Autor Tópico: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?  (Lida 8903 vezes)

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Online: 23 de MAR?O de 2015, 23:52 »
Galera, é o seguinte...

eu tô querendo conectar o cabo da internet direto no note, sem passar pelo modem, como às vezes eu faço no PC com o Windows, pra poder usar o amule com id alta... só que no ubuntu eu não consigo configurar essa conexão... Eu ponho usuário, serviço e senha e a conexão não é estabelecida... o que eu posso fazer?

Grande abraço a todos!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2015, 16:03 »
usuário e senha? Se for uma conexão ADSL, como da vivo, a opção seria executar o comando:
Citar
sudo pppoeconf
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2015, 19:02 »
Bom, eu dei o comando, apareceram algumas telas, eu fui dando "sim" e aconteceu o seguinte no terminal:

emmanuel@emmanuel-X451CA:~$ sudo pppoeconf
[sudo] password for emmanuel:
Plugin rp-pppoe.so loaded.
emmanuel@emmanuel-X451CA:~$

Acontece que agora eu não consigo conectar de jeito nenhum. Nem direto com o cabo, nem com o modem... (dá pra usar só o wi-Fi) Fui tentar configurar uma conexão ethernet e ela não aparece...

Minha conexão é via cabo mesmo... o cabo vem do poste da rua, não é operadora de telefonia... No Windows é só ir na opção de Banda Larga (PPPOe) depois entrar com nome de usuário, senha e nome da conexão... Tentei fazer isso no nas opções de conexão clicando no ícone de conexão na parte superior direita na área de trabalho do Ubuntu, mas não obtive resultado. Porém eu fiz várias tentativas e tudo mais, mas sempre conseguia conectar, mas via modem... agora, depois do comando sudo pppoeconf, não consigo de jeito nenhum.

Só pra lembrar, o sistema não está mais reconhecendo o cabo (o que vem do modem)

Obs.: Quando eu entro na configuração de redes, pelo configurador do sistema, se eu clico em redes com fio, aparece a seguinte mensagem: Erro editando conexão - Não é possível encontrar a conexão com UUID "(null)" A conexão "Com fio" aparece com "não gerenciável" e só tem o Endereço físico 10:C3:7B:C1:89:64, e nada mais
« Última modificação: 24 de MAR?O de 2015, 20:52 por Emmanuel_Joe »

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2015, 20:03 »
Galera, é o seguinte

eu instalei o Gestor de Redes Wicd... Ele reconhece o Wi-Fi e não consegue obter redes sem fio.

Ele fica dizendo que está obtendo endereço IP, mas nunca conecta.

Valeu.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2015, 22:53 »
Veja se lhe ajuda essa explicação: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80340.0.html
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #5 Online: 25 de MAR?O de 2015, 23:54 »
Não cara, infelizmente...

É como se a porta Ethernet não existisse mais, só o Wi-Fi...

Valeu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #6 Online: 27 de MAR?O de 2015, 11:52 »
Edite o arquivo "/etc/network/interfaces", remova todo o conteúdo referente à interface "eth0", deixe apenas as linhas que referenciam a interface "lo".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #7 Online: 28 de MAR?O de 2015, 06:18 »
O arquivo se encontra assim:

# interfaces(5) file used by ifup(8) and ifdown(8)
auto lo
iface lo inet loopback

Eu devo excluir do # até o (8)?

>> não consegui tirar os emoticons... kkkk

Outra coisa... Eu estava usando um note Asus até anteontem. Só que era aquele modelo sem drive e tal... daí fui na loja e consegui trocar por um Dell Inspiron 3421. Consegui instalar o Ubuntu e conectar a internet sem qualquer problema, tanto via cabo quanto via Wi-Fi. Cheguei a instalar o amule, acessei normalmente a Internet... tudo beleza... Porém, ontem, quando voltei do trabalho, que liguei a máquina, eu conseguia usar o amule até com uma boa taxa de transferência (apesar da conexão estar ofuscada - rede Kad com firewall), mas nenhum site abre. Nem mesmo o terminal consegue se comunicar quando dou o comando apt-get update. Entretanto, em alguns poucos momentos, quando clico no firefox, às vezes dá até para abrir o Youtube, mas logo depois a conexão é perdida (mas o amule continua funcionando - entretanto, em alguns momentos a taxa cai muito e ele para). Apesar disso, o desktop com Windows 7 está normal. Ontem à noite houve apenas um rápido momento em que recebi a mensagem de servidor não encontrado... vez ou outra isso ocorre com o desktop com W7, mas se resolve bem rápido, de modo que isso nunca me incomodou (no caso específico do Windows). Visualizando algumas postagens aqui neste fórum, pude ver um caso parecido com o meu, e o cara solucionou trocando de modem... Hoje vou no comércio pegar um aparelho mais moderno. Esse meu modem nunca me deu dor de cabeça, mas é um pouco velho. Ele saiu de linha e a última firmware dele é de 2010... É um TP-Link TL WR642G...

