Autor Tópico: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema  (Lida 47323 vezes)

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2015, 10:36 »
Matheus, eu defendo que cada um faça o que achar melhor (desde que não prejudique outros, claro). Então, questões como qual o melhor SO, sair do fórum, ou seja lá o quê, é direito de cada um e ninguém deve questionar esse direito por qualquer motivo que seja.

Agora, em um ponto, a menos que eu esteja bem por fora do assunto, creio que você está fazendo tempestade em copo d'água (por favor, digo isso com respeito e sem querer criar confusão, é apenas uma expressão). Não vejo nada tão generalizado por parte dos usuários do fórum em querer ofender quem prefere Wine, Windows ou não está nem aí para SL. Aliás, vejo que muitos aqui não vão muito com a cara desses extremistas. Então, cada um faz o que quer, mas não vejo porque sair do fórum por causa de alguns poucos usuários talvez. Novamente, caso eu esteja meio por fora do assunto, posso estar enganado sobre isso.

Quanto à Canonical, apesar dos problemas, não sei se ela realmente despreza a comunidade tanto assim. Mas eu também não sei se tem tantas críticas assim da comunidade para exigir uma postura da Canonical em relação à esses problemas, então também não posso concluir nada.

E ignore o comentário do Adriano, que deve ser mais um fanático do Ubuntu, que se alguém fala algo "contra" o sistema, já fala o que não deve.

Eu discordo totalmente da colocação do Adriano, achei desnecessária, e entendo que alguém não tenha gostado. Mas também não pode ser considerada uma ofensa e ele tinha o direito de fazê-la, caso contrário deveria ser denunciado à moderação e ter o comentário excluído. E eu acho que tem uma certa confusão de Open Source com Software Livre aí.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2015, 10:44 »
Citar
Eu discordo totalmente da colocação do Adriano, achei desnecessária, e entendo que alguém não tenha gostado. Mas também não pode ser considerada uma ofensa e ele tinha o direito de fazê-la, caso contrário deveria ser denunciado à moderação e ter o comentário excluído. E eu acho que tem uma certa confusão de Open Source com Software Livre aí.

Pode não ser ofensa, mas é aquela história. Quem fala o que quer, ouve o que não quer ;D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #17 Online: 05 de Maio de 2015, 10:53 »
Entendo o colega.
Recentemente também andei muito propenso a migrar de interface e/ou até de distro.
Passei um tempo testando algumas distros e interfaces através do Virtual Box. Das interfaces simpatizei muito com a xfce e entre as distros pendi a minha escolha para o Manjaro, que é baseado no ArchLinux.
Mas sempre percebia um problema nos meus testes em relação a outras distros.
Então resolvi continuar sim no Ubuntu 14.04lts até a próxima versão lts, então vou ver se continuo no Ubuntu ou migro para o Xubuntu. Também hoje o meu tempo para informática ficou mais escasso e necessito de objetividade.
Nisso o Ubuntu me atende bem, mesmo reconhecendo que o Unity, não está muito bem, fora o intenso consumo que o conjunto do Ubuntu tem tido na memória ram ultimamente, apesar de muito não ser somente culpa dele, como por exemplo o caso dos browsers e de certos sites (leia-se facebook) cada vez mais consumindo recursos.
Windows e seus respectivos aplicativos no meu caso se tornaram obsoletos, só uso mesmo weboffice online deles para coisas da faculdade e pretendo seguir a usá-lo no decorrer da minha vida acadêmica.
O Ubuntu pode não ser perfeito, mas para meu uso ele segue cumprindo as minhas expectativas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2015, 12:04 »
Anderson_Coelho, faz tempo que o clima aqui no fórum é bem calmo, nem lembro a ultima vez que aconteceu algo que merece o titulo de flame war.
Na minha opinião, o que anda acontecendo com certa frequência é bikeshedding, mas contanto que se mantenha o nível, não vejo problema.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2015, 12:13 »
Boa tarde à todos,

