Bem, Anderson como o problema persistia e estava me impedindo de usar o computador e acabo de mãos atadas acabei reinstalando o OS, primeiro me deixa explicar. Antigamente usava o windows e então passei a usar o MATE, para não perder os arquivos criei uma partição no hd onde estão todos os arquivos músicas e tudo mais, na segunda partição eu instalei o MATE. Então eu formatei e reinstalei nessa segunda partição, ou seja, tudo permanece como dantes, uma partição com o sistema e outra com o santigos arquivos do SO.
Bem explicado isso, a reinstalação não resolveu por completo o problema ele agora é sazional ou seja às vezes aparece às vezes não quando apareço reinicio no modo hard (dedão, rs) e ele volta ao normal, e agora um barulho também aparece às vezes, tipo um assovio... começo a pensar que o problema seja de hardware e não mais de software, mas é só uma ideia não sei muita coisa por isso estou aqui...
bem vamos aos comandos o primeiro resultou isso:
PCI (sysfs)
o segundo comando:
Screen 0: minimum 320 x 200, current 1024 x 600, maximum 32767 x 32767
LVDS1 connected 1024x600+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 0mm x 0mm
1024x600 60.0*+
800x600 60.3 56.2
640x480 59.9
VGA1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
VIRTUAL1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
Como falei anteriormente os kernels antigos também sofrem do mesmo problema... Mais uma vez obrigado Anderson por se disponibilizar! (y)