Autor Tópico: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração  (Lida 16926 vezes)

Offline _Recruta_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Online: 28 de MAR?O de 2015, 02:01 »
Instalei o Virtual Box pra testar o ubuntu, tava até rápido, mas daí configurei pra tela cheia e ficou muito lento. Pesquisei pra saber o que é e em um site recomendou fazer as seguintes configurações na máquina virtual:

Display > Video > Aumente o Video Memory (128)
Display > Video > Enable 3D Acceleration
System > Processor > Aumente o número de Processor(s) (4)
System > Processor > Enable PAE/NX

Mas no Virtual Box que instalei essas configurações estão bloqueadas:
Print: http://i.imgur.com/43tNMdu.png http://i.imgur.com/dQOCbTi.png

E se aumentar o numero de processador pra 4 vai ficar no vermelho, não sei se pode ficar no vermelho.

Se essas configurações for realmente a solução gostaria de saber como desbloquear as configurações.



Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2015, 14:16 »
Você está tentando mudar as configurações com a máquina virtual ligada? Se for isso, experimente mexer com ela desligada.

Offline _Recruta_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2015, 17:54 »
Você está tentando mudar as configurações com a máquina virtual ligada? Se for isso, experimente mexer com ela desligada.

Era isso mesmo. Vlw pela ajuda. Mas mesmo com as configurações continuou lento e travando.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2015, 18:27 »
Era isso mesmo. Vlw pela ajuda. Mas mesmo com as configurações continuou lento e travando.

Você instalou os "Adicionais para Convidado"? Ele melhora a comunicação entre o host e o sistema convidado, permitindo uma maior performance e integração.

Citar
Para qualquer utilização séria e interativa, os Adicionais para Convidados do Virtualbox vai tornar sua vida muito mais fácil, fornecendo uma maior integração entre o host e convidado e melhorar a performance interativa de sistemas convidados.
Fonte

Não tenho certeza que vai funcionar, mas acho que pode melhorar, veja como instalar aqui: http://alexfeleol.com.br/2012/03/16/ajustando-a-resolucao-do-monitor-no-ubuntu-ao-utilizar-o-virtualbox/

Espero ter ajudado!

:)

Offline _Recruta_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #4 Online: 29 de MAR?O de 2015, 15:21 »
Era isso mesmo. Vlw pela ajuda. Mas mesmo com as configurações continuou lento e travando.

Você instalou os "Adicionais para Convidado"? Ele melhora a comunicação entre o host e o sistema convidado, permitindo uma maior performance e integração.

Citar
Para qualquer utilização séria e interativa, os Adicionais para Convidados do Virtualbox vai tornar sua vida muito mais fácil, fornecendo uma maior integração entre o host e convidado e melhorar a performance interativa de sistemas convidados.
Fonte

Não tenho certeza que vai funcionar, mas acho que pode melhorar, veja como instalar aqui: http://alexfeleol.com.br/2012/03/16/ajustando-a-resolucao-do-monitor-no-ubuntu-ao-utilizar-o-virtualbox/

Espero ter ajudado!

:)

'Adicionais pra convidados' eu já tinha alterado mas vlw msm assim. Resolvi o problema da lentidão aumentando a memória do Ubuntu no VirtualBox pra 1gb.

Offline VENIAC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2015, 19:52 »
Olá galera, eu estou com um problema parecido, eu instalei o Ubuntu 14.10 como máquina virtual no meu Desktop com Windows 7 e queria tirar algumas dúvidas se algém puder responder: O Ubuntu está operando muito lento, eu não sei se é por causa do meu hardware antigo de 5 anos de uso, ou se é porque eu só reservei 900 Mb de memória nas configurações da VM. Eu estou usando a Oracle VM VirtualBox, e só tenho 2 Gb de memória no Hardware, e já obtive informação de que tenho que configurar menos da metade da memória real para a máquina virtual, por isso é que eu reservei apenas 900 Mb. Ele é lento para operar, navegar, reproduzir vídeos em Streaming (Youtube), e até reproduzir um simples MP3 do Disco virtual. Fica lento como um Vinil tocando em rotação baixa. Outra dúvida: Eu já configurei a VirtualBox para liberar o acesso do Ubuntu a dois diretórios do meu HD real, mas não sei como configurar o Ubuntu para mapear esses diretórios. Se alguém puder, agradeço pela resposta. Valeu.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #6 Online: 29 de MAR?O de 2015, 20:12 »
Como o seu computador só tem 2GB de ram, o melhor é instalar o Ubuntu em paralelo (dual boot). Tem várias coisas que podem estar influenciado, mas só o navegador, sozinho, consegue consumir sem muitas dificuldades esses 900 MB de ram.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #7 Online: 29 de MAR?O de 2015, 21:16 »
Boa noite VENIAC