Renan Rischiotto e Anderson_Coelho, eu não achei de maneira nenhuma o comentário do Adriano R.N. ofensivo ou mesmo desnecessário, ele tem até certa razão. Dá trabalho construir um texto desse tamanho sendo que isso não ajudará a corrigir esses problemas visto que quem tem poder para isso (a Canonical e seus desenvolvedores) não irão ver esses comentários, e mesmo que vissem, dificilmente iriam pelo menos considerar resolvê-los. Se fosse assim, eles teriam ouvido o feedback dos usuários quanto à adoção do Unity (que já adiantei aqui nesse tópico antes, que no começo considerei acertada), ou mesmo as críticas ao Nautilus, que são comuns tanto nesse fórum como nos internacionais (que confesso, não acompanho mas vez ou outra dou uma conferida), etc. Enfim, esses problemas citados são coisas básicas (para mim) que estão faltando em um sistema que promete ser "Linux para seres humanos" e até mesmo uma boa alternativa ao Windows. Mas eu não sei o quanto deixei de ser considerado "humano" de acordo com o que aprendi tanto no Ubuntu, como no Linux em geral ou mesmo até no Windows, mas para mim essas coisas ainda são básicas em um sistema.

Anderson_Coelho, eu não estou considerando abandonar o fórum por essas críticas que recebi, e te digo, já recebi críticas bem piores aqui, como também já citei aqui, quando perguntei se os usuários queriam se ver livres do software proprietário, ocasião na qual acabei causando a fúria de muitos usuários mais fanáticos. Mas considere: como no caso do Tibia citado pelo Renan Rischiotto, ou mesmo em muitos outros que já apareceram aqui pelo fórum, onde eu não tinha ideia de como resolver o problema e me dispus a pesquisar uma solução, é assim que eu venho aprendendo mais no Ubuntu e Linux e ainda por cima ajudando os outros. Dei uma possível solução (usar o PlayOnLinux) e pelo comentário de quem estava com o problema, ajudou, resolveu o problema que ele tinha. Mas aí um outro usuário critica esse método (não estou reclamando, Renan Rischiotto). Desanima, não? E estando em outra distro, que não seja baseada no Debian ou mesmo o próprio Debian, como vou poder dar dicas para um sistema que pode ser completamente diferente do que estou usando? Ou mesmo: para quê usar esse fórum para conversar sobre Software Livre, Linux e Ubuntu sendo que ele anda muito parado? E ainda mais: quando há algum tópico apenas para debatermos determinado assunto, alguns usuários se enfurecem e acabam desrespeitando os outros e alguns defendem suas ideias com "unhas e dentes", como foi recentemente aqui (o Renan Rischiotto viu isso, ele que criou o tópico)? Enfim, não estou dizendo que vou abandonar o fórum, não tomei essa decisão ainda, pois não sei qual será o futuro sistema do meu computador, se irei encontrar alguma distro que eu goste e que ache completa, ou se passarei a usar Windows, não tenho nada certo ainda.

rjbgbo, obrigado. E te digo que muitos usuários antigos do Ubuntu também se sentiram propensos a mudar de distro e muitos até mudaram, acompanho o fórum já faz certo tempo e posso te dizer que vi muito isso ocorrer. O Unity por um tempo me atendeu até bem, mas no dia-a-dia, para meu uso, ele apresenta esses problemas e limitações citados no início do tópico, me deixando sem opções para tarefas que são feitas de forma nativa e simples em outros sistemas (como no Windows). Bom que você tocou na questão de consumo de RAM, como eu disse no início do tópico, não queria fazer comparações entre sistemas diferentes, mas desde o Windows Vista até o Windows mais atual (seja o Windows 8.1 ou Windows 10), a exigência de hardware para rodar o Windows é praticamente a mesma, enquanto alguns usuários mais experientes aqui já falam na necessidade de usar pelo menos um Core i3 para rodar bem o Ubuntu, e te digo que 2GB de RAM até dá para usar o Ubuntu, mas já fica apertado.

