Autor Tópico: Prolbema atualizar drivers graficos intelonboard  (Lida 2830 vezes)

Offline maikons

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Prolbema atualizar drivers graficos intelonboard
« Online: 09 de Maio de 2015, 16:58 »
To com um problema, da primeira vez que eu usei o linux isso funcionou de boa e melhorou muito o desempenho em vídeo do meu PC

https://01.org/linuxgraphics/downloads
tentando usar:
Graphics Installer 1.0.8 for Ubuntu* 14.10, 64-bit

Mas meu ubuntu ta na nova versão 15 e da erro quando eu tento colocar esses drivers que melhorariam meu PC
diz

distribution not suported

E agora o que eu faço?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Prolbema atualizar drivers graficos intelonboard
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2015, 17:37 »
Se o suporte gráfico desse software Intel for realmente muito importante para o seu hardware, parece que a única coisa a fazer por enquanto é retornar para uma versão que tenha o suporte, no caso a 14.10.

A mensagem é clara: "distribution not suported", enquanto não desenvolverem para a nova versão apenas não há o suporte.

Há um problema potencial aí e muito brevemente pode ficar difícil, pois na página do Intel Graphics Installer, na versão 1.08, o release informa que:

"NOTE (updated 18 March 2015 09:15 UTC-7): This release of the Graphics Installer requires Ubuntu 14.10 "utopic" or Fedora 21. The Graphics Installer will not function on Ubuntu 14.04 "trusty" and support is deprecated (see this forum announcement and this explanation). Support for Fedora 20 is also deprecated. Please consult your distribution's documentation for upgrade instructions."

O que é muito estranho, ter suporte para a versão 14.10, que é uma versão transitória, acaba logo agora em julho/2015 e não ter para uma versão LTS, cujo suporte é de longo prazo, como a 14.04, mas enfim, é o que está lá escrito.

Um usuário informa um 'workaround' para o problema da instalação na LTS, dizendo para instalar a partir do .iso da versão 14.04 original e em seguida instalar o Intel Graphics, isto é, não utilizar a 14.04.2 pois que aí não vai. Se isso de fato funcionar parece-me que é a melhor opção, ficar com a versão 14.04 LTS, que é de longo prazo, instalada.

Se quiser mesmo experimentar e usando o mesmo raciocínio (é apenas um palpite, não tenho a menor ideia se funciona), talvez fosse possível instalar a versão 14.10 e nela instalar o Intel Graphics e depois fazer o upgrade para a versão 15.04, já com o software previamente instalado, ou seja, não seria um instalação limpa. Quem sabe dá certo.

Consulte o Fórum específico para maiores detalhes nesse tópico:

https://01.org/linuxgraphics/comment/1157#comment-1157

« Última modificação: 11 de Maio de 2015, 17:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema para atualizar drivers gráficos intel onboard
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2015, 18:27 »
Driver da Intel vem nativo no kernel, qual a razão de tentar instalar isso aí? Não precisa.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Problema para atualizar drivers gráficos intel onboard
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2015, 19:02 »
Driver da Intel vem nativo no kernel, qual a razão de tentar instalar isso aí? Não precisa.

O autor do tópico mesmo já respondeu:

Citar
da primeira vez que eu usei o linux isso funcionou de boa e melhorou muito o desempenho em vídeo do meu PC
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema para atualizar drivers gráficos intel onboard
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2015, 20:41 »
Driver da Intel vem nativo no kernel, qual a razão de tentar instalar isso aí? Não precisa.

O autor do tópico mesmo já respondeu:

Citar
da primeira vez que eu usei o linux isso funcionou de boa e melhorou muito o desempenho em vídeo do meu PC

 :o Nossa, nem reparei.

Esse driver da intel pelo que sei atualiza kernel, xorg e mesa. Não sei se adianta instalar esse negócio em versão recente do ubuntu.

Qual a placa gráfica?

Código: [Selecionar]
lspci
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !