Autor Tópico: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD  (Lida 12844 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #15 Online: 29 de Abril de 2015, 14:46 »
Observe que continua totalmente sem espaço no disco, precisa resolver isso antes de mais nada.

/dev/sda3            38g               37g                 0            100%                      /

Está indicando que 100% do espaço do disco (partição) está sendo usada.

Tem que remover arquivos que existam aí.

Salve seus arquivos pessoais (documentos, fotos, imagens, textos, artigos, etc) para algum outro lugar seguro (outra partição, um pendrive, in cloud (nas nuvens) num serviço qualquer (Driver do Google, OneDrive da Microsoft, Adrive, etc), ou num outro computador em rede, enfim, precisa esvaziar essa partição sem o que não irá mesmo mais conseguir trabalhar.

Se necessário para fazer essa transferência de arquivos, suba o sistema por um live-pendrive (ou live-dvdroom), enfim, de uma forma ou de outra precisa esvaziar antes de qualquer coisa.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #16 Online: 29 de Abril de 2015, 16:01 »
Mais alguns comandos.

cd /
du -smx * | sort -n
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdrianoDaltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #17 Online: 29 de Abril de 2015, 17:09 »
Não consigo acessar pelo pen de boot. Já montei uns 10, em vários programas diferentes e o pc retorna com a mensagem que "falta bootmgr"

Offline AdrianoDaltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2015, 17:31 »
Consegui acessar pelo live cd mas n'ao tenho acesso a pasta /home/ads onde esta o arquivo que tenho que mover.
Como consigo acesso a esta pasta para mover uma pasta dentro dela?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2015, 18:40 »
Explique melhor o "não tenho acesso".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdrianoDaltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2015, 09:25 »
Sem permissão. Pelo live cd não tenho permissão para a pasta. As pastas e arquivos dentro dela sequer aparecem.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #21 Online: 06 de Maio de 2015, 13:48 »
Tentou acessar como super-usuário, no LiveCD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdrianoDaltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #22 Online: 06 de Maio de 2015, 15:56 »
Usuário root tu quer dizer?
Como acesso assim pelo live cd?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #23 Online: 06 de Maio de 2015, 17:09 »
Sim, usuário root. Você o acessa usando o comando "sudo -s", numa janela de comandos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AdrianoDaltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #24 Online: 07 de Maio de 2015, 10:29 »
O comando "sudo -s" me dá acesso root no terminal, mas eu preciso dos comandos para liberar a pasta. Vou explicar exatamente o problema.
Acessando pelo live CD, a partição "sda3" onde o Ubuntu está instalado aparece como (se não me engano) "unidade de 41g" e tem um rótulo com um monte de letras e números. Palo live CD a uma pasta home (do sistema) que é do próprio live CD.

Eu sei a pasta que eu tenho que apagar. Ela esta nesta partição de 41G, na pasta home/ads, para a qual eu não tenho acesso e sem acesso não consigo visualizar ou editar.

Preciso pelo live CD, liberar a visualização e a edição desta pasta original da instalação do Ubuntu. Se for pelo terminal, preciso saber como escrever o caminho da pasta.
Executei via terminal, por exemplo, o comando "chmod -R 777 /sda3/home/ads" para tentar liberar a pasta, mas me retornou que o destino não existe. Lógico que o caminho está errado. Como escrevo o caminho para esta pasta que não tenho acesso, no HD do sistema original pasta /home/ads?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #25 Online: 07 de Maio de 2015, 11:39 »
Executei via terminal, por exemplo, o comando "chmod -R 777 /sda3/home/ads" para tentar liberar a pasta, mas me retornou que o destino não existe. Lógico que o caminho está errado. Como escrevo o caminho para esta pasta que não tenho acesso, no HD do sistema original pasta /home/ads?

