Autor Tópico: Desempenho de Baterias com Ubuntu e Dell  (Lida 6546 vezes)

Offline Messiah_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Desempenho de Baterias com Ubuntu e Dell
« Online: 21 de Julho de 2015, 11:23 »
Olá pessoal do fórum,

estou pela primeira vez muito feliz em usar o Ubuntu, não pelo sistema, mas por ter conseguido fazer uma excelente troca de equipamento.

Estou colocando na mesa um Dell Inspiron 15 5548, uma máquina com Core i7, 16GB de ram, Placa de Vídeo Dedicada de 2GB.

Isso me permitiu conseguir utilizar o Ubuntu inclusive para jogos emulados com bastante performance.

O que ainda me incomoda, motivo deste post, é relativo a bateria. Obviamente não quero ter a mesma performance do Windows, pelo que já li, compreendo as diferenças. Inclusive a questão de acesso a informações privilegiadas do hardware. Mas, gostaria sim de potencializar o uso do meu notebook sem está plugado na tomada, e obviamente, isso pode ser uma prioridade dada a minha necessidade diária.

Por isso venho pedir acolhimento no fórum.

1) Qual a melhor maneira de potencializar o uso da bateria? Devo deixar ela sempre plugada que não terei REALMENTE problema de vício de bateria ou devo fazer uma descarga uma vez por semana?

2) Quais apps/tweaks devo utilizar para verificar de fato o aumento de tempo de duração da minha bateria.

3) E no geral, o que todos me indicam sobre o assunto…

Obrigado, pessoal!
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 13:32 por platao »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:[Ajuda] Desempenho de Baterias com Ubuntu e Dell
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2015, 13:00 »
1) As baterias modernas não sofrem do antigo problema de "vício", isso já foi resolvido.  Para aumentar sua vida útil deixe o Notebook descarregar a bateria até ele pedir que você coloque-o na tomada, ou quando chegar em 15-12% da carga você carrega.  Não deixe "zerar" a carga da bateria. Procure não deixar ele ligado na tomada com a bateria por mais de 12 horas seguidas!  Se for fazer uso dele por longas horas a fio na tomada, remova sua bateria de preferência com cerca de 40% de sua carga, e use o notebook direto na tomada sem a bateria! Uma vez por semana dá uma carregada na bateria até os 100%, deixe descarregar aos 40% e remova a bateria novamente se quiser deixar ligado direto na tomada! Todas as baterias tem um ciclo de vida útil. Depois de um certo tempo você vai notar que a carga já não dura o mesmo tempo.  No caso do Notebook da DELL é possível verificar a saúde da bateria independente do sistema operacional!  Você já deve saber da tecla de função que chama o teste do hardware dele na hora do boot né!

2) Tem muita coisa que você pode fazer. O mais simples e uma das melhores opções hoje é o TLP:

http://www.makeuseof.com/tag/easily-increase-battery-life-tlp-linux/

http://www.webupd8.org/2013/04/improve-power-usage-battery-life-in.html


Talvez seja preciso remover o pacote laptop-mode-tools antes de instalar o TLP.

Ainda têm o powertop: http://askubuntu.com/questions/400/tips-to-extend-battery-life-for-laptops-and-notebooks

Mas o TLP está melhor, só use o powertop se o TLP não funcionar bem pra você!

3)  Eu mesmo gosto do meu Notebook em plena potência, como quase toda as dicas para aumentar a vida da bateria significam diminuir desempenho do mesmo, eu nem uso o TLP e nem o powertop! Eu troco de kernel, não uso os kerneis padrões do Ubuntu. Uso outros já preparados para Notebooks onde se procura um custo/benefício entre desempenho e durabilidade da bateria!  No meu Notebook da DELL eu uso o pf-kernel.  Sem usar o navegador intensamente, eu consigo quase o mesmo tempo de uso do Windows 8 diminuindo o brilho da tela mas com um kernel não oficial!  Se usar muito o navegador a coisa fica feia!  As animações das páginas consomem muito mais recursos no Linux do que no Windows! Então não tem pra onde correr. Gasta mesmo mais bateria.

   
« Última modificação: 21 de Julho de 2015, 13:04 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Messiah_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Desempenho de Baterias com Ubuntu e Dell
« Resposta #2 Online: 21 de Julho de 2015, 14:26 »
Opa Galactus, muito obrigado pela resposta.

Acredito que boa parte das práticas que você me falou eu venho fazendo, exceto pela parte do Kernel.
Quanto a isso a pergunta é: vale a pena? Qual o risco de trocar o kernel? e como eu poderia fazer isso?
Considerando que não sou usuário comum, mas também não chego a ser o mais experiente em linux.

Um dos gargalos pode ser o navegador, o sistema que trabalho na empresa é web, e por vezes trabalho com três navegadores e várias abas.
E no próprio desenvolvimento.

Quanto ao uso da bateria, a Dell recomenda que não tiremos a mesma do notebook. Que eles tem um sistema que para de usar a bateria e fica utilizando a carga apenas da tomada.
Isso confere, ou não vale a pena arriscar?

Obrigado!

Mas, muito obrigado pela informação.


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Desempenho de Baterias com Ubuntu e Dell
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2015, 08:34 »
Trocar o kernel oficial por outro não oficial é sempre por sua conta e risco. Qualquer problema relativo ao kernel e você fica na mão do Fórum do pf-kernel.   Pra mim vale a pena pois funciona melhor que o kernel do Ubuntu. Mas nem sempre é assim.

O site oficial: https://pf.natalenko.name/

Para fazer o download com os binários para Ubuntu

64bits: ftp://big-bum.uni.cx/pf-kernel/amd64/

32bits: ftp://big-bum.uni.cx/pf-kernel/i386/

É só escolher e baixar o headers e o image da mesma versão!

Depois é só instalar.


Quando vou deixar o meu Notebook ligado direto na tomada eu retiro a bateria.  Nunca tive problemas por isso e minha bateria agradece! Não estou dizendo que o sistema da DELL não funcione, só prefiro retirar a bateria mesmo.

Você está enrolado com o seu sistema de trabalho, vai sim gastar mais bateria que o Windows. Não tem escapatória, pelo  menos até as animações web consumirem o mesmo recursos  no Windows dentro do Linux.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2