Autor Tópico: Como acessar pasta do servidor pela internet?  (Lida 1707 vezes)

Offline M4ick0n

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Como acessar pasta do servidor pela internet?
« Online: 30 de Abril de 2015, 01:37 »
Olá pessoal, pesquisei no forúm mas não encontrei nada que me ajudasse muito ainda, sou leigo ainda em redes, comecei a estudar recentemente e comecei a tentar algumas coisas. Crei um máquina virtual no VirtualBox e instalei o Ubuntu 14.04 nela (meu host é Windows 7). Após a instalação do Ubuntu na máquina virtual do VB, segui um tutorial e instalei o apache na máquina virtual e criei uma pasta 'Documentos'  na pasta /var/www. Alterei tbm a rede da máquina virtual de NAT para Placa em modoBridge. Testei localmente e estou conseguindo acessar os arquivos desta pasta através do http://192.168.0.8/Documentos/. Agora gostaria de acessar essa pasta var/www/Documentos em outro pc em outra rede, apenas fornecendo o ip da minha máquina, como posso fazer isso? Tipo, pode acessar essa pasta pela internet. Sou leigo nisso tudo ainda, então desde já agradeço a ajuda de todos.   ;)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar pasta do servidor pela internet?
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2015, 11:21 »
Testei localmente e estou conseguindo acessar os arquivos desta pasta através do http://192.168.0.8/Documentos/. Agora gostaria de acessar essa pasta var/www/Documentos em outro pc em outra rede, apenas fornecendo o ip da minha máquina, como posso fazer isso? Tipo, pode acessar essa pasta pela internet.

Olá,

Da maneira que está configurado, você nunca irá comartilhar seu servidor em var/www/documentos  com o endereço 192.168.X.X

Os endereços 192.168.X.X são endereços privados e é preciso um endereço público para isto acontecer.

Assim é preciso primeiro rotear o endereço do servidor no seu roteador (procure como ajustar DMZ)