Autor Tópico: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?  (Lida 5346 vezes)

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Online: 09 de MAR?O de 2015, 19:54 »
Olá galera,

sou iniciante e já vou pedindo de desculpas, ok?

Tenho interesse em usar o Ubuntu e gostaria de instalá-lo em um dos três HD's de minha máquina. Um dos dois HD's que não tem o Windows 7. Porém, gostaria de particionar o este HD antes, pois ele tem 1Tb e possui alguns dados.

Gostaria também de saber como fazer para selecionar o sistema operacional quando eu estivesse a fim de utilizá-lo. Tanto na hora que eu ligar a máquina, quanto se eu já estiver utilizando...

Vi que existe um tópico parecido logo abaixo deste, porém a pessoa não quer particionar o HD, e esta é minha intenção. Até fiz um comentário lá a respeito desta minha dúvida.

Grande abraço a todos
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2015, 19:57 por Emmanuel_Joe »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2015, 01:17 »
Olá / Emmanuel_Joe /,

Antes de mais nada o melhor a fazer é montar o Ubuntu num live-iso (pendrive ou dvdroom) de tal forma que você possa subir o sistema sem alterar absolutamente nada no seu computador, sem mexer nos seus discos. Sem nenhum problema você terá um Ubuntu totalmente operacional montado, podendo fazer o boot a partir de um pendrive (ou dvdroom, mas o pendrive é mais confortável).

Isso irá permitir um contato inicial com o sistema e uma rápida familiarização, o que irá facilitar o avanço da curva de aprendizagem.

Não há realmente nada de absolutamente difícil nisso, mas claro que como tudo o que é novo, como tudo com o que se tem um primeiro contato, há uma necessidade inicial de aprender o básico do básico.

Tomando o devido cuidado com os seus dados pessoais, fazendo antes um backup cuidadoso, um particionamento é algo simples de se fazer e depois você poderá instalar o Ubuntu em algum dos seus discos, mas antes, como dito, se experimentar a partir de um live-iso, sem instalar, isso irá ajudá-lo a compreender melhor e mais rapidamente o sistema.

Faça o download do Ubuntu, o que é um arquivo no formato .iso.

Usando o seu Windows 7 instalado, use um programa para gravação desse .iso no pendrive, que precisa estar formatado em FAT32..

Pode usar, por exemplo:

http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

O fato de um hd ser master ou slave não altera em absolutamente nada a instalação, funciona igualmente, mas isso é uma questão para ver depois, já conhecendo melhor o que seja um sistema Linux e em particular o Ubuntu.

« Última modificação: 10 de MAR?O de 2015, 02:04 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2015, 01:20 »
Isso aqui também pode te ajudar a rapidamente melhor se aproximar desse mundo Linux:

Básico do básico para iniciantes Linux:

Terminal(console)

http://wiki.ubuntu-br.org/Terminal

ComandosBásicos

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2015, 01:48 »
Use o Ubuntu a partir de um live-iso e verifique se com ele tudo funciona no seu computador.
Placa de vídeo, acesso à internet, teclado, mouse são essenciais, porém veja ainda se tudo o mais corre bem.
Experimente durante algum tempo fazendo o boot e usando a partir do live-pendrive.

Quanto ao particionamento, possivelmente todas as partições dos seus discos devem estar em formato ntfs (o que deve ser confirmado), que é um formato do Windows, então o que você deverá fazer é usar o próprio Windows 7 aí instalado para criar uma área não alocada no disco através do programa gerenciador de partições que ele possui, isto é, deixar uma área "em branco", sem usar, a qual posteriormente será usada para instalar o Ubuntu.

O planejamento de partições é importante e pode facilitar a vida, então depois que você tiver o live-iso (pendrive ou dvdroom) montado, suba o sistema por ele, abra um terminal (use simultaneamente as teclas Ctrl Alt T) e faça o comando:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele ali no final)

Isso lhe dará um mapa de partições do seu sistema, a partir do qual você poderá planejar o particionamento e, se o caso, pesquisar aqui no fórum sobre esse tema (existem 'trocentos' posts sobre isso) ou ainda pedir ajuda, postando aqui no tópico o resultado do comando fdisk.


