Confesso que o Kurumin nunca chegou a me comover! A começar pelo fato de que, até pouco tempo, ele seguiu o padrão Knoppix misturando os vários ramos do Debian (stable, testing e unstable), o que não me parecia muito positivo. É algo que já deve mudar nas próximas versões, mas ainda assim há coisas ali que eu não aprecio muito, talvez por ser um projeto excessivamente personalista ("a imagem e semelhança do criador").
O Muriqui é ótimo. O problema para mim é o foco exclusivo no KDE e o fato de tomar como base de desenvolvimento o ramo estável do Debian, muito atrasado. Este também é o principal defeito do Debian-CDD, que, segundo consta, virá com bastante aperfeiçoamentos na próxima versão, inclusive com uma versão para o KDE. Até hoje só havia uma para o Gnome e outra um gerenciador de janelas mais leve.
Ao Kalango eu só reprovo o modo como tem sido tratada a comunidade, o que resulta num fórum com participação pouco rica e, por conseguinte, pobre em suporte.
O Resulinux pareceu-me bastante promissor, até pelo modo como têm sido tratados os usuários e colaboradores, uma postura que induz a formação de uma comunidade ativa e fiel.
E o Dreamlinux é o projeto mais profissional que nós temos entre as distribuições não-comerciais. Tanto assim, que entre as distribuições mais visitadas do site Distrowatch, ela é de longe a brasleira melhor posicionada.
Legal mesmo seria um Ubuntu-CDD. Por que não pensar nisso?