Autor Tópico: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo  (Lida 4250 vezes)

Offline lucianomarmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Online: 06 de MAR?O de 2015, 13:53 »
Meu notebook é um Itautec W7655 com RAM de 2,9 GiB, Processador Intel® Core™2 Duo CPU T6600 @ 2.20GHz × 2, Gráfico Mobile Intel® GM45 Express Chipset x86/MMX/SSE2, Sistema 32-bit e Disco de 314,8 GB.

O que eu mais quero neste notebook é editar vídeos que eu gravo uma câmara Full HD e o OpenShot achei muito bom (mais simples que o Camtasia do Windows), porém na hora de exportar o vídeo o processamento pesa muito e, leva horas para concluir, além de tornar a máquina muito lenta para outras aplicações.

Qual distro eu terei o máximo de performance usando o OpenShot?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Resposta #1 Online: 06 de MAR?O de 2015, 14:40 »
Editar vídeos Full HD é "osso" mesmo. Mas respondendo à sua pergunta, o Ubuntu Mate, Xubuntu e Lubuntu são consideravelmente mais leves que o Ubuntu. Creio que isso pode melhorar, mas deve demorar bastante ainda assim.

Minha recomendação é o Xubuntu 14.04 32 bits. Não é tão bonito quanto o Ubuntu Mate (apenas minha opinião), mas é mais leve que ele, tem mais recursos que o Lubuntu e é só um pouco mais pesado (em relação ao Lubuntu). Outra coisa, além o Openshot, veja o Kdenlive e o Pitivi, todos tem nos repositórios oficiais.

Por fim, talvez instalar algum drive extra da Intel ajude. Tem tópico aqui no fórum sobre isso.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Resposta #2 Online: 06 de MAR?O de 2015, 14:49 »
Para edição/renderização de vídeos, é necessário a presença de placa gráfica dedicada. E de preferência, direcionada para esta finalidade, como por exemplo, uma NVidia Quadro ou ATI Fire.

Meu notebook é exatamente igual ao seu, e nem de longe me atrevo a editar/renderizar vídeos nele. Para tal, utilizo meu outro Goodzila, com uma placa gráfica GeForce 8600 GT DDR2, com 512 MB de memória.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline lucianomarmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Resposta #3 Online: 06 de MAR?O de 2015, 14:59 »
Editar vídeos Full HD é "osso" mesmo. Mas respondendo à sua pergunta, o Ubuntu Mate, Xubuntu e Lubuntu são consideravelmente mais leves que o Ubuntu. Creio que isso pode melhorar, mas deve demorar bastante ainda assim.

Minha recomendação é o Xubuntu 14.04 32 bits. Não é tão bonito quanto o Ubuntu Mate (apenas minha opinião), mas é mais leve que ele, tem mais recursos que o Lubuntu e é só um pouco mais pesado (em relação ao Lubuntu). Outra coisa, além o Openshot, veja o Kdenlive e o Pitivi, todos tem nos repositórios oficiais.

Por fim, talvez instalar algum drive extra da Intel ajude. Tem tópico aqui no fórum sobre isso.

Amigo Anderson, editar vídeos Full HD no Windows com essa minha configuração de máquina foi impossível, por isso, migrei para o Linux na esperança de editar vídeos Full HD com o meu notebook e, deu certo! Consigo editar meus vídeos quase que em tempo real no Openshot, você não imagina minha alegria quando deu tudo certo de editar vídeos, só na hora de exportar é que o bicho pega, mas mesmo assim ele exporta depois de algumas horas.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2015, 15:10 »
Olá

Meu notebook é um Itautec W7655 com RAM de 2,9 GiB, Processador Intel® Core™2 Duo CPU T6600 @ 2.20GHz × 2, Gráfico Mobile Intel® GM45 Express Chipset x86/MMX/SSE2, Sistema 32-bit e Disco de 314,8 GB.

O mais importante você não citou:

Quanto sua placa de video tem de ramdac e quanto de swap você alocou para o seu sistema.

Renderizar videos não é para os fracos. Neste mundo, só os fortes sobrevivem.
tenho um macbook com 8n gigas de ram, ssd de 128gb, 4 gigas de swap e placa de video de 512mb, core 2 duo 2,7 ghz quase igual ao seu...

Para full HD ele não engasga, mas passa uma noite trabalhando dependendo do tamanho do video (+/- uns 2 gigas em avi)

E é um mac, famoso por tratar video com maestria.

