Autor Tópico: Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu  (Lida 20074 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2015, 18:17 »
Citar
No Boot Device Found. Press any key to reboot the machine.

Deve ter mais um chaveamento onde se indica a ordem de boot.
Dependendo do setup UEFI é necessário dizer que é o Windows, em outros será necessário indicar o disco.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2015, 18:20 »
E como faço isso?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2015, 21:02 »
Citar
E como faço isso?

A ordem de boot está em algum ponto do setup da máquina, só mesmo olhando aí para achar.
Tem que explorar as alternativas que existem (=chaveamento).
Em algum ponto do setup existe esse chaveamento que diz para fazer o boot pelo Windows ou ainda, especificando se o boot deve se dar a partir de um CD-rom (ou drive óptico), pendrive, disco 0, disco 1, enfim, uma sequência que dá ordem e determina a prioridade do boot.
Precisa mesmo olhar extensivamente no setup da máquina.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2015, 21:09 »
Ja modifiquei varias coisas nesse setup. Nada mudou.
Eu pensei até em desinstalar o Ubuntu e limpar a partição q ele está instalado.
Mas aí não sei se depois conseguirei acesso ao Windows.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2015, 21:39 »
Veja, /adrmalko/,

O sistema está usando o modo Legacy, que como já disse, equivale ao MBR tradicional.
Não deveria, em tese, existir maiores problemas quanto à instalação do grub e identificação dos sistemas operacionais na máquina.
Entretanto, sabemos por experiência que na verdade Legacy não é exatamente a mesma coisa que MBR verdadeira e que depende muito do específico hardware da máquina.

1) Um ponto importante: quando instalou o Windows instalou também já usando o modo Legacy?

2) Possivelmente você já fez, mas não custa conferir. Já executou esse comando?

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
3) Já tentou reinstalar o grub usando o boot-repair?

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair

sudo apt-get update

sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Como está no modo Legacy lembre-se que o grub deve ser gravado na MBR de /dev/sda.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #20 Online: 08 de Julho de 2015, 22:10 »
Se nada do post anterior funcionou, então antes de medidas mais drásticas você deve tentar inicialmente  recuperar a MBR do Windows usando o Prompt de Comando do próprio Windows.

Para restaurar a MBR é necessário o CD de instalação do Windows, que você já usou e até mostrou uma tela aqui nos posts. Como na verdade se trata de um assunto Windows, posso não estar perfeitamente atualizado quanto ao método de fazer isso, mas vamos pelo método que conheço, se é que ainda é válido, entretanto, existe muito material Windows na internet tratando disso.

1) Inicie o sistema com o dvd do Win7, como se fosse fazer uma formatação normal.

2) Numa determinada tela de "Instalar" deve existir a opção "Reparar Sistema" (os nomes podem não ser exatamente esses, mas o conceito é esse)

3) Adiante, em algum ponto, há a opção de ir para o Prompt de Comando

4) Estando no prompt de comando execute:

Código: [Selecionar]
bootsect /nt60 ALL /force /mbr
5) Uma outra opção que no XP funcionava era usar o fixmbr, não sei se ainda funciona para o Win7, em todo caso, deve ser algo semelhante a isso:

Código: [Selecionar]
bootrec.exe /fixboot

Bootrec.exe /fixmbr

Não deve ser muito difícil confirmar tais comandos Windows em sites que tratam do Windows.

Se conseguir recuperar a MBR do Win7 e iniciar por ele (o menu grub irá obviamente desaparecer), então em seguida é iniciar o sistema a partir de um live-iso (pendrive ou cdrom) e utilizar o Boot-Repair para reinstalar o menu do grub, usando os comando que já passei no post anterior.

Existem outras opções, mas vamos um passo por vez.

Alerta: Obviamente estou supondo que você tem backup completo e seguro de todos os seus arquivos pessoais (documentos, fotos, textos autorais, etc) e que **não** é problema ter que reinstalar o sistema, seja o Ubuntu seja o Windows, se for necessário. Nem pense em alterar partições, boot e similares sem backup confiável dos seus arquivos pessoais.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2015, 00:13 »
Faltou dizer quanto ao post anterior (#20): se você instalou o Windows com o setup configurado para UEFI, a recuperação do boot do Windows só pode ser feita no mesmo modo. Se fez no Legacy, recupera no Legacy; se fez no UEFI, recupera no UEFI.

Possivelmente há um chaveamento "secure boot" no setup, talvez tenha que desativá-lo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2015, 13:10 »
Citar
Veja, /adrmalko/,

O sistema está usando o modo Legacy, que como já disse, equivale ao MBR tradicional.
Não deveria, em tese, existir maiores problemas quanto à instalação do grub e identificação dos sistemas operacionais na máquina.
Entretanto, sabemos por experiência que na verdade Legacy não é exatamente a mesma coisa que MBR verdadeira e que depende muito do específico hardware da máquina.

