Autor Tópico: Unity com Wayland  (Lida 7787 vezes)

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Unity com Wayland
« Online: 11 de Fevereiro de 2015, 20:53 »
Boa noite, pessoal. Ultimamente tenho estado muito insatisfeito com a performance do hardware do meu notebook que não é lá grandes coisas... isso já rendeu até um tópico aqui no fórum e eu resolvi alguns problemas graças ao pessoal que me ajudou e foram bem atenciosos comigo, mas outros problemas são insolúveis, porque preciso realmente de um hardware novo, de um notebook novo na verdade. Mas isso não vem ao caso. Na verdade, eu pretendo comprar um bem melhor e andei pensando em deixá-lo ainda melhor. Li a respeito do compositor de tela Wayland, que é baseado em partes no X.Org, e que ainda está em desenvolvimento, mas que me parece que em breve será lançada uma versão estável. Eu pessoalmente gostaria muito de poder ajudar no projeto, mas meus conhecimentos de programação não chegam a ser tão avançados. Enfim, algum de vocês já usou o Wayland (ou alguma versão em desenvolvimento dele)? Se sim, gostaria de saber se vale mesmo a pena ou se seria melhor esperar a Canonical lançar o tal do Mir com o Ubuntu 15.04 (se é que ele virá mesmo com o 15.04). To esperando ele desde que lançaram o 14.04 LTS (hahaha). Enfim, é isso. Se alguém puder me ajudar, se alguém já teve experiencia com isso ou se conhece alguma maneira de melhorar o desempenho gráfico do Ubuntu (ou Linux em geral), fale aqui. Não se acanhe!

Abraços! :)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 05:51 »
Até onde eu sei, a Canonical não tem nenhum plano de tornar o Unity compatível com o Wayland.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 20:51 »
o servidor gráfico do ubuntu será o MIR.
o Wayand talvez seja utilizado pelo kubuntu e pelo ubuntu gnome quando o plasma 5 e o gnome já estiverem totalmente compatíveis com o Wayland.

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 09:46 »
Ahh, sim. Interessante. To ansiosíssimo pra saber como vai ficar o Ubuntu Unity com o Mir, provavelmente vai ser uma experiência muito interessante... e espero que o Mir seja mais leve e que seja bem melhor que o X.Org, que tá passando da hora de se aposentar.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 18:18 »
Se tudo ocorrer bem você não deve ver nenhuma diferença.

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2015, 18:34 »
Poxa, cara, nao desrrua minhas esperanças. Hahahaha. Mas, me corrige se eu estiver errado, o X.Org nao suporta renderizaçao de imagens em 3D, nao é isso? Sendo assim, me parece que o Mir vai oferecer um suporte melhor do que o X.Org.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2015, 22:20 »
Claro que o X suporta, sem isso o unity e a maioria do jogos não funcionam. O wayland tem vantagens, por ex. o arrastar de janelas deve ficar mais suave, mas eu não acho que nada vai ser extremamente obvio pro usuário final.

Offline flaviovivorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 22:44 »
Bom, ainda assim, gostaria de deixar aqui links que encontrei a respeito do projeto:

INSTALANDO Wayland com Unity:

Ubuntu Wiki - parte 1 do processo
[https://wiki.ubuntu.com/Wayland] "Please note that we are no longer considering Wayland, but instead we will be moving to Mir."

Wayland Project
[http://wayland.freedesktop.org/building.html]

Até mais! :)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Unity com Wayland
« Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 14:25 »
Tá nos repositórios, só não vai funcionar com o unity (pelo menos a principio).