Qual distro eu terei o máximo de performance usando o OpenShot?

Nenhuma distro

Eu refaço a pergunta:

Em qual maquina eu terei o máximo de performance....

Processador de 8 nucleos, 16 gigas de ram, 20 gigas de swap, placa de video de 4gb (ou duas em paralelo), ssd de 512gb e hd com 7200rpm. Aí ssssiiiimmmmmm. Renderiza em minutos o video, e seca seu bolso em segundos....

Offline lucianomarmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2015, 15:19 »
Olá

Meu notebook é um Itautec W7655 com RAM de 2,9 GiB, Processador Intel® Core™2 Duo CPU T6600 @ 2.20GHz × 2, Gráfico Mobile Intel® GM45 Express Chipset x86/MMX/SSE2, Sistema 32-bit e Disco de 314,8 GB.

O mais importante você não citou:

Quanto sua placa de video tem de ramdac e quanto de swap você alocou para o seu sistema.

Renderizar videos não é para os fracos. Neste mundo, só os fortes sobrevivem.
tenho um macbook com 8n gigas de ram, ssd de 128gb, 4 gigas de swap e placa de video de 512mb, core 2 duo 2,7 ghz quase igual ao seu...

Para full HD ele não engasga, mas passa uma noite trabalhando dependendo do tamanho do video (+/- uns 2 gigas em avi)

E é um mac, famoso por tratar video com maestria.

Qual distro eu terei o máximo de performance usando o OpenShot?

Nenhuma distro

Eu refaço a pergunta:

Em qual maquina eu terei o máximo de performance....

Processador de 8 nucleos, 16 gigas de ram, 20 gigas de swap, placa de video de 4gb (ou duas em paralelo), ssd de 512gb e hd com 7200rpm. Aí ssssiiiimmmmmm. Renderiza em minutos o video, e seca seu bolso em segundos....

Amigo Tota, grato por sua sugestão. Mas, o grande desafio é justamente fazer a edição de vídeo Full HD nesta máquina que tenho com a distro do linux mais otimizada possível a essa função de extrema exaustão. Afinal, o propósito não é fazer investimento agora e, sim, só depois que esses vídeos me derem um bom retorno com um treinamento online de gestão empresarial que estou desenvolvendo. Neste caso, qual a distro que você sugere?
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2015, 15:21 por lucianomarmo »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Resposta #6 Online: 06 de MAR?O de 2015, 15:47 »
Afinal, o propósito não é fazer investimento agora e, sim, só depois que esses vídeos me derem um bom retorno com um treinamento online de gestão empresarial que estou desenvolvendo. Neste caso, qual a distro que você sugere?

Comece criando uma partição swap generosa.

Todas as distros Linux seriam iguais em sua maquina, exceto o ambiente gráfico, mas este pouco influi ao renderizar videos, o que é feito em modo texto puro "por trás do ambiente gráfico". (Ubuntu 14.04 e 14.10 usam libav)

Tire o escorpião do bolso, compre o máximo de ram que sua placa mãe suporta ( um pente de 8 gigas está na casa dos R$ 350,00 , tasca 10 gigas de swap e experimente, vai fazer muita diferença.

Com este pequeno investimento, você pode fazer dois videos no tempo de um e recuperar o investimento....

Ah! Seu processador suporta instruções de 64 bit, instale o Ubuntu 64 bit. Ele vai processar o video em blocos de 64 bit, o dobro dos 32 bit atuais. Já vai fazer (pequena) diferença, mas ajuda.

Desabilite tudo o que não usa, Bluetooth, modem, etc. na inicialização, revova o splash screen (edite o grub usando o argumento nosplash (também ajuda) pois modulos não serão carregados no sistema, deixando ele mais "leve".

Divida os videos em partes e depois "junte" os pedaços renderizados ( dá mais trabalho, mas diminui o tempo)

E finalmente, para dar mais uma "turbinada sem gastos" , instale o ffmpeg => leia aqui => http://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-o-ffmpeg-no-ubuntu/

Se não resolver, vai melhorar muito....

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: OpenShot Muito Pesado na Hora de Exportar o Vídeo
« Resposta #7 Online: 10 de MAR?O de 2015, 10:42 »
Também recomendo o FFmpeg. A diferença com relação ao libav é gritante.