Enfim, mais uma vez obrigado à todos pelas respostas e comentários!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2015, 12:44 »
MatheusWillder se olhar os requisitos mínimos do sistema, vai ver que o Ubuntu (mesmo com unity), não exige tanto assim. O que acontece é que pra maioria não basta rodar o sistema, tem que mínimo funcionar o navegador (com youtube, facebook...), enquanto usa o libreoffice ou sei lá mais o quê, e é por isso que aqui você até pode ver alguns falando números mais altos que os 2GB de ram, processador de 1 GHz e 20 GB de HD necessários pra rodar o Windows 64bits. É baseado em expectativas comuns, por ex. hoje um navegador web sozinho - independente do sistema operacional - é capaz de usar ~1 GB de ram sem muita dificuldade, então faz pouco sentido falar em 2GB de ram, e por ai vai.

----
Links:

http://windows.microsoft.com/en-us/windows7/products/system-requirements
http://windows.microsoft.com/is-IS/windows-8/system-requirements

https://wiki.ubuntu.com/VividVervet/ReleaseNotes/UbuntuGNOME#Minimum_System_Requirements
https://wiki.ubuntu.com/VividVervet/ReleaseNotes/Lubuntu#System_Requirements

Do Ubuntu só encontrei o mínimo absoluto: http://shop.canonical.com/product_info.php?products_id=1146
« Última modificação: 05 de Maio de 2015, 13:02 por irtigor »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2015, 14:06 »
Obrigado, irtigor, nas minhas pesquisas eu já havia visto os requisitos em alguns lugares. Não acho certo dar minha opinião sobre os requisitos para rodar em um hardware que não tenho, mas achei interessante a citação dos requisitos do Windows (que permanecem praticamente inalterados já faz algumas versões) enquanto no Ubuntu pelo que sempre é dito aqui no fórum e em outros lugares da internet, vem muito altos. A versão 14.04 64 bits (não sei como anda em versões posteriores) está bem leve para mim, concordo, mas pelo que muitos dizem esses requisitos mínimos passados por você são insuficientes para ter um uso básico decente. Mas como não posso ter nenhum dado concreto para citar aqui, então desculpa mas vou deixar esse assunto para lá.

Obrigado pela resposta!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #22 Online: 05 de Maio de 2015, 14:20 »
Anderson_Coelho, faz tempo que o clima aqui no fórum é bem calmo, nem lembro a ultima vez que aconteceu algo que merece o titulo de flame war.
Na minha opinião, o que anda acontecendo com certa frequência é bikeshedding, mas contanto que se mantenha o nível, não vejo problema.

Obrigado pela resposta. Não conhecia esses conceitos.

Anderson_Coelho, eu não estou considerando abandonar o fórum por essas críticas que recebi, e te digo, já recebi críticas bem piores aqui, como também já citei aqui, quando perguntei se os usuários queriam se ver livres do software proprietário, ocasião na qual acabei causando a fúria de muitos usuários mais fanáticos. Mas considere: como no caso do Tibia citado pelo Renan Rischiotto, ou mesmo em muitos outros que já apareceram aqui pelo fórum, onde eu não tinha ideia de como resolver o problema e me dispus a pesquisar uma solução, é assim que eu venho aprendendo mais no Ubuntu e Linux e ainda por cima ajudando os outros. Dei uma possível solução (usar o PlayOnLinux) e pelo comentário de quem estava com o problema, ajudou, resolveu o problema que ele tinha. Mas aí um outro usuário critica esse método (não estou reclamando, Renan Rischiotto). Desanima, não? E estando em outra distro, que não seja baseada no Debian ou mesmo o próprio Debian, como vou poder dar dicas para um sistema que pode ser completamente diferente do que estou usando? Ou mesmo: para quê usar esse fórum para conversar sobre Software Livre, Linux e Ubuntu sendo que ele anda muito parado? E ainda mais: quando há algum tópico apenas para debatermos determinado assunto, alguns usuários se enfurecem e acabam desrespeitando os outros e alguns defendem suas ideias com "unhas e dentes", como foi recentemente aqui (o Renan Rischiotto viu isso, ele que criou o tópico)? Enfim, não estou dizendo que vou abandonar o fórum, não tomei essa decisão ainda, pois não sei qual será o futuro sistema do meu computador, se irei encontrar alguma distro que eu goste e que ache completa, ou se passarei a usar Windows, não tenho nada certo ainda.