« Última modificação: 10 de MAR?O de 2015, 08:58 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2015, 02:09 »
Por último, se você disser aqui no Fórum qual é a configuração de sua máquina (processador, placamãe, placa de vídeo, ram e capacidade de cada um dos 3 discos que você já disse que tem), então eventualmente se possa orientá-lo melhor, enfim, não estamos vendo o equipamento aí existente, então quanto mais dados fornecer, mais fácil fica para avaliar.

Essa é uma questão interessante porque em determinadas circusntâncias eventualmente é melhor instalar variantes do Ubuntu (chamadas de 'sabores'), tais como o Kubuntu, Lubuntu ou Xubuntu, dentre outras possibilidades.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #5 Online: 10 de MAR?O de 2015, 09:41 »
Citar
Gostaria também de saber como fazer para selecionar o sistema operacional quando eu estivesse a fim de utilizá-lo. Tanto na hora que eu ligar a máquina, quanto se eu já estiver utilizando...

Em complemento e apenas para esclarecer, pois isso não é lá muito claro para quem nunca viu, quando se instala o Ubuntu ou outras distribuições Linux (existem várias e várias delas), na instalação é criado um menu de inicialização, ou seja, um menu de boot, também conhecido como menu do grub, que nada mais é do que uma tela inicial com várias linhas onde se faz a escolha do sistema que se quer iniciar.

Esse nome de "menu do grub" é porque, no Ubuntu, o grub é o software gerenciador de boot, então nesse "menu do grub" irá aparecer uma entrada (=uma linha) para o Ubuntu, uma outra entrada para seu Windows e ainda se eventualmente tiver outros sistemas operacionais instalados, uma linha para cada um deles.

Quando você liga o computador ele irá parar nessa tela inicial que é o 'menu do grub', onde você escolhe o que quer iniciar. Se já estiver, por exemplo, executando o Windows, se reiniciar a máquina voce será colocado diante dessa tela inicial do 'menu do grub', onde poderá subir o Ubuntu e vice-versa.

O termo 'grub' é acrônimo de GRand Unified Bootloader, portanto, serve para quando se quer um sistema dual-boolt ou multi-boot.

Dê uma olhada link na Wikipédia, tem até uma imagem do grub, o que esclarece melhor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_GRUB

Embora o texto esteja em inglês, aqui também tem umas imagens que permitem uma ideia melhor do que seja isso:

https://help.ubuntu.com/community/Grub2/Displays

Há ainda a expressão Grub2 simplesmente porque antes havia uma versão inicial que era chamada apenas de Grub e depois ocorreram algumas modificações e para diferenciar passaram a chamar de Grub2, mas isso já faz tempo e agora geralmente é só referido mesmo como Grub.

Na verdade isso não é algo que você deva se preocupar exageradamente no momento, basta saber em linhas gerais do que se trata e como funciona, pois a instalação do grub é automática, embora na instalação você tenha que dizer em qual disco/partição vai querer instalar o Grub.

No seu específico caso como o sistema aí existente possui mais um disco, é possível fazer uma composição um pouco diferente se o firmware do BIOS permitir, isto é, inverter no BIOS a ordem de boot, mas disso pode-se conversar melhor depois.

« Última modificação: 11 de MAR?O de 2015, 04:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #6 Online: 10 de MAR?O de 2015, 23:57 »
Olá galera,

desde já vou agradecendo pela ajuda...

Bom, eu fucei alguns tutoriais pelo Youtube, peguei um manual aqui na página, mas não resolveu. Certamente fiz algo errado...

Antes de mais nada, vou dizer qual é minha máquina, ok?