1) Um ponto importante: quando instalou o Windows instalou também já usando o modo Legacy?
Sim.

Citar
2) Possivelmente você já fez, mas não custa conferir. Já executou esse comando?

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Também já fiz algumas vezes.

Citar
3) Já tentou reinstalar o grub usando o boot-repair?

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair

sudo apt-get update

sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Como está no modo Legacy lembre-se que o grub deve ser gravado na MBR de /dev/sda.
Já tentei também.

Citar
Se nada do post anterior funcionou, então antes de medidas mais drásticas você deve tentar inicialmente  recuperar a MBR do Windows usando o Prompt de Comando do próprio Windows.

Para restaurar a MBR é necessário o CD de instalação do Windows, que você já usou e até mostrou uma tela aqui nos posts. Como na verdade se trata de um assunto Windows, posso não estar perfeitamente atualizado quanto ao método de fazer isso, mas vamos pelo método que conheço, se é que ainda é válido, entretanto, existe muito material Windows na internet tratando disso.

1) Inicie o sistema com o dvd do Win7, como se fosse fazer uma formatação normal.

2) Numa determinada tela de "Instalar" deve existir a opção "Reparar Sistema" (os nomes podem não ser exatamente esses, mas o conceito é esse)

3) Adiante, em algum ponto, há a opção de ir para o Prompt de Comando

4) Estando no prompt de comando execute:

Código: [Selecionar]
bootsect /nt60 ALL /force /mbr
5) Uma outra opção que no XP funcionava era usar o fixmbr, não sei se ainda funciona para o Win7, em todo caso, deve ser algo semelhante a isso:

Código: [Selecionar]
bootrec.exe /fixboot

Bootrec.exe /fixmbr

Não deve ser muito difícil confirmar tais comandos Windows em sites que tratam do Windows.

Se conseguir recuperar a MBR do Win7 e iniciar por ele (o menu grub irá obviamente desaparecer), então em seguida é iniciar o sistema a partir de um live-iso (pendrive ou cdrom) e utilizar o Boot-Repair para reinstalar o menu do grub, usando os comando que já passei no post anterior.

Existem outras opções, mas vamos um passo por vez.

Alerta: Obviamente estou supondo que você tem backup completo e seguro de todos os seus arquivos pessoais (documentos, fotos, textos autorais, etc) e que **não** é problema ter que reinstalar o sistema, seja o Ubuntu seja o Windows, se for necessário. Nem pense em alterar partições, boot e similares sem backup confiável dos seus arquivos pessoais.
Isso que tentei fazer, mas como relatei na resposta #8 a instalação do windows não detecta o windows instalado no computador, mesmo assim apliquei esses comandos no prompt, mas nada resolveu.
Fiz esse procedimento: http://www.guiadopc.com.br/dicas/13098/como-recuperar-o-boot-mbr-do-windows-7.html

Citar
Faltou dizer quanto ao post anterior (#20): se você instalou o Windows com o setup configurado para UEFI, a recuperação do boot do Windows só pode ser feita no mesmo modo. Se fez no Legacy, recupera no Legacy; se fez no UEFI, recupera no UEFI.

Possivelmente há um chaveamento "secure boot" no setup, talvez tenha que desativá-lo.
Fiz a instalação toda em legacy, e o segure boot está desativado.

Vou partir para a formatação geral mesmo, não queria, mas só assim para conseguir ter acesso ao windows. Consigo acessar meus arquivos pelo ubuntu assim não perderei nada do windows.
Acho que as alternativas que eu poderia fazer, eu o fiz. Como não sou um expert em programação, prefiro fazer o feijão com arroz mesmo.










Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #23 Online: 10 de Julho de 2015, 13:41 »
Estive dando uma pesquisada agora. Não pode ser algum problema com as configurações do Intel RST?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #24 Online: 10 de Julho de 2015, 15:33 »
Estava relendo o tópico com mais atenção e notei que voce disse no post #10:

Citar
"O menu do grub está aparecendo, antes o windows 7 aparecia como última opção [...]"

Ou seja, na verdade a instalação e o menu do grub já estiveram corretos anteriormente usando essa mesma configuração do setup em Legacy, o que dá a entender que apenas desapareceu a entrada do Windows posteriormente, por razões que no momento não sabemos.

Bem, se é mesmo assim, se a linha de entrada do Windows já esteve no menu do Grub anteriormente, já tentou utilizar o Grub Customizer?

