Autor Tópico: ATI Radeon HD 4550 no Ubuntu Studio 14.02 Trusty  (Lida 3205 vezes)

Offline Zenzor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
ATI Radeon HD 4550 no Ubuntu Studio 14.02 Trusty
« Online: 12 de Maio de 2015, 04:51 »
Olá, eu usava CentOS, sou iniciante no Ubuntu, gostei muito dele mas to quase dropando devido as dificuldades de instalar o driver de video, os videos do youtube tão lentos por causa disso ( eu acho ) e to tendo problemas em instalar, uso Ubuntu Studio 14.04 Trusty (Por causa do XFCE e da GUI), minha placa de vídeo é ATI Radeon HD 4550 (RV710), eu já tentei tudo (ou quase), o que achei que funcionaria "ppa:makson96/fglrx" o link deve ta off e não retorna os packages, tentei instalar o fglrx pelo Synaptic mas quando reinicio o Ubuntu ele fica com a tela pela metade, só desinstalando pra voltar ao normal, eu instalei o driver manual da AMD ATI 13.1 ele até funcionou e reconheceu o driver pelo fglrxinfo mas quando reiniciei o OS ele cortou a tela pela metade também.. enfim se alguém tiver um jeito certo com repositorio funcionando pra fazer downgrade ou algum metódo funcional pra instalar os drivers e funcionar o ubuntu sem travar..

Resumo: ppa makson96 packages dando 404 not found, tentei bastante coisa, fglrx e driver manual cortando a tela pela metade (não reconhece o driver e fica com resolução 1024x768 sem outras opções e taxa de 76Hz)

EDIT: Se o comando glxinfo responder, é por que o driver ta instalado ?

Obrigado e desculpa pelo enorme texto.
« Última modificação: 12 de Maio de 2015, 14:41 por Zenzor »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 4550 no Ubuntu Studio 14.02 Trusty
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2015, 01:33 »
Veja, /Zenzor/,

Não tenho a placa gráfica em questão, aliás, não tenho nada similar, nada ATI/Radeon, o que limita muito (tudo na verdade) no que posso lhe auxiliar, já que não há como verificar nada, testar nada, mas enfim, são considerações abstratas apenas no sentido de tentar apontar um possível caminho.

A situação nessas circunstâncias está muito complicada para quem tem ATI legacy.

Nesse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102561.msg570526.html#msg570526

Nas palavras do colega /nomade/:

" AMD Radeon HD anterior a série 5xxx, ou qualquer outra ATI anterior a isso é legacy (legado, ou seja, usará drivers antigos). A AMD não atualizou seus drivers legacy para o novo xorg. Essas placas vão funcionar bem até o Ubuntu 12.04, para o 12.10 o driver fglrx (FireGL and Radeon for X) funcionar é necessário fazer uma gambiarra que faz e mantém o downgrade do xorg. Eu postei essa gambiarra nesse tópico:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=101608.0 "

Mas o próprio /nomade/ no post #78 do tópico acima (101608.0), de 28/07/2014, afirma:

"Atualmente está complicado. A distancia entre as versões do kernel e do xorg estão bem maiores. [...]. Se não funcionar é pensar em fazer upgrade de VGA."

Não me parece que haja fato novo quanto a esse assunto, a idéia continua sendo aquela, porém você diz que a ppa não está retornando os arquivos.

Pois bem, olhando diretamente o link pareceu-me que eles ainda estão lá, pelo menos poderiam ser baixados manualmente, o que é um caminho, embora não trivial, já que dependerá de instalação manual ou ainda fazer o apt-get funcionar exclusivamente a partir do cache depois de baixados manualmente os arquivos necessários.

O link direto dos arquivos (da ppa) é esse:

https://launchpad.net/~makson96/+archive/ubuntu/fglrx

Basta clicar em "View package details" que será possível acessar diretamente todos os arquivos do repositório e fazer o download do que necessita (testei baixar alguns arquivos e estão baixando, está fazendo o download).

