Obrigado pelos comentários pessoal.
É isso mesmo, os jovens ficam assistindo aos Clips de música nos Canais dos Artistas um atrás do outro. Por isso tive como base nos meus testes a realidade dos usuários.
Nós que usamos Linux ficamos numa desvantagem muito grande em relação ao Flash. Tá parado no tempo desde a versão 11.2, enquanto que no Windows tá na 16. As resoluções dos vídeos só aumentam. Como notei e mostrei no vídeo do Celeron G440, assistir a um vídeo em 1080p dentro do HD é outra coisa. Consome bem menos recurso da máquina do que dentro do navegador com flash.
Outra opção é baixar o vídeo do Youtube para assistir dentro do PC, consome menos da metade dos recursos do processador quando assistindo dentro do Navegador com Flash.
Na outra máquina que instalei o Ubuntu + Unity pro meu amigo, um Celeron G1610, que é dual Core socket 1155, dá de sobra prar assistir aos vídeos no Youtube, até mesmo em 1080p, mas aí não tem sobra né! Então quem for comprar um processador moderno com potência equivalente a um i5 ou i7, não deve ter problemas devido ao processador. Se tiver problema deve ser causado por outra coisa, como driver de vídeo, Xorg ou mesa.
Meu Notebook é um i7 com placa dedicada da Nvidia. Faz tudo o que eu quero com "um pé nas costas" ! Até o A10 sobra no PC. O lance é comprar um processador com potência e não usar ambientes gráficos com muitos Bugs ou pesados demais.
Usando um LXDE ou XFCE você libera recursos do seu processador para poder fazer mais coisas. Isso fica claro para qualquer pessoa que fizer um teste. Outra coisa que, talvez, vocês não levem em consideração é o impacto do sistema de arquivos no consumo do processador. No Vídeo do Celeron G440 mesmo, eu uso JFS, sabe quando ele ia fazer aquilo tudo com ext4? Fica aí sentado esperando tá! O XFS não consome todo o recurso do processador com ele mesmo, o ext4 é capaz disso dependendo da situação.