Na verdade o que não faz o menor sentido e está incompreensível é que você não esteja simplesmente conseguindo recuperar o boot do Windows, isto é, gravar o boot do Windows na MBR do disco a partir do próprio CD de instalação do Windows. Note que fazer isso apenas não é uma questão Linux, é exclusivamente uma questão Windows, isto é, não depende de absolutamente nada do Linux e, no caso, do Ubuntu.

O normal é mesmo ir para o Prompt de Comando na opção de recuperação do sistema a partir do dvd do Windows 7 e então:

Digite Bootrec.exe e pressione Enter

Aí as opções que existem, até onde sei do Windows, são:

/FixMbr

/FixBoot

/ScanOs

Isso está detalhado nesse link abaixo do suporte da própria Microsoft:

https://support.microsoft.com/pt-br/kb/927392/pt-br

Quanto a questão que você levantou sobre o  Intel RST( Intel Rapid Storage Technology ou Tecnologia de armazenamento Intel Rapid), não me parece que possa ser isso, que tenha relação com a questão, mas vou tentar olhar mais detidamente.

Se for mesmo recomeçar tudo fazendo uma nova instalação, eu tentaria inicialmente fazer pelo padrão da máquina, que é usando UEFI, isto é, instalar o Windows 7 e o Ubuntu dentro desse padrão e só usar o Legacy em último caso.

De toda forma, como dito, antes de mais nada verifique se a partir do Grub Customizer é possível encontrar uma solução.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #25 Online: 10 de Julho de 2015, 23:49 »
Citar
Estava relendo o tópico com mais atenção e notei que voce disse no post #10:
Citar
"O menu do grub está aparecendo, antes o windows 7 aparecia como última opção [...]"
Ou seja, na verdade a instalação e o menu do grub já estiveram corretos anteriormente usando essa mesma configuração do setup em Legacy, o que dá a entender que apenas desapareceu a entrada do Windows posteriormente, por razões que no momento não sabemos.
Exato. Não lembro direito, mas uns dois ou três dias aparecia a opção do windows no grub, tanto é que eu o acessava. Depois a opção saiu e começou minha busca por soluções e cá estou.

Citar
Bem, se é mesmo assim, se a linha de entrada do Windows já esteve no menu do Grub anteriormente, já tentou utilizar o Grub Customizer?
Eu instalei o grub customizer, mas não sei o que fazer nele. Aparece as mesmas opções da inicialização. O windows não aparece.

Citar
Na verdade o que não faz o menor sentido e está incompreensível é que você não esteja simplesmente conseguindo recuperar o boot do Windows, isto é, gravar o boot do Windows na MBR do disco a partir do próprio CD de instalação do Windows. Note que fazer isso apenas não é uma questão Linux, é exclusivamente uma questão Windows, isto é, não depende de absolutamente nada do Linux e, no caso, do Ubuntu.
Entendo, justamente por isso que fui buscar em fóruns que não são do ubuntu e levantei a questão do Intel RST.

Citar
O normal é mesmo ir para o Prompt de Comando na opção de recuperação do sistema a partir do dvd do Windows 7 e então:
Digite Bootrec.exe e pressione Enter
Aí as opções que existem, até onde sei do Windows, são:
/FixMbr
/FixBoot
/ScanOs
Isso está detalhado nesse link abaixo do suporte da própria Microsoft:
https://support.microsoft.com/pt-br/kb/927392/pt-br
Já tentei isso também, o problema é o passo anterior a esse. Onde a própria instalação do windows deveria reconhecer se há algum windows instalado no computador. E isso não aparece.

Citar
Quanto a questão que você levantou sobre o  Intel RST( Intel Rapid Storage Technology ou Tecnologia de armazenamento Intel Rapid), não me parece que possa ser isso, que tenha relação com a questão, mas vou tentar olhar mais detidamente.

Se for mesmo recomeçar tudo fazendo uma nova instalação, eu tentaria inicialmente fazer pelo padrão da máquina, que é usando UEFI, isto é, instalar o Windows 7 e o Ubuntu dentro desse padrão e só usar o Legacy em último caso.

De toda forma, como dito, antes de mais nada verifique se a partir do Grub Customizer é possível encontrar uma solução.
O que faço no grub costumizer? Não fiz absolutamente nada para não causar algum outo problema, só instalei.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2015, 00:15 »
Citar
o problema é o passo anterior a esse. Onde a própria instalação do windows deveria reconhecer se há algum windows instalado no computador. E isso não aparece.

Há um ponto eventualmente importante aqui, pois mesmo que o cd de reparação do Windows não reconheça existir uma instalação (na verdade nesse momento isso não é importante) deverá ser possível ir para o prompt de comando e executar tais comandos.

