Autor Tópico: Como viver sem o Photoshop?  (Lida 5201 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Como viver sem o Photoshop?
« Online: 16 de Julho de 2015, 23:15 »
Para quem continua acreditando que é impossível viver sem o Photoshop, encontrei este texto demonstrativo e, até certo ponto, explicativo, que desmente este mito. Ou seja, o mais importante é o conhecimento do que ser clicador de botões...!!!

Leiam:

Citar
Pergunta difícil, hein? Eu não sei como responder, mas o Elias de Carvalho Silveira, um ilustrador renomado e com ampla experiência, com certeza conhece a resposta. Seu maior objetivo é comprovar que não é preciso usar o Adobe Photoshop e outros softwares comerciais para ser um grande designer. Ele conseguiu usando o software livre GIMP. Saiba como.

Citar
O meu foco, nessa postagem, não é iniciar uma guerra entre usuários de um software ou de outro. Mas, divulgar um trabalho exemplar que tem como meta mostrar alternativas mais baratas e eficazes do que softwares adotados amplamente.

Elias trabalha no ramo desde 1986. Ele possui grandes casos de sucesso, tais como: ilustrações das capas da revista MAD, dos cartazes do filme “Os Caras de Pau e o Roubo do Anel” e de assuntos em geral em revistas como Playboy, Galileu, Super Interessante e Mundo Estranho; só esta última com duas capas premiadas feitas por ele; conforme fonte.

O Elias, com tanta experiência, resolveu publicar seus trabalhos na web criando uma FanPage chamada “Como viver sem o photoshop” (nome bem sugestivo 😉 )  e um espaço no Flickr. Em ambos, ele faz relatos contando um pouco de sua trajetória, até o uso do Photoshop. E, principalmente, a motivação do desligamento com um software tão consagrado no mercado.

Citar
Criei esta página para compartilhar minha experiência de migração do photoshop para o gimp, aqui postarei meus trabalhos realizados com softwares livres, tutoriais, links para assuntos pertinentes, vídeos, e também esse tal de “etc”. Via Fonte

Se você se interessou, e deseja ler a matéria na íntegra, clique no link a seguir:
Linux Descomplicada
« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 14:19 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2015, 10:22 »
Eu com certeza vou ler jkmsjq, pois sou um dos teimosos que acredita que é simplesmente possível fazer qualquer coisa que o PS faz usando o GIMP.

Defendo sim o software livre, não apenas por ele ser distribuido de forma gratuita, mas pelo poder de atualização dele e a curva bem maior de aprendizado que o software proprietário jamais podera oferecer.

T+
« Última modificação: 17 de Julho de 2015, 10:24 por Creto »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2015, 11:55 »
É possível, mas é muito raro. Muito raro mesmo.

Esse caso isolado não muda o fato do Photoshop ser "O" editor de imagens preferido dos editores e designers.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2015, 12:00 »
O problema é que entre esse pessoal e o povo que não sabe nada existem vários... muitos por ai não são designers, são usuários profissionais do Photoshop. Não que usar ferramentas que abstraem alguns conceitos sejam ruim por si só (ex. editor de texto vs ide), mas eu acho que a pessoa deveria investir algum tempo pra ter o conhecimento necessário pra não ficar refém.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2015, 12:54 »
Alguém conhece algo semelhante ao InDesign?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2015, 14:08 »
Alguém conhece algo semelhante ao InDesign?

Atualmente não.

Para paginação simples, o Scribus substitui.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2015, 14:20 »
É possível, mas é muito raro. Muito raro mesmo.

Esse caso isolado não muda o fato do Photoshop ser "O" editor de imagens preferido dos editores e designers.

Concordo com você garfo! É raríssimo...!!!

Mas as pessoas preferem #partiupirataria do que usar/aprender algo novo e legalizado, como o GIMP.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2015, 16:07 »
O problema é que entre esse pessoal e o povo que não sabe nada existem vários... muitos por ai não são designers, são usuários profissionais do Photoshop. Não que usar ferramentas que abstraem alguns conceitos sejam ruim por si só (ex. editor de texto vs ide), mas eu acho que a pessoa deveria investir algum tempo pra ter o conhecimento necessário pra não ficar refém.

É bem por aí mesmo. O pior é que muitos cursos superiores incentivam os estudantes a usar softwares piratas. Não formam profissionais que sabem CAD, mas sim AutoCAD e por aí vai. O correto, do meu ponto de vista, é mostrar que existem alternativas, e como não dá para estudar nem 10% delas, deveriam então ensinar como buscar informações sobre um software qualquer, principalmente em documentação oficial, e assim o profissional não ficaria preso à apenas um software.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Como viver sem o Photoshop?
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2015, 16:28 »
O problema é que entre esse pessoal e o povo que não sabe nada existem vários... muitos por ai não são designers, são usuários profissionais do Photoshop. Não que usar ferramentas que abstraem alguns conceitos sejam ruim por si só (ex. editor de texto vs ide), mas eu acho que a pessoa deveria investir algum tempo pra ter o conhecimento necessário pra não ficar refém.

É bem por aí mesmo. O pior é que muitos cursos superiores incentivam os estudantes a usar softwares piratas. Não formam profissionais que sabem CAD, mas sim AutoCAD e por aí vai. O correto, do meu ponto de vista, é mostrar que existem alternativas, e como não dá para estudar nem 10% delas, deveriam então ensinar como buscar informações sobre um software qualquer, principalmente em documentação oficial, e assim o profissional não ficaria preso à apenas um software.

Infelizmente, na atualidade, existem poucos profissionais com esta competências para lecionar desta forma. O que vejo, são "profissionais" que apenas sabem clicar em botões, alegando, que trabalham com o mainstream no mundo de produção gráfica...

Um exemplo do que digo. Trabalho num Colégio público estadual aqui na Bahia que, atualmente, tem curso Técnico de Informática, além de Manutenção e Suporte em Informática. Nestes cursos, existe a disciplina Programação Visual. Um professor apresentou um plano de curso, onde na ementa, deveria se trabalhar em sala de aula "com os diversos softwares utilizados na indústria gráfica". Até aí tudo bem. Mas quando se analisa os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula, se resume a apenas um programa: Corel Draw.

Questionei o porquê dele não apresentar para os alunos outros programas que fazem parte da ementa (ou deveriam)... Ele simplesmente respondeu: mostro o que é o mais utilizado, inclusive na Imprensa Nacional...!!!  :o :o :o
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz