Autor Tópico: Sistema inicia apenas manualmente - Resolvido  (Lida 7568 vezes)

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Sistema inicia apenas manualmente - Resolvido
« Online: 03 de Setembro de 2015, 23:36 »
Olá galera boa noite,
Bem estou com um problema no MATE, até poucos dias atras (até anteontem na verdade) meu computador inciava normalmente sem nenhum problema. Daí ontem quando fui iniciar o pc apareceu logo o menu do grub, observação eu não usava o grub até então ele era oculto, ou seja, quando eu liigava o pc o sistema iniciava direto. Mas esse não é o meu problema o problema é que ao escolher o Ubuntu no grub ele fica como se fosse iniciar mas vai pra tela preta e... nada! Passa o maior tempão e o sistema não inicia de forma alguma. Então reiniciei a máquina, novamente apareceu o menu grub então fui para opções avançadas e iniciei em modo recovery o sistema inicia normalmente mas com a tela distorcida daí ele manda reiniciar pra a tela voltar ao normal mas se fizer isso ele volta ao grub e a ladainha é a mesma o sistema não inicia. Então minhas dúvidas são o que pode está acontecendo e o que devo fazer pra resolver? E posteriormente depois deste problema resolvido como faço pra voltar a desativar o grub e o sistema iniciar direto? Muito obrigado galera.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2015, 07:52 por robertruiter2 »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2015, 10:59 »
Você notou alguma atualização antes do problema? Qual o seu hardware e versão exata do Ubuntu Mate? 32 ou 64 bits? Tem algum driver de vídeo proprietário instalado aí?

Você não consegue iniciar com outra versão do kernel pelo Grub?

Quando você diz "o sistema inicia normalmente mas com a tela distorcida", você consegue entrar na aérea de trabalho? É possível abrir e usar algum programa (navegador, terminal)?


Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2015, 18:09 »
1 - Você notou alguma atualização antes do problema?
Pois é, também pensei que pudesse ser alguma atualização, que eu lembre não houve nenhuma tualização imediatamente antes do problema mas como atualizo o pc diariamente pode ter sido isso sim, mas depois do problema já atualizei duas vezes e nada mudou.
2 - Qual o seu hardware e versão exata do Ubuntu Mate? 32 ou 64 bits?
CPU Intel Atom N450 (Netbook), Intel graphics interna, Memória de 2GB DDR2, HD SATA 320GB, caso falte algum só perguntar
3  - Tem algum driver de vídeo proprietário instalado aí?
Não, não tem nenhum drive proprietário instalado aqui não.
4 - Você não consegue iniciar com outra versão do kernel pelo Grub?
Com o grub eu consigo iniciar com o kernel atual e com o kernel anterior sem problemas, mas só tentei no recovery mode e não pelo modo normal (acho que não influencia, me desculpe se estiver errado)
5 - Quando você diz "o sistema inicia normalmente mas com a tela distorcida", você consegue entrar na aérea de trabalho? É possível abrir e usar algum programa (navegador, terminal)?
Sim sim logo normal entro na area de trabalho normal uso aplicativos e tudo mas a tela fica como se estivesse com as dimensões erradas. Tudo normal mas com a imagem meio disfocada não sei se me explico bem.
E obrigado por se dispor a ajudar.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2015, 20:39 »
Imagino que você deve ter entrado no recovery mode e escolhido a opção "resume", certo? Isso é o mesmo que iniciar o sistema normalmente, mas pode acontecer problemas na inicialização do driver de vídeo.

Bom, de todo jeito, tente iniciar por um kernel antigo, sem ser no recovery mode, só para ter certeza.

Se não resolver, faça da forma que estava iniciando antes e poste as saídas dos comandos aqui:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C display
Código: [Selecionar]
xrandr

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2015, 08:31 »
Bem, Anderson como o problema persistia e estava me impedindo de usar o computador e acabo de mãos atadas acabei reinstalando o OS, primeiro me deixa explicar. Antigamente usava o windows e então passei a usar o MATE, para não perder os arquivos criei uma partição no hd onde estão todos os arquivos músicas e tudo mais, na segunda partição eu instalei o MATE. Então eu formatei e reinstalei nessa segunda partição, ou seja, tudo permanece como dantes, uma partição com o sistema e outra com o santigos arquivos do SO.
Bem explicado isso, a reinstalação não resolveu por completo o problema ele agora é sazional ou seja às vezes aparece às vezes não quando apareço reinicio no modo hard (dedão, rs) e ele volta ao normal, e agora um barulho também aparece às vezes, tipo um assovio... começo a pensar que o problema seja de hardware e não mais de software, mas é só uma ideia não sei muita coisa por isso estou aqui...

