Autor Tópico: Vale a pena trocar o lubuntu pelo ubuntu mate?  (Lida 9017 vezes)

Offline pentestbox

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Vale a pena trocar o lubuntu pelo ubuntu mate?
« Online: 05 de Maio de 2015, 15:58 »
Pessoal, atualmente uso lubuntu 15,04 estou pensando em largar o lubuntu e usar no lugar dele como distro principal o ubuntu mate 15,04, preciso saber se vcs, eu irei me arrepender ou não, vale a pena?
Terei um sistema rápido é fluido com o ubuntu mate?
tambem gostaria de saber se a cannonical ira lançar de 6 em 6 meses uma nova distro do ubuntu mate assim como fazer com o ubuntu normal, ela ira manter o mesmo ciclo do ubuntu padrão?

Então pessoal, preciso sa opinião de vcs se troco ou não o lubuntu pelo ubuntu mate, meu pc é um core 2 quad de 4 gb de ram e 1tb de hd.

Conto com a ajuda de vcs.

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Vale a pena trocar o lubuntu pelo ubuntu mate?
« Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2015, 16:09 »
aconselho o uso da versão 14.04lts porque tem suporte de lona duração e agora essas versões intermediárias tem um suporte bem reduzido, acho que gira em torno de 8 meses.
o lubuntu é meio limitado e algumas coisa precisam ser feitas no dedo, e ele é indicado para pcs de 1gb de ram para baixo.
na sua configuração tanto você pode usar o unity, kde, mate, xfce (xubuntu)
o gnome no ubuntu é que já li que não é muito bom.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2015, 02:58 »
Certas coisas não é necessário ficar com opiniões, mesmo porque opinião cada um tem a sua.

Qualquer um que lhe responda essa questão estará apenas emitindo uma opinião pessoal, sem maior valor probante porquanto se trata de um critério subjetivo, nada além.

Claro que ouvir as ponderações do pessoal aqui do Fórum pode ser interessante, mesmo sabendo serem simples opiniões, porém isso certamente não será decisivo.

Experimente antes de qualquer coisa e decida você mesmo sobre o que é melhor para você.

É muito simples montar um live-iso (pendrive ou dvdroom) e experimentar uma distribuição.

É igualmente bastante simples - e em princípio o hardware de sua máquina permite - instalar uma máquina virtual (VM) como o Virtual Box e testar quantas distribuições desejar.

Tudo isso sem mexer no seu sistema instalado, que só será alterado quando você decidir que deve fazê-lo porque já experimentou e conhece bem outras opções.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pentestbox

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2015, 08:45 »
vlw pela ajuda pessoal, obrigado.

Creto

• Visitante
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2015, 19:18 »
Bem, hehehe mas sem brincadeira amigo.

Se eu disser não, que argumentos poderei apresentar a você com minha afirmação. Seria o mesmo que eu dissesse a um usuário MacOS para ele trocar pelo Linux.

Tem que ver, experimentar, pois nesse caso, um caso pode ser diferente do outro.

T+

Offline pentestbox

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2015, 10:40 »
Bem, hehehe mas sem brincadeira amigo.

Se eu disser não, que argumentos poderei apresentar a você com minha afirmação. Seria o mesmo que eu dissesse a um usuário MacOS para ele trocar pelo Linux.

Tem que ver, experimentar, pois nesse caso, um caso pode ser diferente do outro.

T+

Então mas levando em consideração leveza, sistema bonito, funcionalidades, segurança , vale ou não a pena usar o ubuntu mate no lugar do lubuntu?
pelo menos ele é ou não um sistema leve e fluído?

Offline Joluca

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2015, 11:48 »
Eu tenho ubuntu Mate 15.04 instalado, está com alguns bugs ainda, pois o Chromium não está abrindo, ou melhor abre quando quer, não sei se é por causa de minha placa gráfica antiga (X2100 series) mas to pesquisando pra resolver sem pressa. Já tive Lubuntu mas apesar de leve a sua aparencia no geral não me agradou.Por mais ser mais aprimorado o Mate vale a pena, mas vai enfrentar alguns bugs, seria melhor testar o 14.40 LTS, mais estável.

Offline JuarezFranco

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2015, 12:45 »
Sua pergunta é baseada em opniões e pior ainda é uma comparação de sistemas. Acho que o interessante seria uma pergunta sobre o sistema. E com as respostas vc poder levantar a sua propria opnião, e não escolher qual opnião de quem é a melhor.

Exemplo:
O Ubuntu Mate Consome quanto de memória ao iniciar?
Funcionaria bem em um computador com processador X e placa de video Y e M de memória ram?
As ultimas versões dele estão estáveis?
Quais programas essenciais(musica, video, office) ja vem pré instalados?
etc...

Em relação a ser bonito ou não existem várias fotos no google image

Resposta a essas perguntas concerteza me ajudaria a usar ou não este sistema.

