Autor Tópico: Ubuntu cheio de problemas  (Lida 12312 vezes)

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Ubuntu cheio de problemas
« Online: 18 de Janeiro de 2015, 13:40 »
Estou com uns problemas irritantes no Ubuntu desde a semana passada. Está difícil de fazer qualquer coisa.
- Toda vez que aperto “Ctrl” com o Nautilus aberto, ele fecha. Quando aperto o botão direito do mouse também. Aí já viu, uso extremamente limitado. Mudei de gerenciador de arquivo... Nemo, Golfinho... mesma coisa. Essas coisas funcionam em outros aplicativos (firefox, writer, etc) sem que eles fechem.
- Quando dou print na tela, o programa de print dá erro e fecha sem dá o print.
- Vi que, se eu tentar mudar de tema (ícones, contraste, etc) o Ubuntu fica travando na hora que tento mudar. A única coisa que dá para fazer é voltar para o tema original pelo “Ubuntu Tweak” pelo botão “reverter”, pois se for selecionando algum tema também dá problema, idêntico ao que dá pelas configurações do sistema.
- Acho que isso tudo começou a acontecer depois da última atualização que aceitei que ele fizesse. Mas pode ser coincidência!
- Pesquisei algumas coisas e não achei pessoas com esses problemas da mesma forma que eu. Resetei para as configurações padrões pelo terminal e as coisas pareciam ter voltado ao normal. Mas quando tentei mudar de tema outra vez (um que já vem com o Ubuntu, não que achei por aí), os problemas voltaram  :'( talvez seja isso, talvez não, só sei que vou ter que resetar tudo de novo. Eita inconveniente.  >:(
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 23:28 por engmatfelp »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2015, 14:30 »
Qual a versão do seu Ubuntu? Inicie o sistema com uma versão do antiga kernel e veja se o problema persiste.

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2015, 16:05 »
Ubuntu 14.04

Ele está com o Linux 3.13.0-44-generic
Iniciei com o Linux 3.13.0-43-generic

Os problemas persistem  :-\
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 23:27 por engmatfelp »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2015, 16:46 »
O 3.13.0-44 é o kernel mais novo nos repositórios oficiais. Ou você testou um mais antigo?

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2015, 17:09 »
Testei o Linux 3.13.0-43-generic. Era o único disponível na inicialização, além do mais novo. Os problemas persistem.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2015, 18:58 »
Uma pergunta, quais comandos usou para resetar as configurações?

Você limpa o cache do APT? Talvez os pacotes da sua última atualização ainda estejam lá (cole a saída do comando aqui):

Código: [Selecionar]
ls -ult /var/cache/apt/archives/
Seria interessante analisarmos quais repositórios você tem aí:

Código: [Selecionar]
cat /etc/apt/sources.list
Código: [Selecionar]
ls /etc/apt/sources.list.d

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2015, 19:25 »
Se entrar na conta de convidado tem os mesmos problemas?

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2015, 21:38 »
Essa ultima atualização para o kernel 3.13.0-44-generic tá meio estranha mesmo. Talvez para máquinas mais novas seja melhor. Eu atualizei e tive alguns problemas que corrigi.

Temas só pude instalar na home criando o diretório ~/.themes. To usando o tema "Vexor".

Pelo que pesquisei o problema está no "sudo". Faça as operações gráficas com gksudo, aliás, é o certo.

Como vc tentou personalizar, e deve ter baixado por ppa, pode ter bagunçado o compiz.

Remove os ppa's, reseta o compiz ou remove (melhor remover completamente e instalar),

depois remove o nautilus completamente e reinstala. No forum tem os tópicos sobre isso.

Se depois disso, só restar a formatação, copia a pasta do navegador e do cliente de e-mail

(eu faço assim .mozila e .thunderbird na home) em uma hora fica do mesmo jeito que tava.

Obs: usa o mesmo usuário e a mesma senha.

Boa Sorte  !
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, 14:10 por edjen »
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2015, 00:44 »
Anderson_Coelho eu segui o que esse carinha disse:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Restaurando-configuracao-padrao-do-Ubuntu

Limpei faz um tempo...
ls -ult /var/cache/apt/archives/ nesse comando a data mais antiga q aparece é 19 de Dezembro.

ls -ult /var/cache/apt/archives/
[APAGUEI]
cat /etc/apt/sources.list
[APAGUEI]
ls /etc/apt/sources.list.d
[APAGUEI]
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 23:30 por engmatfelp »

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2015, 00:51 »
edjen, minha máquina é bem velhinha mesmo. E é um lg com algumas incompatibilidades com o Linux (brilho não muda, sempre no máximo, vi na net q todos estão assim... e as teclas fn tbm n funcionam muito bem) mas tô levando essas coisas. Eu tenho alguns temas instalados mesmo, mas n estou usando mais. Mas a primeira vez q ele começou a apresentar problemas eu estava usando. E baixei por ppa mesmo :( vou tentar esse lance do compiz, remover os ppa's e reinstalar o nautilus (mas acho q ele n é o problema, já que usei outros gerenciadores e tbm deram o mesmo problema). Formatar é o último caso mesmo...