Entretanto, isso em si e sozinho não irá resolver o problema, pois como o próprio /Tomasz Makarewicz/ diz na descrição da ppa:

"If there will be no more driver updates made by AMD, than this repository will not support Ubuntu 13.10 and beyond. Use open source drivers instead (installed by default)."

Ou seja, ele já estava "cantando a bola" de que o procedimento morria ali, não iria evoluir para as novas versões, observando-se, ainda, as restrições para os releases da versão 12.04  (Ubuntu 12.04.3 is not supported).

Pois bem, isso posto, esse link abaixo (post #68 do usuário /anton12/, May 9th, 2014) complementa e dá um caminho, pelo que lá se afirma estava funcionando no Ubuntu 14.04 LTS, além de outras referências nos posts adiante daquele mesmo tópico afirmando também funcionar no Lubuntu 14.04 x64 e ainda no Kubuntu 14.04 x64.

Observe que 'patches' precisam ser baixadas em arquivos que estão colocados no Dropbox (existem 3 links no post mencionado, note que existe apenas para 64-bit). Como não tenho cadastro Dropbox não consegui baixar, mas vi que os arquivos ainda estão lá para download.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2181190&page=7&p=13019100#post13019100

Assim sendo, nesse ponto parece haver duas opções:

1) baixar e executar todos os procedimentos da ppa:makson96/fglrx (menos o apt-get upgrade, esse não), que continua funcionando normalmente para a versão 12.04.2 (ou 12.04.1 pode ser melhor) do Ubuntu e travando (pinning) alguns componentes (kernel pelo menos) para que não evoluam;

2) Idem o acima, porém baixando e instalando os pacotes da ppa:makson96/fglrx manualmente,  entretanto indo além e adicionando os 'patches' fornecidos pelo link do /anton12/, evoluindo para a versão 14.04;

É um caminho complicado, nada trivial, e certamente já depende de um conhecimento um pouco mais avançado de Linux, mas enfim, parece que não é insolúvel, tudo indica que possa ser uma solução.

« Última modificação: 14 de Maio de 2015, 10:14 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon HD 4550 no Ubuntu Studio 14.02 Trusty
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2015, 16:17 »
Complementando, vez que não ficou muito claro no post anterior, a ppa:makson96/fglrx continua a funcionar normalmente, testei aqui num live-iso e consegui baixar e instalar todos os arquivos.

Apenas o que ocorre é que ela diretamente e na forma de ppa não serve para a versão 14.04, não está linkada para essa versão, por conseguinte, quando se tenta executar de dentro do Trusty, que foi o seu caso, irá naturalmente aparecer como arquivos não encontrados.

Os arquivos daquela ppa podem ser baixados e funcionam para a versão 12.04 - LTS, condinome Precise Pangolin, que tem suporte até abril/2017.

Entretanto, é importante notar a restrição já mencionada e que lá consta de que não funciona para a versão 12.04.3 (e imagino que as subsequentes 12.04.4 e 12.04.5, que é a atual da 12.04).

Então em razão dessa restrição das versões 12.04.3 em diante entendo que o procedimento para instalar nela deva ser um pouco diferente do que consta para quem queira instalar.

1) baixar e instalar o .iso da versão 12.04 original ( ou 12.04.1), porém fazer a instalação NÃO atualizando simultaneamente à instalação e nem imediatamente após e NÃO executar em caso algum o comando apt-get upgrade (para que não altere a versão do Xorg que na origem é .
X.Org X Server 1.11.3, conexos do Xorg e também do kernel);

2) concluída a instalação bloquear a atualização de kernel na versão 3.2.xx usando o pinning;

3) instalar a  ppa:makson96/fglrx ainda sem usar o apt-get upgrade, pois o apt-get install fglrx-legacy irá bloquear a atualização do Xorg não deixando ultrapassar a versão 1.12;

4) isso feito, portanto já bloqueados o Xorg e o Kernel, fazer a atualização do sistema por apt-get upgrade.

Creio que dessa forma seja possível instalar e usar na versão 12.04.

« Última modificação: 14 de Maio de 2015, 16:40 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.