Peço aos amigos que me ajudem, pois minha vontade de deixar de usar o Windows é enorme... kkkkk...

Grande abraço a todos e ótimo final de semana.

« Última modificação: 28 de MAR?O de 2015, 06:19 por Emmanuel_Joe »

Offline Emmanuel_Joe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #8 Online: 28 de MAR?O de 2015, 08:56 »
Olá galera,

bom pessoal, foi isso mesmo, o roteador que estava dificultando o processo de conexão à Internet...
Agora pela manhã comprei um modelo novo TP-Link (TL-WR841N) e tanto o Wi-Fi quanto o cabo estão funcionando muito bem
inclusive estou escrevendo no note com Linux agora... Na caixa desse roteador vem dizendo que ele tem suporte a Linux...

Com relação à conexão PPPoe, o pessoal que trabalha no meu provedor disse que sabe resolver isso... vou levar o note lá pra ver...

Grande abraço a todos e muito obrigado...
 
Obs.: O tópico pode ser fechado, mas seria bom esperar uns dois dias, eu acho... kkkkkkkkk... nunca se sabe...

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 10:36 »
Galera, é o seguinte...

eu tô querendo conectar o cabo da internet direto no note, sem passar pelo modem, como às vezes eu faço no PC com o Windows, pra poder usar o amule com id alta... só que no ubuntu eu não consigo configurar essa conexão... Eu ponho usuário, serviço e senha e a conexão não é estabelecida... o que eu posso fazer?

Grande abraço a todos!
Bom dia, galera! Eu também estou tendo dificuldade para criar um discador aqui no Ubuntu 20.04-LTS, pois quando necessito baixar arquivos maiores, como iso etc, prefiro direto com o cabo RJ 45, no PC e/ou Note! Como você(Emmanuel), pelo Windows, é mostrado a conexão pppoe, mas aqui no Ubuntu, ainda não consegui! Estou buscando dicas pelo google, mas nada que me satisfaça! Um fraternal abraço!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como conectar a Internet direto do cabo, sem o modem?
« Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 19:04 »
Bom dia, galera! Eu também estou tendo dificuldade para criar um discador aqui no Ubuntu 20.04-LTS, pois quando necessito baixar arquivos maiores, como iso etc, prefiro direto com o cabo RJ 45, no PC e/ou Note! Como você(Emmanuel), pelo Windows, é mostrado a conexão pppoe, mas aqui no Ubuntu, ainda não consegui! Estou buscando dicas pelo google, mas nada que me satisfaça! Um fraternal abraço!
Olá @Marcopolo, tudo bem?
Muita coisa acontece em 7 anos, que foi o tempo que este tópico descansou enterrado no fundo do cemitério.
Nesse meio tempo, muita coisa muda. E a tecnologia costuma ser a primeira e mais comum delas, principalmente no que diz respeito às tecnologias de conexão à internet.
Hoje em dia é muito mais comum encontrar conexões que não são baseadas em PPPoE, como naquele tempo.

Agora, uma coisa que valia naquele tempo e continua valendo hoje, é que não há ganho de desempenho em retirar o modem da sua conexão. A menos, claro, que você tenha um modem/roteador bem ruim, que acabe sendo gargalo da comunicação.

Outra coisa que você precisa levar em consideração é que se você retirar o modem/roteador, outros dispositivos não vão conseguir usar essa conexão. Não falo nem na sua família, mas de repente seu smartphone pode não gostar de não ter wifi.

Enfim... antes de tentar prosseguir, é bom confirmar qual é a sua conexão internet, e que tipo de tecnologia ela usa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D