Autor Tópico: Notebooks com TOUCHSCREEN funcionam bem no Ubuntu?  (Lida 2250 vezes)

Offline guilhermech2010

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Notebooks com TOUCHSCREEN funcionam bem no Ubuntu?
« Online: 04 de Setembro de 2015, 15:42 »
Tenho um notebook Asus vivobook S400CA que veio instalado com o Windows 8 Single language 64Bits, e que mais tarde atualizou para a mesma versão porém do Windows 8.1. O processador no note é um Core i3 2365M que marca só 1668 pontos no ''cpu Benchmark'', tem 4GB RAM DDR3 1600Mhz e um Disco rígido de 500Gb que trabalha a 5400 RPM.  EU estou pensando seriamente em migrar para o Ubuntu, primeiro por que não tenho dinheiro para comprar um SSD no momento, e depois que atualizei para o Windows 8.1, o computador se tornou muito lento, uso no mais duas aplicações: Andy emulador (para utilizar whatsapp, e tinder), e Opera browser v31 (deixei o Chrome de lado por consumir muita memória, geralmente utilizo cerca de 15 abas abertas por conta do trabalho), porém tenho uma dúvida:

A interface Touchscreen deste notebook irá funcionar bem no Ubuntu da mesma forma que funciona no Windows 8.1? Qual versão do Ubuntu eu deveria instalar e que teria melhor desempenho neste hardware ? Será o WINE conseguirá emular o Andy? Pois muitos utilizam o Genymotion no Ubuntu que no meu caso não me agradou...Não funciona microfone nem câmera.

Obrigado desde já.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Notebooks com TOUCHSCREEN funcionam bem no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2015, 09:36 »
O Opera tem versão para o Linux, o Andy emulator eu não sei como funciona, mas o Whatsapp você pode usar pelo navegador.

Quanto ao Touchscreen, nunca testei, mas faça o seguite: não precisa instalar nada. Arrume um DVD ou pendrive, baixe as imagens do Ubuntu 14.04 e 15.04. Grave na mídia (DVD ou pendrive), dê o boot por ele e você verá uma opção "Experimentar sem instalar" ou algo assim. Esclhendo essa opção, o sistema irá rodar direto da mídia de boot, sem alterar nada no seu HD. Assim você poderá fazer os testes que desejar no sistema e, inclusive, você pode ir testando o Ubuntu assim até se familiarizar antes de instalá-lo no seu HD. Mas lembre-se, usando o sistema por um pendrive ou DVD, nenhuma alteração é salva, então se baixar alguma coisa, salve em outro dispositivo.

Dê preferência ao Ubuntu 14.04 pois tem suporte extendido e é mais estável. Mas se a touchscreen não funcionar bem, veja se a 15.04 atende, mas essa versão tem suporte só até janeiro do ano que vem e a 15.10 vai ser lançada em breve. Então, nesse caso, você deve se preparar para atualizar.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Notebooks com TOUCHSCREEN funcionam bem no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2015, 23:01 »
só testando mesmo pra saber.
eu já exprimentei em um notebbok lenovo e a tela de toque dele não funcionou.
em outras distros funcionou precariamente.