Olá,

Experimente fazer desta forma: (assumindo que usa o Ubuntu)

1) inicie a maquina pelo live CD
2) com o sistema carregado com o live CD,  abra uma janela do terminal
3) na janela do terminal digite:
Código: [Selecionar]
sudo nautilus4) náutilus aberto como root, localize a pasta /média
5) dentro desta pasta deve estar seu hd  "unidade de 41g"
6) clique em "unidade de 41g" e faça o que deseja.


Offline AdrianoDaltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #26 Online: 07 de Maio de 2015, 14:53 »
Valeu Tota, mas nao rolou.

Entrei pelo Live CD
Entrei no terminal
Comandei `sudo -s` para root
Comandei `sudo nautilus` como tu sugeriu.

O sistema abriu uma janela na pasta home, mas na pasta home do Live CD e nao do meu sistema. N'ao havia a pasta media neste local.

No terminal, retornou a mensagem abaixo

ubuntu@ubuntu:~$ sudo -s
root@ubuntu:~# sudo nautilus

(nautilus:5599): Gtk-WARNING **: Failed to register client: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.ServiceUnknown: The name org.gnome.SessionManager was not provided by any .service files
Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error No such file or directory
Please ask your system administrator to enable user sharing.

Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error No such file or directory
Please ask your system administrator to enable user sharing.

Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error No such file or directory
Please ask your system administrator to enable user sharing.

Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error No such file or directory
Please ask your system administrator to enable user sharing.

Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: 'net usershare' returned error 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error No such file or directory
Please ask your system administrator to enable user sharing.


(nautilus:5599): GLib-CRITICAL **: Source ID 116 was not found when attempting to remove it

(nautilus:5599): GLib-CRITICAL **: Source ID 117 was not found when attempting to remove it

(nautilus:5599): GLib-CRITICAL **: Source ID 118 was not found when attempting to remove it
root@ubuntu:~#

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #27 Online: 07 de Maio de 2015, 15:17 »
Veja, /AdrianoDaltro/,

Você precisa *montar* o disco que pretende acessar.

Quando sobe o sistema pelo live-iso (pendrive ou dvdroom) os discos existentes não são automaticamente montados, então precisa clicar sobre eles (os ícones dos discos encontrados na barra lateral) fazendo a montagem, pois assim irão aparecer.

Ao montar você verá dentro do gerenciador de arquivos nautilus, na coluna à esquerda, logo abaixo da entrada 'Computador', que irá aparecer a referência do disco montado, então é só clicar nele que os arquivos dele estarão acessíveis.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #28 Online: 07 de Maio de 2015, 17:51 »
O sistema abriu uma janela na pasta home, mas na pasta home do Live CD e nao do meu sistema. Não havia a pasta media neste local.

Amigo, esqueça a pasta /home do Live CD.

Dispositvos de sistema ficam na raiz deste.

A pasta media está abaixo de "/" (a raiz da árvore de diretórios)

Assim, no nautilus, você tem que localizar a raiz e abaixo dela a pasta media.

As referências a erros no terminal ao abris o náutilus são auto explicativas, como pôde ler, pois os arquivos netshare não vêm instalados, loo estas mensagens podem ser ignoradas.

Offline AdrianoDaltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Disco cheio, não inicializa modo gráfico nem com live CD
« Resposta #29 Online: 07 de Maio de 2015, 18:38 »
Blz Tota e DuidaObelix.
Bem como o Druida falou, a particao aparece, mas na pasta em que eu acho que ha arquivos que posso apagar nao aparece nada (/media/ads - /home/ads).
Soh o que eu preciso eh liberar espaco do disco para que o Ubuntu volte a inicializar normalmente.

Ja realizei os comandos que o DuidaObelix me ensinou anteriormente, mas desta vez nao liberou espaco para o sistema voltar.
Alguma sugestao neste sentido?
Pensei em aumentar a particao do Ubuntu (pelo GParted) mas fiquei com receio em funcao do boot. Vai afetar o boot? Existe outro caminho mais facil para apagar arquivos. Pelo pastas que o comando `nautilus` me mostra, nao sei o que eu posso apagar.