Autor Tópico: PPAs do Debian não serão compatíveis com Ubuntu e vice-versa  (Lida 3972 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
PPAs do Debian não serão compatíveis com Ubuntu e vice-versa
« Online: 15 de Maio de 2015, 23:06 »
Citar
Para aqueles que acompanham o trabalho do Debian, sabe que há alguns anos foi anunciado pela equipe de desenvolvimento do Debian, que a versão 8 teria suporte à PPA de forma nativa, ou seja, você não iria precisar fazer alguns ajustes manuais para poder utilizar uma PPA.

Como sabemos também, o Ubuntu é baseado no Debian Testing, o que quer dizer que ele pega os pacotes do Debian e utiliza em suas versões de lançamento. Neil McGovern foi o idealizador do suporte a PPA, ele foi eleito o novo líder do Debian. Para aqueles que não sabem o que uma PPA, nada mais é que um repositório criado via launchpad, esse repositório ele pode ser usado por uma grande equipe de desenvolvimento ou um único usuário, o que permite que você envie seus aplicativo preferidos ou até mesmo compartilhe com amigos.
A grande questão é que o Debian alertou que não será compatível com o Ubuntu e o Ubuntu não será compatível com o Debian, mas mesmo o líder do projeto dizendo isso sabemos que alguns pacotes funcionam sim no Debian sem problema nenhum, como o caso do Java Oracle que é disponibilizado de forma mais fácil e já compilada via PPA. Certamente, este alerta deve ser para alertar aos usuários que não é possível garantir a compatibilidade em 100%, e como o Debian gosta de testar tudo centenas de vezes, eles se preocupam com a estabilidade do sistema que é a marca registrada Debian.

O Neil, deu uma entrevista recentemente ao linux.com e ele respondeu algumas perguntas, e não é que ele falou um pouco sobre essas PPA’s, confira um trecho:

“O principal objetivo da PPA é melhorar o fluxo de trabalho de membros do Debian, para que eles possam facilmente criar versões alternativas de software que trabalham com o sistema Debian, e integrá-los no arquivo. Embora o Debian tenha um bom relacionamento com o Ubuntu, e outroas distribuições, temos um foco diferente. Mantendo todas as principais bibliotecas em sincronia criaria um grande esforço para permitir que isso aconteça, e não é algo que realmente tenhamos tempo para fazer enquanto desenvolvemos a nossa própria distribuição “, disse Neil McGovern.

Agora que você já leu um fragmento do que foi dito, podemos notar então que a compatibilidade entre a distribuição mãe e filho poderia levar um bom tempo, e claro, centenas de distribuições dependem dos pacotes do Debian para existir. Por isso, muito cuidado ao utilizar futuramente a PPA entre os dois sistemas, inclusive em sistemas baseados no Ubuntu. Em resumo, podemos entender que, as PPA’s Debian vão funcionar em sistemas baseados no Debian que utilizam os repositórios Debian, e as do Ubuntu com distribuições que usam os repositórios do Ubuntu.

FONTE: SempreUpdate
« Última modificação: 15 de Maio de 2015, 23:10 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz