Autor Tópico: Scandisk do ubuntu: tem ?!  (Lida 44772 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Online: 23 de Outubro de 2005, 17:48 »
existe alguma coisa no ubuntu semelhante ao scandisk da microsoft !?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2005, 18:10 »
Têm sim, no terminal:

sudo badblocks /dev/hda1 (por exemplo). Este teste demora uns 20 minutos num HD de 40 GB. Durante o teste não é exibido nenhum indicador de progresso, mas ele vai avisando dos setores defeituosos que encontrar pelo caminho. O HD está bom se o teste for concluído sem nenhuma mensagem de erro.
Fonte: http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/122.htm


carlosfrancoba
"Pois é Galactus, mas como é que eu sei qual é o nome do meu HD?"

galactus
"É só digitar o comando "mount" no terminal meu filho, você terá a lista de todos os seus dispositivos montados, no meu caso aparece /dev/sda1"

:lol:  :lol:  :lol:

Abraços
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2005, 18:34 »
Agora que o galactus virou Mestre (vide seu rank) já tá até prevendo as perguntas... :lol:
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2005, 18:57 »
Tem outro comando que chama "fsck" esse é pra CORRIGIR quando o sistema de arquivos ta bixado. As vezes seu micro desliga numa queda de energia e corrompe o sistema de arquivos. Neste caso e somente nele você roda o fsck pra corrigir os erros.

Geralmente no boot ele num termina e para numa mensagem pedindo a senha do root pra dar comandos adminsitrativos. Ai vc digita e roda o "fsck" assim:

fsck -t ext3 /dev/hda1

Troque o "ext3" pelo tipo de partição claro. É que geralmente é ext3 mesmo.

[]s

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2005, 21:13 »
peraê




auhuhahuahuahuahua eu acho q estou sendo alvo de coisas estranhas por aki
os kara ficam prevendo o q eu vou perguntar

HUAhuauhuaHUahuhuahuAHahuhua Vcs são muito bons !!!!!!!!!!!!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2005, 21:21 »
hauhauhauhauahuah

Vocês não sabiam??

Também prevejo o futuro.  :lol:  :lol:  :lol:

Acho que vou montar uma barraquinha para ler cartas.

hauhauahuauhauhua

Vocês são demais!!!

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2005, 01:21 »
olha aih o aviso q tah dando qndo eu tento a dica do ledstyle

"root@ubuntu:~# fsck -t ext3 /dev/hdb2
fsck 1.38 (30-Jun-2005)
e2fsck 1.38 (30-Jun-2005)
/dev/hdb2 is mounted.

WARNING!!!  Running e2fsck on a mounted filesystem may cause
SEVERE filesystem damage.

Do you really want to continue (y/n)?"

Ceará q isso é porcauso q eu to tentando scanear a partição onde o ubuntu tah instalado ?!  :D
o q eu respondo ?!

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2005, 01:24 »
hey galactus
identificar as partições eu sei né véi !
huahuahuah
foi difícil pra entender a lógica dos nomes dos dispositivos, mas faz um tempo q eu já sei disso ! hehehehe

I will "brocate" too.
It's a question of time, my friend !

tradução: brocate -> brocar -> botar pra fuder ! :mrgreen:  :mrgreen:

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2005, 12:44 »
O carlos... esse comando vc só roda quando da pau MESMO...

As vezes o Gnome num liga, o pc não liga, etc. As vezes é inconsistência de arquivos e isso só ocorre quando você desliga o PC da forma errada. Vou te explicar então... la vai:

Antigamente, nos tempo perdidos do passado obscuro do Linux, agente usava o sistema de arquivos "ext2". Hoje em dia ninguém mais usa ele, a menos em disquetes. Hoje usamos o ext3.
O ext2 é um pouco mais rápido que o ext3 pois ele não tem um tal de "journaling". Esse journaling, pra te explicar de forma bem simples, é como se fosse um "backup" em tempo real do que você está fazendo no HD. Tudo que está sendo gravado e desgravado nos clusters da sua partição fica logado nesse journaling (lembrando que ele não está presente no ext2 e por isso que ele é mais rápido). Se você desligar o PC do nada direto no botão ou arrancar da tomada, ao ligar de novo vai ver que o Linux no boot vai fazer um tipo de "scandisk" e vai recuperar o journaling. Ele vai la ver o que estava fazendo na hora do boot e restaurar o sistema de arquivos automaticamente sacou?

No ext2 não tinha esse tal de journaling, então quando o cara desligava de forma incorreta era 99% de chance de corromper o sistema de arquivos. Dai tinha que rodar o comando "fsck" pra corrigir os problemas e restaurar. Porém com o ext3 esses problemas acabaram (ou quase) pois agora ele ficha tudo no journaling e recupera sacou? Maaaaasssss... as vezes e bem as vezes agente desliga o PC de forma incorreta e o linux não consegue no boot recuperar pelo journaling sacou? Dai no boot ele da um erro e não boota. Ele pede a senha do root ou que você pressione Ctrl + Alt + Del pra reiniciar. Nesses casos agente tem que rodar o antigo "fsck" pra recuperar entendeu? Se tu não tem uma conta de root pra entar você pode bootar dum cd do kurumin e rodar o fsck na partição com problemas de la... di boa. Não adianta NADA você rodar esse tal de fsck sem ter algum problema.

Uma vez eu corrompi minha partição home. O Linux ligou pois a partição "/" estava OK, mas não conseguia fazer nada no gnome. Travava toda hora, não conseguia ler arquivos etc. E isso ocorreu depois de um boot mal sucedido. Dai eu desmontei a partição home:
umount /home
E rodei o fsck:
fsck /dev/hda1 (aqui o home é o hda1)
Ai ele corrigiu tudo. Dai montei o home de novo:
mount /home

E pronto. Tudo voltou ao normal.

Esta mensagem que ele está te dando é de que é perigoso rodar o fsck com o sistema de arquivos montado. Você deve DESMONTAR a partição pra depois rodar o fsck senão pode dar errado entendeu?

carlosfrancoba pergunta:
Como vou desmontar a partição do Linux se estou usando ela?

LedStyle reponde:
Fácil, boota dum cd do kurumin.

LedStyle alerta:
Temos que tomar cuidado com o fsck. Tem que rodar o sistema CERTO de arquivos heim. O "-t ext3" é pra especificar o tipo, mas você tem um executável pra cada tipo de partição:
fsck
fsck.ext3
fsck.msdos
fsck.reiserfs
fsck.cramfs
fsck.jfs
fsck.nfs
fsck.vfat
fsck.ext2
fsck.minix
fsck.reiser4
fsck.xfs

Por exemplo:

fsck.ext3 /dev/hda1 (Aqui estou escaneando um sistema ext3)
fsck.vfat /dev/hda2 (Aqui estou escaneando um sistema vfat)
fsck.reiser4 /dev/hda3 (Aqui estou escaneando um sistema ReiserFs 4)

Espero ter sido claro.


PS: Só a título de curiosidade: O "jounaling" fica numdiretório chamado "lost+found". Você ja deve ter montado uma partição que acabou de formatar e esse diretório continua la... rs. Então é o journaling.
[]s

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2005, 12:56 »
rsrsr

Já tão aprendendo a prever as coisas comigo né?  :)

Não querendo interromper, mas já interrompendo a tão brilhante explanação do nosse querido mestre LedStyle...  E o ReiserFS? Do pouco que li dele, ele realmente é melhor para se recuperar de corrupção de dados que o ext3? Pelo mesno parece que tem mais comandos pra isso. Isso procede?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2005, 13:08 »
Olha... não sei. Falam muito bem do ReiserFS mas pelo que sei ele é muito mais pesado do ponto de vista de leitura e escrita. Acho que é melhor pra HDS SCSI ou pelo menos SATA... ele fica escrevendo no disco de forma muito "forte" digamos. Muito rapido seila. Pelo menos me falaram que é mais ou menos isso. Não sei se pode dar "bad block" mais rápido num HD IDE portanto não vou afirmar pra num falar errado.

[]s

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2005, 13:19 »
Nada como uma pequena pesquisa no Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reiserfs

Muito bom o artigo, realmente confirma o que já tinha lido numa página gringa. O ReiserFS é melhor pra se recuperar de corrupção de Dados, mas como você disse Led, ele é mais pesado que o ext3.

Andei lendo outros artigos em Inglês, dizem que o Reiser 4 não tem as desvantagens do ReiserFS. É esperar para ver.
Agora, eu já instalei no próprio Ubuntu o ext3 e o ReiserFs. E sinceramente, não percebi diferença de performance entre eles. O que eu notei é que realmente o ReiserFS passa muito mais tempo Scaneando o HD que o ext3. Há, o sistema de desfragmentação dele é melhor também que o ext3.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2005, 13:20 »
Bom... eu não entendo então prefiro não ficar opinando senão estarei especulando hehe. O que eu sei sobre Reiser é só o que ouvi falar.

[]s

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2005, 15:37 »
aproveitando o embalo! tem desfragmentador tbm? ou a partição ext3 quase não se fragmenta?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Scandisk do ubuntu: tem ?!
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2005, 15:40 »
Felipe... boa notícia. Não desfragmenta não.

O sistema ext3 funciona assim. Ele grava nos clusters aleatóriamente, mas mantém um "índice" que diz onde ta cada coisa no disco.
Já naquele outro sistema la... com partições vfat ele grava aleatóriamente mas não tem esse índice. E a leitura pe sequencial... então ele começa a ler cluster por cluester até achar o primeiro pedaço do arquivo. Ai volta pro começo e começa de novo até acher o segundo... e assim vai. Por isso q tem que desfragmentar pra ele deixar tudo mais organizado e junto.

[]s