Autor Tópico: [Resolvido] Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64  (Lida 9525 vezes)

Offline JAuM_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • It's time to pay!
    • Ver perfil
[Resolvido] Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Online: 19 de Fevereiro de 2015, 14:39 »
Galera, meu notebook tinha dual boot Windows 8.1 x64 + Ubuntu 14.04 x64.
Resolvi então fazer uma instalação limpa do Ubuntu 14.10 x64(no outro tinha colocado temas e feito modificações) para melhor desempenho.
Gravei a iso no pendrive mas ele não dá boot.  :-\
Aparece a mensagem: "booting in insecure mode" e a tela fica preta e não dá boot.
"Gloogleando" pela net, descobri que tem relação com segurança na BIOS, UEFI, entre outras coisa, porém:

Meu noteboot não tem UEFI
Não tem nenhuma opção de segurança na BIOS(a não ser colocar senha, o qual já fiz e também não adiantou)
Não tem opção de legacy boot ou algo do tipo na BIOS

A unicas opções da minha BIOS:
Alterar data/hora
Ativar/Desativar "quick boot"
Alterar ordem de boot

No desespero reinstalei o Windows 8.1 x64, mesmo assim o erro persiste.
Por favor me ajudem!
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 14:00 por JAuM_ »
"Imagination is more important than knwoledge!" - Albert Einstein

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 14:54 »
Você consegue dar o boot pelo pen e usar o live? Daí, usando o gparted, veja como está o seu hd. Se tem alguma partição do boot do win por lá.

Offline JAuM_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • It's time to pay!
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 15:10 »
Obrigado pela resposta sigur.

Mas o problema é que não dá boot pelo pendrive ou cd. Sempre aparece a mensagem: "booting in insecure mode" e fica na tela preta, nada acontece.  :-\
Procurando mais um pouco, parece que o erro ocorrer porque o Ubuntu não consegue dar boot no modo UEFI, mas como eu tenho BIOS porque ele iria dar boot no modo UEFI?  ???
"Imagination is more important than knwoledge!" - Albert Einstein

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 15:20 »
Você precisa entrar no setup e deixar tudo certo, na ordem dos discos e do boot, pra dar boot pelo pen.

Offline JAuM_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • It's time to pay!
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 15:32 »
sigur,

Quanto a isso não tem problema, eu mando dar boot no pendrive pela BIOS ou escolho o mesmo no menu de boot, mas ele não inicia a instalação.
Já gravei o pendrive com todos os programas de gravação que conheço, UUI, YUMI, XBOOT, LiveUSB Install, PowerISO, etc.
Também já baixei várias isos do site oficial.
Todas aparecem o mesmo erro: "booting in insecure mode"
"Imagination is more important than knwoledge!" - Albert Einstein

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 16:40 »
Precisa fazer a alteração é no Windows, desabilite o fast startup (inicialização rápida) do Windows 8.

Adicionalmente:

1) Confira o md5 do arquivo .iso baixado, mas também do live-pendrive criado através do UUI, ambas as verificações são essenciais sobremodo se não está fazendo o boot como deveria;

2) Certifique-se que o pendrive esteja formatado em FAT32 antes de criar o pendrive bootável (=live-pendrive =live-iso), faça isso pelo Windows, é um erro também comum que acaba impossibilitando o boot;

3) O setup da máquina (UEFI/BIOS) precisa estar configurado para ter como primeira opção o boot pelo pendrive;

4) Caso seu equipamento já tenha o firmware do tipo UEFI/GPT desabilite "secure boot".

5) Ainda, se for UEFI/GPT é necessária uma versão 64bit do Ubuntu para poder subir o sistema.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JAuM_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • It's time to pay!
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 19:09 »
Obrigado por responder druidaobelix.