Bom, sinceramente, não vi comentários extremistas exarcebados nesse último link aí não. Na verdade, quem "apelou" mais, na minha opinião, foi quem criticou fortemente as posições do Software Livre como organização. Não estou generalizando com isso, apenas fazendo uma observação por cima. Digo isso porque, pelo que entendi, sua crítica maior é com os extremistas que defendem o SL com unhas e dentes (não estou dizendo que isso não acontece). Mas é aí que está, o Ubuntu nem é Software Livre de acordo com o FSF. Então defender ferozmente SL nesse fórum não faz o menor sentido, então se isso realmente é uma coisa generalizada aqui, tem algo muito errado. No caso do link do Tíbia, não sei o que seria desanimador aí não, normal apresentarem soluções alternativas. No mais, realmente o fórum anda bem parado.

E, Matheus, obrigado pela oprtunidade da discussão.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #23 Online: 05 de Maio de 2015, 14:57 »
Anderson_Coelho, no link do tópico que passei acho que alguns passaram um pouco dos limites, e só. Chamar os que defendem o Software Livre de "alienados" e ainda mais generalizando o termo para mim é uma ofensa aos que defendem o Software Livre, que nem sempre são "extremistas" ou "alienados" e por aí vai. Também acho que alguns passaram um pouco dos limites quando foram chamados de "alienados" e começaram a apresentar dados que "comprovariam" que o Software Livre não é um "modelo fracassado", como foi dito. Não sei, talvez não tenha sido o melhor exemplo que eu possa ter dado, mas na internet e na vida real não faço dessa forma.

Ah, quanto ao fator "desanimador" que me referi ao tópico do Tibia, não foi a forma alternativa apresentada lá, e sim a forma como o Renan Rischiotto se referiu à minha alternativa (usar o PlayOnLinux) aqui mesmo nesse tópico, como se fosse algo não que tivesse resolvido o problema do usuário, ou pior, apenas criado outro problema.

Concordo que o fórum está bastante calmo e até as flame wars sumiram, diferente do que acontecia alguns tempos atrás, mas infelizmente isso também só mostra o abandono que o fórum vem sofrendo. Até o pessoal que só quer criar problemas está ausente (ainda bem!)  ;D

E eu que agradeço à todos que estão respondendo esse tópico e fazendo uma discussão de alto nível! Obrigado!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2015, 16:25 »
Boa tarde à todos,

....................

rjbgbo, obrigado. E te digo que muitos usuários antigos do Ubuntu também se sentiram propensos a mudar de distro e muitos até mudaram, acompanho o fórum já faz certo tempo e posso te dizer que vi muito isso ocorrer. O Unity por um tempo me atendeu até bem, mas no dia-a-dia, para meu uso, ele apresenta esses problemas e limitações citados no início do tópico, me deixando sem opções para tarefas que são feitas de forma nativa e simples em outros sistemas (como no Windows). Bom que você tocou na questão de consumo de RAM, como eu disse no início do tópico, não queria fazer comparações entre sistemas diferentes, mas desde o Windows Vista até o Windows mais atual (seja o Windows 8.1 ou Windows 10), a exigência de hardware para rodar o Windows é praticamente a mesma, enquanto alguns usuários mais experientes aqui já falam na necessidade de usar pelo menos um Core i3 para rodar bem o Ubuntu, e te digo que 2GB de RAM até dá para usar o Ubuntu, mas já fica apertado.

Enfim, mais uma vez obrigado à todos pelas respostas e comentários!

Caro, não sei o tipo de uso que você precisa para um pc, mas veja que 2gb de ram é quanto gasta o windows, isso é o que qualquer distros linux, seja com qualquer interface e com vários aplicativos e serviçoes instalados nem chega a usar.
Não sei como hoje está o suporte de softwares como libreoffice, inskcape e gimp no windows, mas antigamente esses dois últimos então eram horríves para rodar no windows.
Assim, pensar em rodar programs tipo ms-office, se for preciso photoshop, etc 2gb ram para wndows é irrisório, mas em qualquer distro linux 2gb já representa muita coisa.
Só por curiosidade, a última vez que usei um photoshop as versões da época já pediam 1gb, nem faço ideia de quanto hoje ele exige.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2015, 16:33 »
Caro, não sei o tipo de uso que você precisa para um pc, mas veja que 2gb de ram é quanto gasta o windows, isso é o que qualquer distros linux, seja com qualquer interface e com vários aplicativos e serviçoes instalados nem chega a usar.
Não sei como hoje está o suporte de softwares como libreoffice, inskcape e gimp no windows, mas antigamente esses dois últimos então eram horríves para rodar no windows.
Assim, pensar em rodar programs tipo ms-office, se for preciso photoshop, etc 2gb ram para wndows é irrisório, mas em qualquer distro linux 2gb já representa muita coisa.
Só por curiosidade, a última vez que usei um photoshop as versões da época já pediam 1gb, nem faço ideia de quanto hoje ele exige.

