Autor Tópico: usb boot do ubuntu  (Lida 4336 vezes)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
usb boot do ubuntu
« Online: 30 de Abril de 2015, 06:32 »
Eu consigo colocar e instalar sem problemas; mas os usb logo logo se corrompem ou sofrem modificação interna que não permite mais a instalação.

Tem alguma maneira de eu conseguir evitar que escrevam ou modifiquem o pendriver?

Obrigado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2015, 11:33 »
Amigo,

Não entendi nada.

Eu consigo colocar e instalar sem problemas

O que é  "colocar e instalar"?

Colocar um dispositivo USB é simples, basta encaixar numa porta USB como citou.

mas os usb logo logo se corrompem ou sofrem modificação interna que não permite mais a instalação.

Portas usb não são passíveis de corrupção. São portas digitais com alimentação de 5 volt. É impossível acontecer o que descreve.

Tem alguma maneira de eu conseguir evitar que escrevam ou modifiquem o pendriver?

Se se refere a perder dados,  é obrigatório "desmontar" o pendrive antes de sua remoção, mesmo depois de desmontado, deve-se aguardar uns 30 segundos antes de fisicamente desplugar o pendrive da porta usb, pois é necessário um tempo para se descarregar o cache durante o processo de desmonte.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2015, 11:45 »
È Tota, pode ser má manipulação, pois quando estou instalando o Kubuntu o instalador me da erros que podem ser da minha placa AMD com nvidea ou do instalador, que não me deixa nem leer a imagem. Para se dar conta o 15.04 não consegui instalar e me da tela preta, mas tenho certeza que este ainda é um bug.

Mas o resultado é que já muitas vezes perco essas midias e quando vou buscar não funcionan.

Pensei, não se se é possivel, alguma proteção.

Obrigado Tota

Offline ricardorrm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
    • Ver perfil
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2015, 12:30 »
Interessante seria que, ao terminar a instalação, peça para desligar o equipamento, e não simplesmente reiniciar a máquina. Assim, todo o processo de desmonte do pendrive será realizado sem problemas, sendo mais seguro retirá-lo então. Boa sorte!
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

MatheusWillder

  • Visitante
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2015, 13:46 »
Bom dia,

jopeu, você ainda não está dizendo coisa com coisa. Primeiro, diz que consegue colocar e instalar sem problemas. O que leva a crer que você havia instalado o sistema. Agora, diz que quando está instalando o Kubuntu o instalador reporta erros, que você supõe que seja da placa AMD com NVidia, o que não tem o menor sentido, visto que pelo que sei não é possível usar as placas da AMD em dual-sli com NVidia. Você não está falando de um computador AMD com placa Nvidia?

Pode até ser que o que ocorre seja incompatibilidade com o hardware mesmo, algumas placas da NVidia e AMD não são suportadas ou não são bem suportadas, junto com outras partes do hardware, como placa mãe, etc.

Se for tentar interpretar o que você diz, o que ocorre é que você em um primeiro momento instala o sistema corretamente em um computador, e ao tentar fazer a instalação em outro ou outra instalação aparece erro. É isso? Se for, ao meu ver a forma mais básica para isso não ocorrer é não fazer alterações nas pastas criadas para o instalador do sistema no pendrive. Só isso. Funciona para mim a muito tempo, simplesmente não coloco nada nessas pastas, oculto elas para ninguém mexer, e crio outras para adicionar arquivos e programas e etc. Note que você deve ter certeza que o programa que criou o pendrive bootável serve para isso, eu usava o Yumi e tentava instalar os sistemas e não conseguia, só depois fui descobrir que ele só serve para usar distros Linux em modo Live.

Outra coisa que você diz que não tem o menor sentido é que perde essas mídias. Tirando pendrives vagabundos comprados em lojas que vendem produtos piratas, é muito difícil perder um pendrive se manuseá-lo corretamente, e mesmo em casos de pendrive piratas ou de baixa qualidade já tive produtos que duraram bastante. Não conhecia isso de esperar os 30 segundos para remover o pendrive que o tio Tota falou, mas se ele falou, tá falado. Mas nunca fiz isso. Já ouve casos aqui de pendrives vagabundos que impediam de instalar a distro Linux, mas não parece ter nada haver com o que você relatou.

Já vi produtos que impedem o conteúdo do pendrive de ser acessado por qualquer um, mas aviso que só conheço produtos do tipo para Windows e que eles servem mais para proteger o conteúdo de ser visto por pessoas não autorizadas, e não de não alterar seu conteúdo, visto que a grande praticidade de ter pendrive é poder gravar e ler dados neles quando precisar. Se não quer isso, basta gravar o sistema em um DVD.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 13:50 por MatheusWillder »

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2015, 15:35 »
Primeiro agradeço todas as respostas e paso a explicar:

Sim minha placa tem um X6 com drivers da nvidea GForce 7025 nforce 630a e estou usando o driver 304 atualização. Voltei a colocar o windows7 para me simplificar, eu tinha eliminado e usava o virtualbox.
O programa que uso é o que vem com o kubuntu para criar discos de inicialização. Não faço mudanças no pendriver. Eu não perco o pendriver e sim o sistema bootavel nele, é isso que quero evitar.