"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Creto

• Visitante
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2015, 20:20 »
Nem isso tudo faz muita diferença caro juarez franco veja bem uma comparação sobre mim:

- Nesse PC abaixo uso quatro distros 2 com KDE; 1 com mate e outra xfce:

Código: [Selecionar]
cretokaiana@cretokaiana:~$ sudo lshw -short
[sudo] password for cretokaiana:
Caminho do hardware  Dispositivo  Classe      Descrição
=========================================================
                                  system      1011CX (1011CX)
/0                                bus         1015CX
/0/0                              memory      64KiB BIOS
/0/4                              processor   Intel(R) Atom(TM) CPU N2600   @ 1.60GHz
/0/4/5                            memory      24KiB L1 cache
/0/4/6                            memory      512KiB L2 cache
/0/4/3.1                          processor   CPU lógico
/0/4/3.2                          processor   CPU lógico
/0/4/3.3                          processor   CPU lógico
/0/4/3.4                          processor   CPU lógico
/0/13                             memory      1GiB Memória do sistema
/0/13/0                           memory      SODIMMProject-Id-Version: lshwReport-Msgid-Bug
/0/13/1                           memory      1GiB SODIMM DDR3 Síncrono 800 MHz (1,2 ns)
/0/1                              processor   
/0/1/3.1                          processor   CPU lógico
/0/1/3.2                          processor   CPU lógico
/0/1/3.3                          processor   CPU lógico
/0/1/3.4                          processor   CPU lógico
/0/100                            bridge      Atom Processor D2xxx/N2xxx DRAM Controller
/0/100/2                          display     Atom Processor D2xxx/N2xxx Integrated Graphics
/0/100/1b                         multimedia  NM10/ICH7 Family High Definition Audio Control
/0/100/1c                         bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port 1
/0/100/1c.1                       bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port 2
/0/100/1c.1/0        wlan0        network     AR9485 Wireless Network Adapter
/0/100/1c.3                       bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port 4
/0/100/1c.3/0        eth0         network     AR8152 v2.0 Fast Ethernet
/0/100/1d                         bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #1
/0/100/1d.1                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #2
/0/100/1d.2                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #3
/0/100/1d.3                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #4
/0/100/1d.7                       bus         NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Controller
/0/100/1e                         bridge      82801 Mobile PCI Bridge
/0/100/1f                         bridge      NM10 Family LPC Controller
/0/100/1f.2                       storage     NM10/ICH7 Family SATA Controller [AHCI mode]
/0/100/1f.3                       bus         NM10/ICH7 Family SMBus Controller
/0/2                 scsi0        storage     
/0/2/0.0.0           /dev/sda     disk        320GB ST9320325AS
/0/2/0.0.0/1         /dev/sda1    volume      18GiB volume EXT4
/0/2/0.0.0/2         /dev/sda2    volume      279GiB Extended partition
/0/2/0.0.0/2/5       /dev/sda5    volume      1909MiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/6       /dev/sda6    volume      18GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/7       /dev/sda7    volume      18GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/8       /dev/sda8    volume      18GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/9       /dev/sda9    volume      221GiB Linux filesystem partition
cretokaiana@cretokaiana:~$

O KDE roda muito bem, como pode ver tudo é gosto do usuário.

T+

Offline JuarezFranco

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2015, 02:41 »
O KDE roda muito bem, como pode ver tudo é gosto do usuário.

Exatamente isso que eu quiz dizer, talvez não fui claro, mas gosto é do usuário, não tem como você perguntar se um é melhor do que o outro, pq uma pessoa gostar ou achar melhor não significa que a outra também vai gostar e achar melhor. Isso é relativo.

Podem haver dez respostas a essa pergunta e 5 delas contra e 5 delas a favor, mas a melhor resposta dessa pergunta vai ser da propria pessoa que perguntou, após ter usado o outro sistema. Mas claro a resposta vai servir apenas para ele.
« Última modificação: 12 de Maio de 2015, 02:44 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline delhmc

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Vale a pena trocar o lubuntu pelo ubuntu mate?
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 02:38 »
Se você espera ter maior personalização + programas extras, não iria se arrepender na troca, há vários vídeos demonstrativos no Youtube sobre o Ubuntu Mate, é um ambiente leve e bonito (Minha opinião), de repente ajuda para avaliar a troca. Sobre desempenho, pode ficar tranquilo, pois rodo há muito tempo um Ubuntu Mate 14.04 x64 num Pentium 4 HT 3GHz e 2GB de RAM, com vídeo onboard ainda, hehe. 

O Mate inicia com uns 260MB de RAM, é um valor bem baixo pelo o que oferece. Outros recursos que gosto muito nele é um aplicativo de pesquisa de arquivos e textos contidos em arquivos chamado mate-search-tool, cara é muito rápido, ferramenta muito útil e o aplicativo que mostra um histórico de itens abertos, separados por categorias, etc... abs
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 02:43 por delhmc »

Offline RamonB

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Vale a pena trocar o lubuntu pelo ubuntu mate?
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 13:44 »
Como alguém já disse, é uma questão de gosto. No meu netbook, que é menos parrudo que teu computador (o meu eeePC Asus 1201T tem 2 GB RAM e 320 GB de HD - não me recordo quantos GHz ele tem), eu usava o Lubuntu mas passei para o Xubuntu. A performance era igual mas eu gostei mais do Xubuntu... até que instalei o Ubuntu Mate em outra partição. Hoje, estou com os dois e às vezes uso um e outras vezes uso o outro. Não vejo grandes diferenças de performance mas gosto mais do Mate e, quando vier a versão 16.04 LTS, vou "queimar" o Xubuntu e deixar só o Mate.

Acho o Mate mais bonito que o Xubuntu (e bem mais bonito que o Lubuntu) mas é questão pessoal. O que eu acho de interessante nele é que ele é mais facilmente configurável e o conjunto de aplicações que vem com ele é melhor. P.ex., no Lubuntu vem o Abiword (processador de texto) e o Gnumeric (planilha). Já no Mate vem o Libre Office, que na minha opinião é muito melhor. Mas nada impede que você, depois de instalar o Lubuntu, instale também o Libre Office. Ou seja, só vai dar um pouquinho mais de trabalho para deixá-lo com as mesmas aplicações do Mate.

Portanto, repito: é uma questão de gosto.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1