bem vamos aos comandos o primeiro resultou isso:
PCI (sysfs)

o segundo comando:
Screen 0: minimum 320 x 200, current 1024 x 600, maximum 32767 x 32767
LVDS1 connected 1024x600+0+0 (normal left inverted right x axis y axis) 0mm x 0mm
   1024x600       60.0*+
   800x600        60.3     56.2 
   640x480        59.9 
VGA1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)
VIRTUAL1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)

Como falei anteriormente os kernels antigos também sofrem do mesmo problema... Mais uma vez obrigado Anderson por se disponibilizar! (y)

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2015, 10:15 »
O comando "sudo lshw -C display" você precisa esperar um pouco para dar a saída. Rode aí de novo de novo e espere. Isso mostrará qual driver está sendo usado, pois o Ubuntu Mate deveria funcionar bem com esse hardware.

Adiantando um passo, tem um comando que reconfigura o vídeo, se quiser tentar:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Pelo visto a resolução 1024x600 é a normal aí mesmo né?

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2015, 09:16 »
Ah ta, rs nem tinha notado que o comando ainda não tinha terminado de rodar rs, mas aí está o resultado do comando:
*-display:0             
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Atom Processor D4xx/D5xx/N4xx/N5xx Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 00
       largura: 32 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:45 memória:98180000-981fffff porta de E/S:60c0(tamanho=8) memória:80000000-8fffffff memória:98000000-980fffff
  *-display:1 DISPONÍVEL
       descrição: Display controller
       produto: Atom Processor D4xx/D5xx/N4xx/N5xx Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 2.1
       informações do barramento: pci@0000:00:02.1
       versão: 00
       largura: 32 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm bus_master cap_list
       configuração: latency=0
       recursos: memória:98100000-9817ffff

Tentei rodar o comando para reconfigurar como você aconselhou e o resultado do comando foi esse:
debconf: falha ao inicializar frontend: Dialog
debconf: (Caso você seja iniciante no sistema Debian GNU/Linux escolhe 'crítica' agora e veja somente as questões mais importantes.)
debconf: tentando com frontend: Readline

Eita, que está complicado isso, rs...

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2015, 10:25 »
Você executou o comando "lshw" com algum monitor ligado no netbook?

Achei estranha essa saída. O display 0 mostra que o dirver i915 está em uso e o 1 não. Tente fazer o seguinte, abra o arquivo /etc/default/grub:

Código: [Selecionar]
sudo pluma /etc/default/grub
Você verá uma linha assim:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Mude para:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash i915.modeset=1"

Salve o arquivo e execute mais um comando:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Dê uma olhada nesse link também:

https://askubuntu.com/questions/136593/how-can-i-fix-broken-i915-drivers-for-intel-gpus


Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2015, 11:18 »
Oi Anderson,
Não, não havia nenhum monitor conevtado a ele não...
Fiz o que você indicou e já reiniciei o pc duas vezes pra vê se o erro ainda aparecia, parece que deu certo afinal nada aconteceu mais de errado. Vou lê o link que você me passou, mas você pode me explicar brevemente o que aconteceu? E já explorando rs como eu faço pra desativar o grub de vez e o pc iniciar direto no sistema ou isso não é indicado?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2015, 12:04 »
O "i915.modeset=1" simplesmente força o carregamento do driver livre que vem no kernel do sistema. Isso é o que deveria ocorrer por padrão (a menos que você tivesse instalado outro driver aí), mas pelo visto não é o que acontecia.

Sobre o grub, basta editar o mesmo arquivo de novo:

Código: [Selecionar]
sudo pluma /etc/default/grub
Você verá um linha assim:

Citar
GRUB_TIMEOUT=10

Mude para:

Citar
GRUB_TIMEOUT=0

Salve e atualize o Grub de novo:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Se depois, por algum motivo você quiser que o grub apareça, aperte a tecla Shift logo depois daquela tela da Bios. Não tenho certeza, mas se você fizer isso (ou apertar qualquer outra tecla, que não seja aquelas para entrar na Bios) talvez terá que editar o arquivo de novo para ocultar o Grub, então aconselho a evitar apertar teclas durante a inicialização.

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re:Sistema inicia apenas manualmente
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2015, 07:51 »
Ok Anderson,
Tudo certo por aqui agora, deu tudo certo novamente muito obrigado! Pessoas como você na comunidade fazem tudo andar e por isso que amo esses foruns onde o conhecimento é compartilhado e as coisas são explicadas não apenas tutorial, next, next, finish. Muito obrigado!