Vi em outro tópico seu que você passou por problemas no Wi-Fi com o Ubuntu instalado e, sendo assim, a solução dada pelo irtigor não iria funcionar. Nesse caso, eu peço que você passe mais detalhes do seu hardware, para poder-mos dizer se com esse hardware, o Ubuntu vai rodar satisfatoriamente ou não na máquina virtual. Ou, melhor ainda: que você instale novamente o Ubuntu em dual-boot e tenha paciência para tentar resolver o problema do Wi-Fi, estamos todos aqui dispostos a ajudar.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2015, 22:34 »
Ele não tentou nada, só falou que não funcionou de forma automática. De qualquer forma, com essa quantidade de ram (900MB), por mais que ele consiga melhorar alguma coisa (por ex. habilitando aceleração por hardware ou usando um derivado mais leve, como o Xubuntu), ele ainda vai estar praticamente limitado a fazer um tarefa por vez (por ex. nada de escutar música e navegar na internet ao mesmo tempo, a não ser que aceite uma certa lentidão ou até mesmo travamentos). Portanto dual boot continua sendo a melhor opção, não vai fazer milagres, mas dobrando a quantidade de ram disponível e tendo a cpu toda pro linux, a diferença deve ser bem clara.

Offline VENIAC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #9 Online: 31 de MAR?O de 2015, 22:44 »
Valeu pessoal por dar atenção ao meu problema. Eu estou conhecendo o Ubuntu agora, uso versões do Windows a mais de 10 anos, e como apenas quero conhecer o Ubuntu prefiro usar ele como máquina virtual mesmo, porque assim se eu tiver qualquer dificuldade eu tenho o Windows carregado para buscar solução. Sei que tendo um hardware de 5 anos não ajuda muito. A grande dificuldade que eu tenho agora com o Ubuntu é a comunicação com o HD real. Pra vcs terem idéia, pra testar um MP3 no Ubuntu eu tive que usar como ponte entre o HD da minha máquina e o Ubuntu a núvem (Dropbox), e o meu interesse agora é descobrir a grande sacada de mapear unidades de rede no Ubuntu como máquina virtual. Já olhei alguns tutoriais na Internet ensinando como mas, nenhum deles visava o Ubuntu como máquina virtual em uma rede virtual. Portanto se alguém sacar muito de VirtualBox e souber essa resposta fico muito grato. Valeu.

Offline VENIAC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #10 Online: 31 de MAR?O de 2015, 22:48 »
OBS.: Só pra informação, eu estou acessando esse site e digitando estes posts através do Ubuntu!!! Valeu.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2015, 11:43 »
Com os adicionais de convidado instalado, e marcando a opção de montagem automática, a pasta vai estar /media.

http://askubuntu.com/questions/22743/how-do-i-install-guest-additions-in-a-virtualbox-vm
https://www.virtualbox.org/manual/ch04.html#sharedfolders

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Ubuntu muito lento e Virtual Box não permite configuração
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2015, 11:59 »
Bom dia,

Só para complementar a resposta do irtigor, esse tutorial aqui está em português, basta seguir a parte do tutorial que fala no compartilhamento de de pastas com o Host Windows e Guest Linux, sem seguir os passos de instalar os Adicionais para Convidado, porque como você já disse em outro tópico, já estão instalados. Então, pule onde diz:

Citar
Acesse a unidade de CD que foi criada e execute o arquivo.

Código: [Selecionar]
$ sh ./VBoxLinuxAdditions*.run

E depois, mais a frente lembre-se de usar o comando sudo retirando
Código: [Selecionar]
$, que pelo que eu aprendi não é mais usando, fincando apenas assim:

Código: [Selecionar]
sudo mount -t vboxsf nome_pasta_compartilhada /mnt/nome_pasta
Depois disso, os arquivos vão ficar disponíveis na pasta Computador>mnt>nome_pasta. Outra coisa, para continuar acessando os arquivos depois de desligar e ligar novamente a máquina virtual, é necessário refazer o procedimento de montar, repetindo o último passo. Para evitar isso, leia os comentários do link que eu passei que lá é ensinado como evitar isso, editando o arquivo /etc/fstab.

E bons testes no Linux Ubuntu!