Autor Tópico: Como acessar pasta do servidor pela internet?  (Lida 1707 vezes)

Offline M4ick0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como acessar pasta do servidor pela internet?
« Online: 30 de Abril de 2015, 01:37 »
Olá pessoal, pesquisei no forúm mas não encontrei nada que me ajudasse muito ainda, sou leigo ainda em redes, comecei a estudar recentemente e comecei a tentar algumas coisas. Crei um máquina virtual no VirtualBox e instalei o Ubuntu 14.04 nela (meu host é Windows 7). Após a instalação do Ubuntu na máquina virtual do VB, segui um tutorial e instalei o apache na máquina virtual e criei uma pasta 'Documentos'  na pasta /var/www. Alterei tbm a rede da máquina virtual de NAT para Placa em modoBridge. Testei localmente e estou conseguindo acessar os arquivos desta pasta através do http://192.168.0.8/Documentos/. Agora gostaria de acessar essa pasta var/www/Documentos em outro pc em outra rede, apenas fornecendo o ip da minha máquina, como posso fazer isso? Tipo, pode acessar essa pasta pela internet. Sou leigo nisso tudo ainda, então desde já agradeço a ajuda de todos.   ;)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar pasta do servidor pela internet?
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2015, 11:21 »
Testei localmente e estou conseguindo acessar os arquivos desta pasta através do http://192.168.0.8/Documentos/. Agora gostaria de acessar essa pasta var/www/Documentos em outro pc em outra rede, apenas fornecendo o ip da minha máquina, como posso fazer isso? Tipo, pode acessar essa pasta pela internet.

Olá,

Da maneira que está configurado, você nunca irá comartilhar seu servidor em var/www/documentos  com o endereço 192.168.X.X

Os endereços 192.168.X.X são endereços privados e é preciso um endereço público para isto acontecer.

Assim é preciso primeiro rotear o endereço do servidor no seu roteador (procure como ajustar DMZ)

Feito isto, é necessário um número IP fixo (seu provedor de Internet lhe dá apenas um IP dinâmico na maioria das vezes)

No caso de IP fixo, basta digitar no browser do computador remoto o número IP : porta dmz ( ex.: //200.201.143.12:8081) e é feito o acesso.

No caso de IP dinâmico, é preciso usar um servidor de nomes externo, como o noip por exemplo.

Se desejar usar um endereço www (como www.meusarquivos.com.br) para não ter que digitar o endereço IP,  você tem que registrar o domínio e pagar as taxas correspondentes de manutenção deste dominio.