemas instalados, quase um dual boot, mas sem chegar a tanto... ou isso só ocorre com os programas que já vem agregados à interface? uma possibilidade é desinstalar os que não usa... fiz isso no ubuntu, tenho alguns alternativos aos que vem junto ao ubuntu de minha preferência, e que recebem suporte da Canonical

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2015, 19:02 »
Sobre o suporte para Linux Mint digamos que muita coisa que você acha para o Ubuntu na net também serve para ele. Inclusive, você pode até usar o termo "Ubuntu" ao invés de "Linux Mint" nas suas pesquisas para procurar alguma ajuda. Normalmente resolve.

Acho que a maior dor de cabeça que pode acontecer é em relação ao reconhecimento de hardware e talvez algum periférico, coisas que o Ubuntu me parace ser melhor do que outras distros baseadas nele. Mas claro, o Mint também se dá muito com essas coisas, então o melhor seria testar a distro com uma mídia de boot e verificar. Acho difícil ocorrer problemas sérios com isso.

Uso o Lubuntu (LXDE) que, assim com o XFCE, é um ambiente leve, com menos recursos gráficos. Digamos que realmente o Cinnamon é mais bonito, embora eu também não ache nem LXDE e XFCE "feinhos", se configurados de uma forma legal. Se quiser, te aconselho a testar o Xubuntu e sobre o Cinnamon ele é um ambiente mais novo, talvez sujeito à alguns bugs, mas é melhor ver com que usa esse ambiente, pois não tenho muita experiência com ele e posso estar falando besteira.

A duplicação é o seguinte: você usa o Ubuntu e possui instalado o Gedit para editar textos. Se você instalar o XFCE, vai vir junto o Mousepad. Isso é só um exemplo, pois também vem junto outros players multímidia, suíte office, terminal, enfim. Claro que você pode remover, mas alguns programas vão gerar transtornos maiores, pois alguma coisa da interface pode deixar de funcionar.

E claro, todos os programas de uma interface estarão acessíveis na outra.

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #19 Online: 22 de Janeiro de 2015, 23:54 »
Vou continuar com o Ubuntu então, já possuo alguns inconvenientes como o brilho da tela e as teclas em conjunto com o "fn". Talvez pq meu Note seja muito antigo, ou pq a LG é meio fraca nesse ramo (ser reconhecida e ela mesma desenvolver drivers de um modo geral). Mas não descarto a idéia de testar o Mint com uma mídia de boot para dá uma olhada  ;D

Falando em drivers, quando vou em "configurações do sistema", "programas e atualizações", "drivers adicionais" aparece algumas opções para escolher a respeito de minha GeForce. Tenho as seguintes opções:
1) NVIDIA binary driver - version 331.113 de nvidia-331 (proprietário, testado)
2) NVIDIA binary driver - version 331.113 de nvidia-331-updates (proprietário)
3) NVIDIA legacy binary driver - version 304.125 de nvidia-304 (proprietário)
4) NVIDIA legacy binary driver - version 304.125 de nvidia-304-updates (proprietário)
5) X.Org X server -- Nouveau display driver de xserver-xorg-video-nouveau (open source)

Qual devo escolher? A última opção que tá marcada no momento pois quando uso o PlayOnLinux com a opção 1, ele diz que devo desinstalar o driver da nvidia por incompatibilidade (mais ou menos isso, eu acho kkk, faz um tempinho). Testei fazer minhas instalações com o PlayOnLinux na opção 5 e depois voltar para a 1 e ficou tudo de boa, creio eu. Talvez o problema que talvez pudesse apresentar apenas não tivesse se apresentado ainda, não sei. Mas todos os programas estavam funcionando. Deixo a 5 mesmo ou a 1? ou a 2, etc...

Limpei meus pps, não tenho mais nenhum. 99% do que tinha podia achar na central de programas do Ubuntu. Os outros 1% era dos temas e de um anti-vírus que usava para escanear pendrives de alguém que estava com problemas por usar Windows kkk mas achei ele na central também, apenas não estou precisando no momento e não coloquei. Mas não achei o Ubuntu Tweak na central :/ mas era só para mudar os temas mesmo.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 23:57 por engmatfelp »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #20 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:06 »
Acho que o dirver vai depender da sua placa. A vantagem da opção 5 é que a comunidade tem acesso ao código do driver e pode melhorá-lo, sendo provavelmente um driver mais estável para usar no Ubuntu. Porém, normalmente os drivers proprietários entregam mais desempenho (digo normalmente porque isso depende do hardware, cada caso é um caso). E a Nvidea possue uma boa reputação no mundo Linux, geralmente entregando bons drivers. Por isso vou arriscar que a opção 1 seja a melhor para você, mas teste pelo menos a 1 e a 5 e veja se nota diferença para o seu uso diário e escolha a melhor. Se possível, teste esses drivers em alguns games. As outras opção creio que são menos estáveis, mas você pode testar se quiser ou até baixar a última versão do driver no site da Nvidea e instalá-lo (lembre-se que esses drivers que apareceram aí são os mais testados, não os mais recentes).

O Ubuntu Tweak acredito que para instalá-lo o comun é usar PPA mesmo.

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #21 Online: 23 de Janeiro de 2015, 11:50 »
Vou testar e ver qual driver se sai melhor no meu computador.

O tópico pode ser colocado como resolvido. Tudo indica que os problemas no Ubuntu vieram dos ppas dos temas, terei mais cuidado. E se quiser modificar algo irei pelo caminho que me foi dito, e não pelos ppas.

Obrigado pela ajuda em tudo!  :D


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #22 Online: 23 de Janeiro de 2015, 12:36 »
Para colocar o tópico como resolvido você deve editar o título da primeira postagem do tópico, colocando Resolvido.