1) Desde a versão 14.04 o instalador do kubuntu da diferentes erros. O mai dificil é que entra direto por mais que de F2 para o idioma, depois não se consegue leer o que esta no idioma e vou clicando até conseguir o pt-br. Depois não se consegue leer ao particionar. Por isso meu desespero ao aceitar uma atualização.
2) Depois tenho placa nvidea que me complica horrores ao instalar e atualizar desde o 14.10, o 15.04 está com bug mesmo e não consegui instalar. Voltei ao 14.10

Quando fui buscar os usb estavam todos corrompidos e os cds são pior ainda. Por isso perguntei se existe alguma maneira de proteger o pendriver.

Os isos são conferidos com md5sum e estão bem, gravação de cds o k3b. Talves tenha que fazer alguma das opções no boot, coisa que não faço; não sei.

Obrigado pessoal muito boa a atenção.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2015, 14:37 »
Boa tarde,

Ah, jopeu, bem melhor agora! Sem ser claro desde a primeira mensagem apenas atrapalha você na resolução do problema, e o pessoal que se dispõe a ajudar sem conseguir entender o problema e acaba tendo de passar informações que as vezes nem ajudam na resolução do problema.

Enfim, eu tenho poucas informações para tentar te ajudar, visto que não uso processador AMD (uso Intel) e muito menos placa de vídeo OffBoard (uso a OnBoard, também Intel). Posso apenas especular sobre o problema... Primeiro, é muito difícil tentar descobrir a causa provável do problema, visto que você não consegue visualizar a mensagem de erro mostrada. Pesquisei aqui sobre sua placa de vídeo, e achei pessoas com um problema parecido com o seu que você relatou desde a versão 14.04, inclusive aqui nesse fórum. A informação passada no tópico é que o último driver compatível com essa placa de vídeo para Linux é o 304.121. Também há um alerta de como instalar os drivers corretamente, o que não posso indicar a melhor forma pois como já disse uso OnBoard, mas em geral sempre o melhor parece ser instalar os drivers que estão disponíveis através do "Drivers adicionais". Tem de ver se esse driver indicado no tópico é compatível com novas versões do Ubuntu, estou com pouco tempo para pesquisar no momento, então acho que você pode fazer isso, principalmente se dominar pelo menos um pouco do inglês.

Você também já tentou a instalação sem instalar os drivers proprietários? Para mim, talvez seria interessante você nos passar outros detalhes do computador, como modelo da placa mãe. Para complementar: não acho que exista programa que deixe o conteúdo do pendrive sem poder ser modificado, como já disse, essa é a ideia de ser de um pendrive. Se ele está sendo modificado sem você mexer, talvez possa ser um pendrive pirata vagabundo, como os que falei. Também é importante remover o pendrive corretamente antes de removê-lo do computador. E sobre o que você disse sobre CDs (ou DVDs? O Ubuntu não cabe mais em um CD), que você disse que "os USB estavam todos corrompidos e os CDs são pior ainda", eu acho que voltamos ao caso de mídia pirata, que estraga muito facilmente. Confesso que uso dessas mídias, que aqui na minha cidade custam de R$1 a R$1,50, e que com o bom manuseio elas não estragam facilmente (bom manuseio de um pendrive: sempre remover ele com segurança pelo sistema operacional antes de remover da porta USB; bom manuseio de uma mídia de CD/DVD: pegar a mídia apenas pelas extremidades e centro, nunca na camada externa de gravação). Olha, tenho muitas (muitas mesmo) mídias dessas que citei, para backup de arquivos que não são importantes (como instaladores de jogos), todas elas datando de 2012 até 2014, e todas elas hoje funcionam perfeitamente, o "segredo" (se é que posso dizer assim) é manuseá-la como eu disse e colocar ela em uma capa protetora, de plástico ou até papel. Obviamente não posso garantir a qualidade de uma mídia vendida aí onde você mora, aqui é assim e elas funcionam muito bem, mas é sempre bom fazer uma verificação da .iso gravada na mídia de DVD, como o ImgBurn faz no Windows, mas não conheço nenhum programa que faça o mesmo no Linux.

Enfim, é sempre bom lembrar que o suporte das fabricantes ao Linux não é bom, e que as vezes placas de vídeos antigas deixam de receber novos drivers e suporte para novas versões do sistema, não sei se é o caso, não conheço essa placa de vídeo. Mas, analisando o problema na lógica, está parecendo mais um caso de incompatibilidade com hardware mesmo. Fica aqui essa minha pequena contribuição, faça uma pesquisa e conte o que descobriu para o pessoal mais experiente possa te ajudar. E agora que você explicou bem o problema, fica bem mais fácil.

Boa sorte!
« Última modificação: 01 de Maio de 2015, 14:54 por MatheusWillder »

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2015, 16:04 »
O brigado Matheus por sua ajuda. Sempre serve a ajuda, mesmo para apreender a ter mais cuidados no manuseio.

Obrigado

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2015, 21:37 »
Se quer mesmo preservar o pendrive para futuras e novas instalações, então talvez seja melhor não utilizar nele o modo persistente, portanto, evitando gravações subsequentes no pendrive.

Antes de usar para uma nova instalação faça uma verificação da integridade do pendrive ou do dvdroom.

Como fazer essa verificação?

Para não ter que escrever tudo de novo, esse tópico pode lhe ajudar, nele especialmente os posts #13 e #20 detalham o procedimento.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.15.html

« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 12:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: usb boot do ubuntu
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2015, 06:48 »
Obrigado duida