Boa tarde rjbgbo, não, o requisito de 2GB de RAM para o Windows é para que este possa rodar programas "essenciais" satisfatoriamente, como navegador web, player de música, os obrigatórios antivírus e até o Microsoft Office 2007 e 2010 rodam bem com essa quantidade de RAM. Isso eu posso dizer bem pois fui usuário do Windows 7 por muito tempo em um Dual-Core (não lembro o modelo, desculpa) com 2GB de RAM. Conseguia até rodar programas que exigiam mais, mas claro, com certo sofrimento. Como eu disse, não tenho certeza, mas vejo pessoas reclamando que essa configuração para o Ubuntu é insuficiente. Lembrando, claro, de não generalizar: estou falando do Ubuntu com Unity, não do Ubuntu com XFCE ou LXDE, e muito menos de outras distros, mesmo que estas sejam baseadas no Ubuntu: o Linux Mint com Cinnamon parece ser bem mais leve pelo que testei e o Debian, pai do Ubuntu, mesmo com Gnome, idem.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #26 Online: 05 de Maio de 2015, 16:51 »
tem umas coisas nesse linux mint que sempre me intrigaram.
gostei muito do xfce tanto no xubuntu quanto no manjaro
sobre o manjaro até que é um archllinux bem amigável, mas peca no gerenciador gráfico de instalação de programa e atualização ser bugado. ai é preciso usar o terminal e a nomenclatura dos apps muda em relação ao que existe por padrão nas distros derivadas do debian e entre outras. também não gostei muito de apps que são compilados dentro da instalação.
por essas e outras vou seguindo no ubuntu, mas vou testar mais o xubuntu 15.10 que virá com uma parcial instalação do libreoffice em lugar do abiword e gnumeric.
quero testar lá é uns apps qt5 no ambiente do xfce com gnome3 se rodam bem, porque no unity aplicativos gtk e qt rodam sem problemas aqui.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #27 Online: 05 de Maio de 2015, 17:08 »
tem umas coisas nesse linux mint que sempre me intrigaram.
[...]

Fiquei curioso, você parece ser experiente e conhecer bastante os aspectos das distros, o que te intriga no Linux Mint?

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #28 Online: 05 de Maio de 2015, 19:29 »
uma boa distro baseada no Arch é a Antergos.
Tem uma análise dela no canal do diolinux no youtube.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problemas que me incomodam no Ubuntu e o por que de estar mudando de sistema
« Resposta #29 Online: 05 de Maio de 2015, 20:00 »
tem umas coisas nesse linux mint que sempre me intrigaram.
[...]

Fiquei curioso, você parece ser experiente e conhecer bastante os aspectos das distros, o que te intriga no Linux Mint?

1. não gosto de certos aplicativos que vem por padrão tipo o pesado player banshee
2. o ritmo de atualização do kernel e de segurança não acompanha o ubuntu.
3. li relatos sobre que atualização pelo terminal pode dar problemas ao sistema - a recomendação é usar o gerenciador de atualização do linux mint, e esse não libera as atualizações de acordo com o ubuntu.

uma boa distro baseada no Arch é a Antergos.
Tem uma análise dela no canal do diolinux no youtube.

testei, é interessante também mas preferi a objetividade do manjaro.
o antergos é mais espartano.

se fosse migrar mesmo escolheria o manjaro, mas vou ficar mesmo no ubuntu velho de guerra com a chance de na próxima versão lts eu usar o xubuntu.

matheus faça uns testes ai no virtual box
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469