Processador i74930k, Placa mãe Azus X79 Deluxe, Fonte Corsair AX1200i, 32 gb Ram, três HD's, dois de 1tb e um de quinhentos onde está o Windows 7 e um cros de R9 290x. Minha intenção é instalar o Ubuntu em dos HD's de 1tb, que uso para dados. Penso em reservar uns 500 Gb num deles. Baixei o Ubuntu via torrent e gavei um CD de instalação... Até aí tudo bem. Fiz a partição de um dos HD's indo lá na parte de ferramentas administrativas... entretanto, meu erro foi na hora de distribuir as subpartições... vou tentar ser mais claro... é preciso deixar um espaço para o sistema Ubuntu e outro para dados, ok? Nessa hora eu fiz errado... uma caca generalizada... kkkkkkkk... e deu erro no processo de instalação. Bom, na minha ignorância, eu não tinha formatado a parte que eu havia particionado, e por isso ela não aparecia no Explorer. Daí fui lá e formatei, e daí ela apareceu no WE... entretanto, quando eu ligo o PC, aparece a opção Windows 7 e Ubuntu, só que não existe nenhum ubuntu... Pus de novo o CD de instalação, ele até reconheceu que havia outra instalação (a que deu errado), só que quando o sistema carrega aparece uma tela preta, assim:

Completing the Ubuntu installattion.
For more installation boot options, press 'ESC' now...
0
[   4.379379] ata14.00: exception Emask 0x0 Sact 0x0 SErr 0x0 action 0x6
[   4.379398] ata14.00: irq_stat 0x40000001
[   4.379415] ata14.00: cmd a0/01:00:00:00:01/00:00:00:00:00/a0 tag 3 dam 16640 in
[   4.379415]              res 00/00:00:00:00:00/00:00:00:00:00/00 Emask 0x3 (HSM violation)

Busybox v1.22.1 (Ubuntu 1:2.22.0-8ubuntu1) built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.

(initramfs) Unable to find a medium containing a live file system

(initramfs)
 

Bom, quando eu digito help aparece um monde de coisa... kkkk...

Não entendi nada, galera...

Como faço para que a opção Ubuntu saia da inicialização e eu possa recomeçar (com a ajuda de vocês, é claro)?

Grande abraço a todos e obrigado! 

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #7 Online: 11 de MAR?O de 2015, 21:12 »
Bom galera, hoje tentei reinstalar mais uma vez... O tal do busybox não abriu, mas quando o PC inicializa, não existe a opção para escolher o sistema operacional... O Windows carrega direto, como se o Ubuntu não tivesse sido instalado. Entretanto, quando vou no WE a partição onde eu instalei o Ubuntu não aparece mais... Será que seria o caso de reparar o GRUB?

Grande abraço
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2015, 21:24 por Emmanuel_Joe »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #8 Online: 11 de MAR?O de 2015, 23:22 »
Do lado de cá não consigo compreender exatamente em que pé está a situação por aí, exatamente porque não estamos 'vendo' seu computador, então é mais que necessário que se vá passo a passo para primeiramente entender o que há no momento.

Pelo visto você conseguiu gravar o live-pendrive e aparentemente o sistema está lendo esse live-iso.

Agora é necessário entender o seguinte:

então, você espeta o live-pendrive numa entrada usb e faz o boot do sistema direcionado para o pendrive;

1) o sistema reconhece que há um boot a fazer por lá e inicia ?

2) ainda considerando apenas o live-pendrive, aparece um quadro onde você pode escolher "somente testar o ubuntu" (em inglês) ?

3) você escolhe essa opção (somente testar o ubuntu) e o sistema começa a subir: ele consegue chegar no desktop do Ubuntu nesse modo que é somente para testar?

Detalhe, por favor, essa sequência para que seja possível entender o estado atual.

Caso positivo, isto é, na hipótese que você esteja conseguindo fazer subir o live-pendrive, então:

4) abra uma janela do terminal (Ctrl + Alt + T)

5) execute o comando e cole o resultado aqui no tópico:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(é sinal de hífen mais letre ele aí no final do comando acima)

6) o firmware do seu sistema ( o setup da máquina) já é UEFI ou ainda é apenas BIOS mode?
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2015, 23:26 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #9 Online: 12 de MAR?O de 2015, 00:15 »
Galera, é o seguinte...

eu joguei a iso do Ubuntu num pendrive usando o unetbootin e estou rodando ele no pendrive. Não é muito prático e é limitado pra caramba, mas deu pra instalar o Tor, por exemplo. Já é um começo. Aos poucos vou pegando a manha. Valeu mesmo pelas dicas... No momento, vou deixando o tópico por aqui, mas quem sabe no futuro as coisas fiquem mais claras e eu volte para acrescentar algo que sirva pra gente noob como eu... kkkkkk...


Grande abraço a todos.