Autor Tópico: programação C/C++  (Lida 4060 vezes)

Offline marmadeoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
programação C/C++
« Online: 21 de Setembro de 2006, 16:20 »
Pessoal, sou novato no ubuntu (e no mundo linux), mas quando resolvi entrar para ele minha intenção primeira foi aprender a programar e poder ajudar em algo. (sou hobbista).

Li bastantes tutoriaus sobre C e C++, de certa forma, dominando as estruturas básicas da linguagem. Porém gostaria de ar além nos estudos mas estou meio perdido em "o que estudar agora". Ao fazer esta pergunta em salas de bate papo as únicas resposta que obtenho é: estuda java, estuda python, estuda php, estuda assembly... bem, será este realmente o caminho? Será que C/C++ não já dá pra fazer algumas misérias pra início? (Claro, depois será ótimo ter um conhecimento de mais linguagens.)

Do exposto acima gostaria de ajuda no que se refere ao que é mais adequado se programar em C/C++ (preferencialmente C++) e como a minha intenção é ajudar em algum projeto depois o que especificamente estudar para contribuir com o debian/ubuntu?

Se a melhor forma de aprender é participar de projetos, onde e como encontrar algum que aceite pessoas iniciantes ou com pouco conhecimento ainda mas com vontade de ajudar?
 
Quais as áreas que mais necessitam de ajuda para que se concentre o estudo nelas? (gráfica, jogos, ...)

Bom, como vêem, preciso de uma orientação para poder sair dos repetitivos programinhas "hello world".

Darcamo

  • Visitante
Re: programação C/C++
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2006, 21:08 »
Citar
Se a melhor forma de aprender é participar de projetos, onde e como encontrar algum que aceite pessoas iniciantes ou com pouco conhecimento ainda mas com vontade de ajudar?

No mundo linux a maioria dos programas é open source. Você  pode baixar o código e mexer nele sem precisar pedir permissão a ninguém. Agora se você fizer uma melhoria que considere interessante aí sim vc pode ir atras de ver como incluir essa sua modificação no programa.

Citar
preciso de uma orientação para poder sair dos repetitivos programinhas "hello world".

Isso depende mais do que você gostaria de fazer. Como você mesmo disse, é um hobbista, então suponho que não esteja programando pra ganhar dinheiro, mas porque gosta de aprender. Logo, tem que fazer o que gosta ou o que seria útil para você.

Por exemplo, a um tempo atras me interessei em dar uma olhada na SDL que é uma biblioteca multimedia muito utilizada para jogos e atualmente estou fazendo um jogo de tetris em C++ utilizando a SDL. Já está jogável, mas ainda vou fazer umas melhorias. :)

Já olhei também a biblioteca gtkmm e a utilizei para fazer uma interface gráfica para um simulador que estava fazendo na faculdade, etc.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: programação C/C++
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2006, 14:01 »
Fique com a linguagem C que é excelente, porém a java também não fica atrás, mas já que tens uma noção da linguagem C vai afundo nela e depois que você domina-lá experimente migrar para o C++, pois o C não é só isso que você descreveu, pois do descrito por você sobre a linguagem C parece um Pascal hehehe.
Linguagem C domina!..
Java também, mas tenho preguiça de migrar para o java e acabar esquecendo TUDO de C q amo haheua.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: programação C/C++
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2006, 14:34 »
Cara achei algo bem bacana pra você começar a estudar e contribuir para a comunidade linux.

aprenda a lidar com a biblioteca gtk para fazer programas visuais bem bacanas!..

ae um pequeno tutorial só para você se informar mais, eu sou iniciante em C cara e achei facil a manipulação da gtk.

http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/apostila/gtk/html/tutorial.html