Autor Tópico: Tempo de início dos aplicativos  (Lida 1669 vezes)

Offline jnmoreno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Tempo de início dos aplicativos
« Online: 02 de Abril de 2015, 16:47 »
Olá,

Sou novo no desenvolvimento de aplicativos para Linux.

Atualmente estou trabalhando em uma aplicação que dispara o Writer, Calc e Impress do Libreoffice. E notei que quando esses aplicativos são executados pela primeira vez, após o PC voltar de um boot, eles demoram mais para iniciar, já a partir da segunda vez eles são iniciados mais rapidamente. Eu acredito que isso esteja relacionado ao gerenciamento de memória do SO. É isso mesmo? Tem alguma relação com a memória cache do processador?

Alguém tem uma explicação mais técnica para me passar?

Se puderem me passar dicas de bibliografias ou artigos que tratem desse assunto, ficarei grato.

Só para conhecimento, estou desenvolvendo um aplicativo desktop em Java7, e o SO é o Ubuntu 14.04.

Desde já agradeço.

[]'s
Juliano

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tempo de início dos aplicativos
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2015, 22:50 »
Não sou desenvolvedor de aplicativos e nem programador. Este assunto merece várias aulas, já que seria preciso abordar muitos assuntos para ter completo entendimento do que acontece por debaixo do capô. Gerenciamento de memória, kernel, sistema de arquivos, linguagem utilizada no programa e por aí vai. São várias as variáveis que vão fazer esse programa ser carregado mais rapidamente ou lentamente.   Vou falar pra você o pouco que eu entendo.

O que você relata quanto aos aplicativos do LibreOffice é exatamente assim!