Autor Tópico: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?  (Lida 5346 vezes)

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Online: 09 de MAR?O de 2015, 19:54 »
Olá galera,

sou iniciante e já vou pedindo de desculpas, ok?

Tenho interesse em usar o Ubuntu e gostaria de instalá-lo em um dos três HD's de minha máquina. Um dos dois HD's que não tem o Windows 7. Porém, gostaria de particionar o este HD antes, pois ele tem 1Tb e possui alguns dados.

Gostaria também de saber como fazer para selecionar o sistema operacional quando eu estivesse a fim de utilizá-lo. Tanto na hora que eu ligar a máquina, quanto se eu já estiver utilizando...

Vi que existe um tópico parecido logo abaixo deste, porém a pessoa não quer particionar o HD, e esta é minha intenção. Até fiz um comentário lá a respeito desta minha dúvida.

Grande abraço a todos
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2015, 19:57 por Emmanuel_Joe »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu numa partição de HD escravo - como fazer?
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2015, 01:17 »
Olá / Emmanuel_Joe /,

Antes de mais nada o melhor a fazer é montar o Ubuntu num live-iso (pendrive ou dvdroom) de tal forma que você possa subir o sistema sem alterar absolutamente nada no seu computador, sem mexer nos seus discos. Sem nenhum problema você terá um Ubuntu totalmente operacional montado, podendo fazer o boot a partir de um pendrive (ou dvdroom, mas o pendrive é mais confortável).

Isso irá permitir um contato inicial com o sistema e uma rápida familiarização, o que irá facilitar o avanço da curva de aprendizagem.

Não há realmente nada de absolutamente difícil nisso, mas claro que como tudo o que é novo, como tudo com o que se tem um primeiro contato, há uma necessidade inicial de aprender o básico do básico.