Autor Tópico: Problema ao inicializar o ubuntu (últimas versões)  (Lida 4557 vezes)

Offline new_james23br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Problema ao inicializar o ubuntu (últimas versões)
« Online: 14 de Agosto de 2015, 17:06 »
Caros, Boa Tarde!

Sou novo aqui no fórum e depois de muito tempo resolvi aprender mais sobre as distros linux.
Baixei recentemente a versão 14.04.03 lts, bootei no pendrive e a inicialização foi até rápida, mas o sistema ficou muito lento e travou dando falhas na tela.
Esse mesmo problema me afastou desse universo, pois desde a versão 14 do ubuntu oficial e até mesmo a 15 apresentam esses problemas.
Já quando rodei aqui o ubuntu-mate, consegui numa boa e sem qualquer problema.



Estou querendo muito usar essa distro e sempre me deparo com  essa mesma falha.  Minha cabeça está a mil por isso:




Minhas configurações:

Placa Mãe: Asrock n68-s3 FX
Processador:  Sempron 145
memória: 4gb ddr3 kingston
HD: 80 GB Samsung
Fonte: Genérica
S.O(Atual): Windows 7 home Premium

Distros testadas: Ubuntu 14 (oficial e lts), Ubuntu 15(Oficial).
Outras distros aparentam funcionar, aliás até fiquei surpreso quando vi o tails sem apresentar esse problema.



Obs: baixei as isos de fontes oficiais e chequei tudo antes de transferir para o pendrive.

Muito obrigado aos que puderem me ajudar e espero um dia, com maior experiência, poder retribuir esse imenso favor.

Offline lSinkz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Problema ao inicializar o ubuntu (últimas versões)
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2015, 07:39 »
Use uma distro mais leve como o Xubuntu.
Se você consegue entrar no sistema antes de dar este problema, troque o driver de vídeo.
Talvez seu HD possa estar com defeito.... (não afirmo nada, só suposição)
Aconselho usar a versão 14.04.3 LTS.
Você tentou recuperar pelo grub quando deu este problema?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problema ao inicializar o ubuntu (últimas versões)
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2015, 07:39 »
É um pouco complicado mesmo. Essa placa de vídeo funciona com o Driver 304 legacy no Ubuntu.  Ela já é antiga e mesmo na época já era conhecida por problemas no Vídeo e na placa de rede. Talvez não haja problema na rede neste modelo em particular, pois usa uma Realtek na parte de rede.

Bom, quanto ao problema no vídeo.  Você tem acesso ao terminal?  Você já tentou fazer um CRTL + ALT + F1?  Pra ver se consegue ver o terminal após o boot?

Se conseguir ver o terminal fica mais fácil tentar arrumar.   Se conseguir entrar no terminal, faça o login como usuário comum e depois execute estes comandos, supondo que sua placa de rede está funcionando...

sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-304 nvidia-settings-304
sudo reboot


Se tudo correu bem ele vai reniciar com o driver de vídeo correto e você deve ver seu monitor funcionando corretamente!

Agora se não tiver acesso ao terminal logo após o boot, terá que usar o "nomodeset" na hora do boot pra ver se assim ele entra com o modo gráfico, mesmo com  uma resolução ruim, daí você vai fazer uso dos mesmos comandos para instalar o driver legacy da Nvidia!

Você disse que o Live-CD entra e depois trava?  Certo?  Então veja, o Live-Cd já te avisava que iria ser bomba com essa sua configuração!


Agora outra coisa que não entendi, se o Ubuntu Mate funciona, porque não usa ele logo de cara?   Esta seria outra alternativa, trocar de distro usando logo uma que funcione de cara!  Essa sua máquina deve funcionar muito melhor com um Debian 7!   Estou usando uma  configuração igual a sua aqui em casa, mesmo chipset (só que a placa é da MSI) e processador, mas coloquei uma placa de vídeo offboard, uma Geforce 8400 e Debian 7 com LXDE, funciona que é uma beleza!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 00:00 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline new_james23br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Problema ao inicializar o ubuntu (últimas versões)
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2015, 16:41 »
Segunda feira irei fazer uns testes mais aprofundados e usar os comandos sugeridos. De qualquer forma fico grato pela ajuda =D

Offline new_james23br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Problema ao inicializar o ubuntu (últimas versões)
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2015, 11:01 »
Agradeço muito pela ajuda, segui suas dicas e funcionou quase perfeitamente. A distro que baixei ficou bugada ao acessar algumas opções no sistema e só no modo shell ele reconhecia a senha que eu cadastrava. Conclusão: Ficarei com ubuntu-mate mesmo, estou muito feliz com essa distro e com ela darei meus primeiros passos no universo GNU/LINUX.

Muito obrigado, sinto por não ter uma opção aqui para dar reputação, mas fique com meu muito obrigado ainda assim.