Autor Tópico: HD externo (usb) soh pisca e nao funciona.  (Lida 6673 vezes)

Offline murgiaMoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
HD externo (usb) soh pisca e nao funciona.
« Online: 21 de Julho de 2015, 21:03 »
Boa noite, a todos!
Tenho um desafio e um pedido de socorro.
Meu hd externo (usb) Samsung 1TB, apos ser scaneado pelo antivirus kapersky, o qual detectou varios virus, assim que fez a limpeza parou de funcionar, nao eh mais reconhecido. A luz azul fica piscando e nada acontece. Ja tentei inumeras dicas da internet e nada funcionou. No windows, gerenciamento de discos para atribuir uma letra nao eh possivel, pois ele nao aparece. Desmontei para ver ser a agulha de leitura estava travada e nao era o caso.
Minha ultima tentativa foi rodar o ubuntu, via pendrive, para ver se montava o disco.
Montou, mas nao consigo ver minhas pastas ou copiar o conteudo do disco, nem mesmo criar uma imagem.
Em Device aparece /dev/loop0 (Read-Only) - Partition Type nao aparece nada - Contents Unknown (squashfs 1024.0) - Mounted at /media/ubuntu/disk.
Tenho um outro hd externo (usb) de 1TB que na montagem aparece /dev/sdc1 - Partition Type HPFS/NTFS - Contents NTFS - Mounted at /media/ubuntu/MyBook.
Podem me ajudar... Nao posso formatar, tenho muito arquivos no hd.
Se puder fazer a gentileza e mandar para meu email murgiamoraes@gmail.com, eu agradeco.
Desculpe a falta de acentuacao, meu teclado estah desconfigurado.
Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:HD externo (usb) soh pisca e nao funciona.
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2015, 02:02 »
Parece que sua única chance para tentar recuperar os seus arquivos é o Testdisk, se é que já não gravou nada por cima.

Não há mais sistema lógico aí dentro, então tem que ir buscar direto no disco.

Esse tópico pode ajudar, tem bastante informação útil detalhada lá:

Arquivos, imagens, documentos excluídos acidentalmente.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117071.msg644760.html#msg644760


===============

Citar
Se puder fazer a gentileza e mandar para meu email murgiamoraes-arroba-gmail.com,

Isso não existe, colega, pois Mensagem Privada é a própria negação da finalidade de um Fórum, que é dar publicidade às soluções encontradas de tal forma que possa multiplicar o conhecimento, servindo a outros que tenham ou venham a ter idêntico problema, portanto, tudo deve ser tratado publicamente no próprio tópico. Ninguém responde MP no Fórum, no geral sequer tomo conhecimento. Grato pela compreensão.

Boa sorte.
« Última modificação: 22 de Julho de 2015, 02:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:HD externo (usb) soh pisca e nao funciona.
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2015, 08:18 »
Citar
Desmontei para ver ser se a agulha de leitura estava travada e nao era o caso.

Só com muita sorte você trará seus dados de volta.

Antivírus não danificam discos rígidos, algo mais aconteceu. Hd sofreu uma queda,ou a placa lógica se danificou.

Como tem bom conhecimento, já que sabe até abrir um hd, forneça mais informações,  como o resultado de fdisk -l e até do dmesg com o hd plugado.

E se o testdisk resolver,  não abra mais seu hd.

Offline murgiaMoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:HD externo (usb) soh pisca e nao funciona.
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2015, 19:41 »
druidaobelix quando solicitei encaminhamento da resposta via email não tinha a intenção de obter ajuda somente para mim, sendo assim egoísta. Pensei que minha pergunta fosse se perder dentre tantas outras e que teria dificuldade em localiza-la. Percebi que não é o que ocorre neste forum. Acho muito legal compartilhar conhecimentos, tanto que nunca precisei de um técnico, sempre vasculho a internet em busca de solução.
Agradeço sua dica, porém acho que estes programas indicados não vão funcionar, exceto se ele for capaz de identificar meu hd sem uma letra que o reconheça (E: F: G: etc), pois meu hd não está sendo reconhecido e sequer eu consigo atribuir uma letra à ele. Vou tentar o programa e vamos ver o que acontece. Após publico o resultado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:HD externo (usb) soh pisca e nao funciona.
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2015, 20:47 »
Então, /murgiaMoraes/,