O fast startup já está desativado porque tenho SSD.
1) Conferido e está tudo certo.
2) Já formatei o pendrive antes e também já marquei a opção de formatar no UUI.
3) Não tenho UEFI meu notebook é BIOS comum e sim já mudei a configuração, também usei o menu de escolha de boot.
4) Não tem opção de "secure boot" na minha BIOS.
5) A versão que estou tentando instalar é de 64bits.
"Imagination is more important than knwoledge!" - Albert Einstein

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 19:30 »
No seu post inicial, você disse:

Citar
A unicas opções da minha BIOS:
Alterar data/hora
Ativar/Desativar "quick boot"

Você desativou também esse "quick boot" do seu BIOS?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JAuM_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • It's time to pay!
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 19:49 »
druidaobelix,

Sim já desativei o quick boot.
Tentei o pendrive em um pc e ele está funcionando perfeitamente, então o problema é meu notebook.  :-\
Porém não entendo, eu instalei o Ubuntu 14.04 x64 com o Windows 8.1 antes, porque só agora ele tá dando esse problema.  :-\

Como eu disse antes pro sigur, procurando mais um pouco, parece que o erro ocorrer porque o Ubuntu não consegue dar boot no modo UEFI, mas como eu tenho BIOS porque ele iria dar boot no modo UEFI?  ???
Então encontrei na net que se você deletar a pasta "EFI" do pendrive você força ele a dar boot no modo BIOS(isolinux).
"Imagination is more important than knwoledge!" - Albert Einstein

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 20:57 »
Bem, você parece que não é neófito newbie no assunto, então não deve estar cometendo errinhos erros primários.

Se sou eu, já abria o notebook, arrancava o cabo do disco e ia testar sem disco para ver o que acontece.

Não restam muitas opções, a não ser:

1) trocar o software de gravação do live-pendrive; você disse no post #4 que já fez, suponho que também usando o próprio Linux.

2) testar com um outro pendrive;

3) gravar um live-dvdroom se a máquina tiver esse recurso.

Veja, você já teve recentemente e até agora a pouco o Ubuntu instalado nesse computador e de alguma forma fez aquela instalação, não é mesmo?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2015, 02:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 02:05 »
Agora observando um pouco melhor a questão, parece que o assunto é referenciado do seguinte modo como informação oficial do Ubuntu:

Release Notes do Ubuntu 14.10

Boot, installation and post-install

An update to shim in 14.10 introduces a bug where, when booting on a UEFI system with SecureBoot disabled, the boot is delayed for two seconds and a message "Booting in insecure mode" is displayed on the screen. This message does not indicate a security problem with Ubuntu and does not interfere with the operation of the system except for introducing this boot delay. As a workaround to avoid this boot delay, users can enable SecureBoot if enabled on their hardware, or if they do not intend to use SecureBoot at all they can uninstall the shim-signed package and then rerun the grub-install command.

fonte: https://wiki.ubuntu.com/UtopicUnicorn/ReleaseNotes


É ainda expressamente mencionado o seguinte link:

shim prints "Booting in insecure mode" when booting without SecureBoot enabled

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/shim/+bug/1384973

Para entender melhor o que é o Shim:

Shim (computing)

http://en.wikipedia.org/wiki/Shim_%28computing%29


Understanding Shims

https://technet.microsoft.com/en-us/library/dd837644%28v=ws.10%29.aspx

Há um povo aí que já se apropriou da sigla (trademark) identificando-a como "Software-Hardware Interface for Multi-many-core (SHIM).

The Multicore Association

http://www.multicore-association.org/workgroup/shim.php

------------------------
P.S.:

Esse link abaixo por enquanto não é nada, é apenas uma referência de consulta para lembrar onde parei para depois poder continuar o assunto:

UEFI Installing - Tips

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2147295


« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2015, 03:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 02:54 »
O problema maior aponta para o fato de que, segundo suas informações iniciais, seu computador não permite nenhuma espécie de configuração no firmware da máquina (UEFI/BIOS) a não ser aquelas apontadas inicialmente.

Nessa altura é interessantes termos mais informações sobre o hardware da sua máquina, sobretudo identificando marca e modelo do computador.

