Falha de segurança?
Todos sabem que para deixar uma pasta oculta basta por um ponto antes do nome da pasta.
Uma das pastas que por padrão é oculta é a pasta ".cache" que fica no seu diretório home.
Dentro dessa pasta como era de esperar ficam arquivos que o sistema, não sei por que critério, julga que serão reutilizados frequentemente e por isso não vão para a pasta .temp onde seriam eliminados quando o computador fosse desligado.
No caso que me preocupa ocorreu que dentro dessa pasta .cache o sistema criou diversas outras pastas, .fr-9NiKur, .fr-e8A4Of, .fr-fG5w3J e assim por diante.
Em várias dessas subpastas eu encontrei um arquivo ,uma planilha que eu tinha aberto há pelo menos duas semanas.
O problema é que essa planilha, vamos chamar de A.xls estava num arquivo zipado com senha.
Eu utilizava a planilha para guardar senhas, dados de login etc. de bancos, sites de compras, do fórum do Ubuntu, de sites públicos, etc...
Para vocês terem um ideia uma das senhas que eu guardava nessa planilha era a minha senha do Tesouro Direto onde eu tenho aplicações expressivas.
Durante mais de 15 dias essa senha e várias outras ficou a disposição de qualquer pessoa que lesse o conteúdo da minha pasta .cache pois o arquivo A.xls não foi apagado.
Portanto segundo eu entendi toda vez que você abre uma arquivo que está compactado num arquivo tipo zip, ou tar , 7z, .rar protegido por senha ele pode ficar exposto por vários dias no seu cache.
Então eu pergunto, qual a utilidade da senha se o arquivo aberto vai para o cache e não é apagado?
A coisa piora quando sabemos que muitos usuários novos nem sabem da existência dessas pastas ocultas e não são advertidos desse risco.
Há alguma maneira do sistema deletar automaticamente essas subpastas criadas?