Bom, após a curta aventura no Slackware 11, resolvi testar o Fedora Core 6. Também baixei o DVD, estranhamente, tive que baixar duas vezes!
O MD5SUM não batia na primeira vez, e olha que baixei via Bittorrent. Aí resolvi baixar novamente por ftp. Aí minha surpresa que o MD5SUM não batia novamente, mas notei que era o mesmo resultado do baixado via Bittorrent. Resolvi arriscar e queimei a imagem ISO. E não é que correu tudo bem!?
Vai entender essas coisas.
O instalador do Fedora é o Anaconda, tudo em modo gráfico, para mim só perde para o instalador do SUSE. Tudo muito simples e claro. Perguntou do Idioma, e pelo idioma tentou adivinhar o teclado, ABNT2, na mosca! Ele me perguntou se gostaria de apagar todo o conteúdo do HD e realizar a instalação padrão. Foi o que fiz, depois pede para escolher os pacotes a serem instalados (organizados por grupos). Deixei de fora apenas os pacotes para servidores. Tentou configurar a rede via DHCP, mas como eu não tenho modem roteado, não foi. Pediu a senha do root também.
Passou para instalação do sistema em sí. Demorou 33 minutos. Avisou que precisava reiniciar para terminar a configuração do sistema.
Aí foi que perguntou o nome do usuário, senha, Firewall, SELinux e a configuração da placa de Som. Aponta os dispositivos encontrados e faz um teste, tocando sons nos canais direito, esquerdo e central. Notei que durante a instalação ele encontrou e já configurou a minha placa de vídeo, mas não acertou na taxa de atualização correta, tive que mudar depois em modo gráfico mesmo.
O tempo de boot dele é uma eternidade, 1minuto e 45 segundos!
Apesar deste boot tão lento, o sistema até que é ligeiro. Mas não possui consistência nisso, algumas aplicações abrem muito rapidamente, outras demoram muito. O Firefox (ainda na versão 1.5.0.7) demora mais que no Dapper para abrir. O OpenOffice é o 2.0.4. Tempo equivalente para abrir com o Dapper também. Devo salientar que todo o sistema e os aplicativos já estavam completamente em português desde o primeiro boot.
O Gnome é o 2.16, não pedi para instalar nada do KDE, mas mesmo assim ele instala algumas aplicações dele. Então ficou fácil, tinha a parte gráfica, teclado, mouse, som e o sistema em meu idioma logo de cara! Faltava o ADSL. Como esta não é a primeira vez que testo o Fedora, já sabia o que fazer: adsl-setup e pronto! Conectado na internet!
A navegação dele é muito lenta, não sei o motivo. O Firefox demora um monte para buscar o endereço. Assim como o Ubuntu, ele não vem com nenhum codec instalado por padrão. Não tocou mp3, nem DVDs ou outros vídeos, sem flash também. Só tinha o java instalado. Montou o meu cartão de memória no desktop e os CDs e DVDs de dados que coloquei.
Outra coisa, o Fedora é enorme, tá ocupando 3,5GB sem os Codecs e outras aplicações que costumo usar.
Agora vou garimpar no Fórum do Fedora como o yumex funciona. Para instalar tudo o que eu quero e deixá-lo pronto para uso em Desktop.
Depois posto mais coisas.