Como já disse antes, continuo sem entender a aparente razão pela qual você não está conseguindo recuperar o boot do Windows 7, que é algo independente do Linux, no que consultando mais alguns links há um deles, em vídeo, bastante simples, porém recente, agora de janeiro de 2015. Como tira-teima, verifique para ver se está mesmo fazendo tudo certo nessa tentativa de recuperar o Win7 usando o cdrom dele.

Como reparar o boot do Windows 7 Definitivo 2015

https://www.youtube.com/watch?v=JL0T1iZCcTg

Se aparecer alguma mensagem de erro nessa recuperação do boot do Win7 através do Prompt de Comando é necessário anotar para que se possa verificar do que se trata.

Apenas depois de conseguir fazer o boot pelo próprio Win7 é que deverá recuperar o Grub, portanto, o que se quer é o boot do Windows gravado na MBR, apenas isso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline adrmalko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #27 Online: 11 de Julho de 2015, 00:28 »
Citar
o problema é o passo anterior a esse. Onde a própria instalação do windows deveria reconhecer se há algum windows instalado no computador. E isso não aparece.

Há um ponto eventualmente importante aqui, pois mesmo que o cd de reparação do Windows não reconheça existir uma instalação (na verdade nesse momento isso não é importante) deverá ser possível ir para o prompt de comando e executar tais comandos.

Como já disse antes, continuo sem entender a aparente razão pela qual você não está conseguindo recuperar o boot do Windows 7, que é algo independente do Linux, no que consultando mais alguns links há um deles, em vídeo, bastante simples, porém recente, agora de janeiro de 2015. Como tira-teima, verifique para ver se está mesmo fazendo tudo certo nessa tentativa de recuperar o Win7 usando o cdrom dele.

Como reparar o boot do Windows 7 Definitivo 2015

https://www.youtube.com/watch?v=JL0T1iZCcTg

Se aparecer alguma mensagem de erro nessa recuperação do boot do Win7 através do Prompt de Comando é necessário anotar para que se possa verificar do que se trata.

Apenas depois de conseguir fazer o boot pelo próprio Win7 é que deverá recuperar o Grub, portanto, o que se quer é o boot do Windows gravado na MBR, apenas isso.

Já tentei isso diversas vezes, mas meu windows não aparece na opção citada aos 4:16 do vídeo (https://youtu.be/JL0T1iZCcTg?t=4m16s).
No vídeo aparece a opção Windows 7 e no meu fica em branco. Mesmo assim eu avanço e abro o prompt, executo os comandos, tudo ok.
Mas depois nada acontece, como se não tivesse feito nada.

Entrei no setup e alterei as opções de UEFI, Legacy, Secury Boot (ativado e desativado) e tentei esse procedimento do vídeo. Nada.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #28 Online: 11 de Julho de 2015, 00:54 »
Se não está indo mesmo e já que também no Grub Customizer igualmente não está achando a entrada do Windows , pode ser o caso de baixar o iso do Super Grub2 Disk, gravar um disco de boot e iniciar por ele.

http://www.supergrubdisk.org/super-grub2-disk/

Isso também pode ser feito pelo Chameleon Boot Loader ou ainda do iBoot Boot Loader.

Devem aparecer todas as partições, no que deverá ser possível escolher a partição de recovery do Windows no próprio disco, claro que se ela de fato estiver lá e não estiver corrompida por algo que tenha sido feito antes.

Bem, nesse caso, sendo possível iniciar o Windows novamente, então é baixar e instalar o EasyBCD, o qual reescreve a MBR e vai adicionar as entradas.

É um outro caminho possível.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalei o Ubuntu e o Windows Sumiu
« Resposta #29 Online: 11 de Julho de 2015, 01:55 »
Citar
O que faço no grub costumizer?

Na verdade "comi" uma etapa nas respostas, era para ter respondido isto antes de ter feito o post anterior (#28), ou seja, presumi que o Grub-Customizer não estava encontrando a entrada do Windows, o que na realidade não sei se encontrou ou não.

Com o Grub-Customizer é possível, como o próprio nome diz, customizar o menu do grub, é possível acrescentar uma entrada ao menu do grub, claro que se ele identificar uma entrada válida para boot.

No primeiro indicador "partition" deve existir a partição correspondente.
Tente criar a entrada para ver se vai.

Depois disso, se não deu certo com o Grub-Customizer, então considere o post anterior que fiz dizendo do "Super Grub2 Disk", que é uma forma diferente e autônoma de fazer o boot, pois você irá gravar um disco (pendrive ou cdrom) de boot a partir de uma iso, fazer o boot por ele (portanto por fora de qualquer sistema operacional, acerte a ordem no setup da máquina) e então será possível identificar as entradas de boot.
É um processo mais completo.
« Última modificação: 11 de Julho de 2015, 02:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.