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2015, 00:59 »
BrunoPT como convidado não apresentou nenhum problema. Nautilus d boa em tudo. Print ok. Mudei o tema p um outro do Ubuntu, p outro que baixei via ppa, e nenhum problema apareceu. Nem travou, nem o nautilus deu problema em nada :O

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2015, 11:56 »
Tente resetar o Unity seguindo:

http://ubuntued.info/como-fazer-reset-ao-unity

É bem possível que seja problema com temas. Então, como já disseram, considere desinstalar as PPA's de temas. Creio que tem boas chances disso resolver o seu problema.

Se não, como você disse que está normal com o usuário convidado, considere criar um novo usuário para usá-lo como padrão. Se decidir fazer isso, vai precisar copiar os arquivos pessoais do usuário atual para a pasta do novo usuário.

No mais, é assustador a quantidade de PPA's que você tem aí. Olha e eu vou ser sincero, se você quiser estabilidade não deve sair adicionando PPA's assim.

Digamos que o melhor é cada um escolher que tipo de sistema quer. Decidindo-se por estabilidade, deve-se usar uma versão LTS e não adicionar tantas PPA's. Isso porque um dos grandes motivos do Ubuntu, e Linux em geral, ser considerado mais estável, são os repositórios oficiais, onde os programas são testados. Adicionando tantas PPA's você perdeu em parte essa vantagem do Ubuntu.

Então, acima de qualquer coisa, veja se tem alguma coisa desnecessária aí no seu sistema. Desinstale com cuidado em seguida, pois pode ter problemas com dependências.

Offline engmatfelp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2015, 15:29 »
Achei que os ppas eram confiáveis. Não sabia usar o Linux, então entrei em um site como esse e segui as instruções dele:

http://www.cleuber.com.br/index.php/2014/04/23/mais-de-70-coisas-em-7-passos-para-fazer-depois-de-instalar-o-ubuntu-14-04

Linux não é um programa que todo mundo meche. E dentre todas as pessoas que conheço próximas a mim sou o único que usa. Então fucei e tentei aprender muita coisa nesses 5 meses. Era meio q certo que quebraria a cara em algum momento fazendo tudo sozinho kkkk mas terei mais cuidado com esse lance de ppa. Uma pena n poder customizar tanto a interface.  :'(

Tentei seguir as instruções q vc me mandou, mas os comandos n funcionaram aqui, dá erro. Apenas o de resetar os ícones funcionou. Fiz outra vez o procedimento do site que lhe mostrei, entrando pelo ctrl+alt+f1. Voltou ao normal. Mas se mexer nos temas deve bugar de novo. Vou deixar eles quietos.

Quando tiver um tempo mais livre vou tentar fazer o que você me disse sobre o usuário.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2015, 16:07 »
Uma pena n poder customizar tanto a interface.  :'(

Você pode instalar temas de janelas e ícones sem usar ppa's, é só baixar os temas que geralmente vem em pastas compactadas e descompactar detro das pastas ".themes" para temas ou ".icons" para ícones, elas ficam na sua /home, se não tiver estas pastas é só cria-las. Depois você usa o unity tweak - disponível na central de programas - para trocar o tema.

Um bom site pra baixar temas* é o gnome-look: http://gnome-look.org/

*Temas em gtk, para gnome, unity, xfce e mate.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu cheio de problemas
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2015, 18:20 »
O problema no seu caso, creio eu, é que tem mais de 20 PPA's aí. Qualquer problema que aparecer, pode ficar dificil saber de onde veio o pacote problemático.

Mas você pode usar PPA's, só precisa ter um pouco de atenção. Por exemplo, eu tenho 5 aqui no meu sistema, o que não é pouco, mas todas são dos próprios desenvolvedores dos programas. Creio que isso diminui os riscos. É bom também dar uma olhada no Launchpad sobre a PPA que deseja. Essa que você tem aí do webupd8 (java), por exemplo, creio que é confiável.