Olá druidaobelix, obrigado por responder. Quanto às suas perguntas:
1) Sim, estou usando um coreI5 que possui 8gb de ram, minha placa é uma nvidia GeForce 650ti com 2gb. Estou usando o driver proprietário da nvidia devido a ter ficado melhor o desempenho com softwares gráficos e a Steam. Porém, um dos testes que já fiz, foi habilitar o driver opensource, mas o erro se repetiu.
2) o comando resultou em:
*-display
descrição: VGA compatible controller
produto: GK106 [GeForce GTX 650 Ti]
fabricante: NVIDIA Corporation
ID físico: 0
informações do barramento: pci@0000:01:00.0
versão: a1
largura: 64 bits
clock: 33MHz
capacidades: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom
configuração: driver=nvidia latency=0
recursos: irq:47 memória:f6000000-f6ffffff memória:e0000000-efffffff memória:f0000000-f1ffffff porta de E/S:e000(tamanho=128) memória:f7000000-f707ffff
3) Uso o Ubuntu com o Unity mesmo (apesar de ser daqueles que ainda sente falta do velho Ubuntu, mas não gostei do Mate, me pareceu mais instável). Pelo que li o que poderia estar causando o problema poderia ser o Compiz, porém pelo que sei o Unity não se utiliza do mesmo, e caso se utilize não queria perder as funções da interface, tendo que desabilitar algum componente. Ou seja, estou em dúvida no que fazer, fora isso o sistema está redondo.
Para finalizar,algo que notei é que os vídeos que apresentam o problema foram capturados do Desktop Windows (são apresentações em Power Point narradas sobre histórica, utilizo em aulas). Não sei se o fato seria relevante, mas deixo comentado.
De qualquer forma, obrigado pela atenção.