Mais uma dúvida aqui:

Você coloca o pendrive na máquina (com o equipamento off, desligado mesmo), liga, inicia o processamento, é obtida a tela inicial do grub no pendrive ou nada?

Em outras palavras, tem-se a cmdline inicial do grub para eventualmente acrescentar algum parâmetro ou não tem nada disso, nem chega perto disso?

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2015, 03:23 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 03:34 »
Mais um ponto a ser esclarecido: segundo entendi a instalação da versão 14.04 é possível e funciona, pois você a tinha antes instalada.

Chegou a testar se fazendo uma instalação limpa da versão 14.04 e ao final dela fazendo um upgrade direto para a versão 14.10 funciona?

Ou seja, usando esse artifício é possível obter uma versão 14.10 totalmente funcional na máquina?


« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2015, 03:43 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline JAuM_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • It's time to pay!
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 11:24 »
Consegui instalar!  ;D ;D ;D
Muito obrigado pela ajuda druidaobelix, sigur e xluisfernando.

Pois é, a causa mesmo é esse tal bug no Shim. Porém meu notebook não tem UEFI/EFI nem SecureBoot, por isso não estava conseguindo.
Mas lendo alguns outros tópicos do fórum eu vi uma postagem do usuário xluisfernando:

"Nas máquinas que usam UEFI, normalmente fabricadas após 2011, é preciso colocar o pen drive com a imagem live-usb com o aparelho desligado, para então ligá-lo e acessar o setup da BIOS. Depois, na opção boot, definir a prioridade para o pen drive.
Pelo que li a respeito (não testei versões antigas), com esse UEFI, somente algumas distribuições que se adequaram aos requisitos do secure boot seriam reconhecidas nessa etapa (não sei se isso valeria para o secure boot desabilitado)."

Então volto a dizer, meu notebook não tem UEFI/EFI mas  no desespero resolvi tentar assim mesmo. Para minha surpresa, depois de alguns testes, deu certo e consegui instalar!
Então para quem estiver tendo o mesmo problema com mesmo hardware que eu, segue um resumo:

Problema: Live-Pendrive com Ubuntu 14.10 x64 não iniciava, a mensagem "booting in insecure mode" era mostrada e depois nada acontecia.
Meu hardware: Notebook com BIOS e SSD.
Causa: Bug no Shim do Ubuntu conforme descrito aqui: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/shim/+bug/1384973
Possível solução: Ativar o "SecureBoot" porém essa opção é comum em maquinas com UEFI/EFI e a minha tem BIOS.
Solução encontrada: São três passos:

1) Desativar a Hibernação e a Inicialização Rápida(FastBoot) do Windows 8.1.
2) Desativar a opção "QuickBoot" no BIOS.
3) Desligar a maquina, colocar o live-pendrive e só então liga-la.(Pode parecer ridículo, mas só assim consegui dar boot)

Depois de instalado o Ubuntu pode-se então ativar novamente o "QuickBoot". A mensagem "booting in insecure mode" ainda aparece, porém o sistema inicia normalmente. Já a Hibernação e a Inicialização Rápida(FastBoot) do Windows 8.1 eu não sei, como tenho SSD não uso essas opções.

Por fim, cheguei a conclusão que meu notebook deve ter um sistema híbrido de BIOS+UEFI/EFI porque o Ubuntu 14.10 x64 só instala em modo UEFI/EFI, pelos menos é o que acho.

Muito obrigado a todos!  ;D
"Imagination is more important than knwoledge!" - Albert Einstein

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar o Ubuntu 14.10 x64
« Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2015, 14:04 »
Ótimo que tenha conseguido e melhor ainda que tenha aqui eluciadado o caminho, /JAuM_/, entretanto, creio que ainda seria útil deixar identificada diretamente a marca e modelo do seu notebook para ser objetivo em eventuais problemas futuros de outros usuários, pois é muito comum procurar por marca e modelo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.