Autor Tópico: Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD? [RESOLVIDO]  (Lida 5961 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD? [RESOLVIDO]
« Online: 24 de Junho de 2015, 23:24 »
      Tudo bem, informações mais básicas eu já obtive. O que fico na dúvida é...
1. Ele é uma distro Linux? BSD, ao pé da letra é um outro código não é?! assim como há o UNIX, o Linux, o da Apple, o da Microsoft... Mas se é outro código, como usa Gnome, XFCE, Cinnamon etc? Até "roda" os programas de código Linux??
2. Eu posso usar esse FreeBSD? é um "parto" para instalar (testar)?
3. Vale a pena? O suporte parece ser bem profissional, bem rico. Também há muita referência sobre a "qualidade do código", que não engasgaria (quase) nunca... e mais meio mundo de "virtudes"... !
Daí em linhas gerais, repito, mas afinal, o que é FreeBSD?

Valeu....
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 08:34 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re:Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD?
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2015, 00:15 »
FreeBSD Linux?

Cara, FreeBSD é outro mundo totalmente diferente do que você já conhece.

Aqui na empresa só usamos FreeBSD em todos nossos servidores, estou me preparando para tirar a FreeBSD SSA e FreeBSD FAR.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD?
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2015, 01:01 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD?
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2015, 07:14 »
1- Não é uma distro linux, e não tem nada de linux/kernel linux nele. É um sistema operacional completo, e não somente o kernel, como no linux.

2- Tem vários tutoriais no youtube sobre, eu já instalei (a muito tempo atrás) e é mais fácil que instalar um "arch linux" hoje em dia. Se quiser algo mais fácil ainda, teste o pc-bsd, que já vem com interface gráfica e é mais fácil de usar

3- Pra usar no dia-a-dia? Não. Só vale mais para a curiosidade e melhor entendimento do sistema. Ainda não tem suporte de alguns programas populares, como o Dropbox e o Google Chrome, por exemplo. A detecção de hardware também não é lá essas coisas.

Adendo: o logo do capetinha pode assustar alguns, mas eu pessoalmente acho mais bonitinho que o tux, o logo do linux.  :)
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 07:16 por garfo »
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD?
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2015, 08:34 »
     Ôpa muito obrigado pelas respostas. Vou dar uma olhada aqui, porque o que andei pesquisando, tudo bem, seria algo novo, uma outra proposta e que não é uma espécie de distro Linux, porém, que haveria uma "versão" com kernel Linux... (o que não sei precisar se era bem isso). Vou ver... Mas desde já creio que não é lá muito legal eu usar (testar) o tal FreeBSD não... Por enquanto não da pra eu tentar aprender algo novo diante do que tenho que fazer no dia a dia....!!!    :-\ Uma pena, já que na verdade acho que um usuário Linux não deve ser algo como "usuário Ubuntu, usuário Mint, usuário Debian" etc... e sim, essencialmente, Linux, em outras palavras, tem que, eventualmente,  ir testando sim, experimentando, verificando novidades, ou possíveis aperfeiçoamentos de distros mais antigas. Eu gosto e muito do Ubuntu, mas de repente vai que uma Antergos, por exemplo, se mostra algo realmente interessante, então porque não pensar em dar uma olhada? passar alguns messes com ela? Enfim, muito obrigado mesmo pessoal .

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD? [RESOLVIDO]
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2015, 11:20 »
Pode usar no dia a dia sim galera!!! tem versoes mais amigaveis como o PC BSD, sugiro que nao se apegue aos nossos comentarios e veja por si proprio, teste, baixe a ISO, teste em maquina virtual e entre em contato com que usa.

Vou deixar esse topico aberto mais um dia para tirar duvidas depois vai ser trancado, ok? ; P
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re:Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD? [RESOLVIDO]
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2015, 12:06 »
uma maneira interessante de se conhecer o kernel bsd é através de distros linux que não são linux ??? (?) acho que deu para entender ;D
archbsd
debian

da uma lida https://www.freebsd.org/doc/pt_BR.ISO8859-1/articles/explaining-bsd/comparing-bsd-and-linux.html

Creto

  • Visitante
Re:Mas afinal, o que é mesmo FreeBSD? [RESOLVIDO]
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2015, 17:40 »
Rapaz, agora vi exagero ;) querem ver
(...)
2- Tem vários tutoriais no youtube sobre, eu já instalei (a muito tempo atrás) e é mais fácil que instalar um "arch linux" hoje em dia. Se quiser algo mais fácil ainda, teste o pc-bsd, que já vem com interface gráfica e é mais fácil de usar

(...)
O Arch não é lá esse bicho p... (recuso a dizer o nome desse time), o Arch hoje em dia é fácil e tem ferramentas para isso, vide EvoLution

FreeBSD é dio, dioutro mundo mesmo.

T+