Inicialmente um aviso: caso os arquivos que você pretende recuperar no hd problemático sejam de fato muito importantes e valiosos, imprescindíveis mesmo, é recomendável procurar ajuda profissional, que evidentemente terá um custo financeiro. Existem certas técnicas e ferramentas, além do conjunto de recursos, que somente quem atua profissionalmente na especialidade terá em mãos, além do conhecimento e experiência, o que aumenta a probabilidade de sucesso.

Isso posto, vamos adiante amadoristicamente no que nos é possível fazer por aqui.

O Testdisk opera num outro nível, ele não precisa da identificação lógica normal para poder localizar um determinado arquivo ou um pedaço do arquivo, mas se vai ou não ser possível e em sendo possível quanto de recuperação será obtida, só mesmo colocando em prática.

Estude bastante a ferramenta antes de por em prática e, sobretudo, siga à risca o conselho de não escrever absolutamente nada no disco problemático, pois aí liquida de vez suas chances. A eventual recuperação precisa ser feita para um outro disco, nunca para o próprio disco, nunca, nunca, nunca mesmo, se escreve num disco problemático, monte-o ro (read only).

Mas vamos um passo por vez, suba o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) e execute numa janela de terminal o comando indicado pelo /Tota/ no post #2, pois assim teremos uma ideia do que retorna. Faça os comandos abaixo, com o mouse copie e cole os resultados aqui no tópico:


Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l


sudo parted -l

(sinal de hífen mais letra ele no final de ambos os comandos acima)

Mas vamos um passo além para examinar as entranhas desse hd.

Se houve uma designação de unidade, seja pelo fdisk ou pelo parted (/dev/sdx onde x é uma letra de unidade), ainda no live-iso instale o sleuthkit, que é uma ferramenta forense para exame de disco rígido.

É necessário habilitar previamente o repositório Universe em "Programas e atualizações" para poder fazer a instalação no live-iso.


Código: [Selecionar]
sudo apt-get install sleuthkit
Com o pacote instalado agora execute e traga aqui no tópico o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo mmls /dev/sdx
lembrando que o x acima em sdx é a designação da unidade (será sda, sdb, sdc, sdd, etc, conforme o caso).
Note que é aplicado no disco, não em uma específica partição.

« Última modificação: 24 de Julho de 2015, 20:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline murgiaMoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:HD externo (usb) soh pisca e nao funciona.
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2015, 21:16 »
Como eu desconfiava o Testdisk não enxergou meu hd, consequentemente não consigo executar nenhum comando do aplicativo.

Como eu disse no início do tópico, o Ubuntu montou meu hd danificado e retornou os seguintes dados:
Device /dev/loop0 (Read-Only)
Partition Type nao aparece nada
Contents Unknown (squashfs 1024.0)
Mounted at /media/ubuntu/disk.

Veja que onde deveria aparecer /dev/sdx aparece loop0 (Read-Only) - falta a letra que identifica o hd e apesar de estar somente leitura quando eu vasculho o hd aparece as pastas que o Ubuntu montou, mas não aparece minhas pastas originais onde estavam arquivados meus doc, fotos, aplicativos, videos, etc. Se tiver algum comando no linux onde seja possível substituir o loop0 por sdc, talvez resolveria. Eu já tenho dois hds, um sda e outro sdb.
Além de atribuir a letra ao hd seria necessário um comando para criar a partição sem a perda dos dados.
Você acha que é possível?

Por enquanto obrigado.  Mais tarde vou tentar os comandos acima listados.

Em última hipótese vou ter que apelar para ajuda profissional mesmo.
« Última modificação: 24 de Julho de 2015, 21:35 por murgiaMoraes »