Autor Tópico: Ubuntu dual boot Mac OS X - dúvidas de boot  (Lida 1805 vezes)

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Ubuntu dual boot Mac OS X - dúvidas de boot
« Online: 30 de Agosto de 2015, 12:08 »
Aqui tá tudo funcionando OK. Tenho umas dúvidas no sentido de aprendizado.

Aqui é assim: usuário antigo Linux e novo Mac. iMac 2012 com rEFInd como boot manager padrão, OS X e Ubuntu 15.04.
Quando eu instalei o Ubuntu, configurei o local para a instalação do grub em /dev/sda5 (raiz do sistema) pensando que não ia tirar o rEFInd e eu poderia fazer um chainload.
Aconteceu que o instalador não detectou o OS X (essa parte demorou bastante) e depois da instalação o Mac dava boot direto no Ubuntu (insecure mode).
Então dentro do Ubuntu eu resolvi reinstalar o rEFInd mas ele detectou que já estava instalado e entre outras coisas apontou ele mesmo como o padrão via efibootmgr (depois eu fiquei sabendo que o mais correto seria fazer isso no OS X mas ocorreu td bem) OBS: efibootmgr altera as entradas na NVRAM. Isso é a mesma coisa de entrar no Setup e configurar a boot priority mas caso não saibam Macintosh não tem esta interface.

Tenho 3 opções de boot no Linux no menu do rEFInd:
\EFI\grub\grubx64.efi (deixo este como padrão)
Boot linux from sda5
Boot vmlinuz-3.19.0-26-generic.efi.signed from sda5

Pois bem, voltou tudo ao normal após a reinstalação do rEFInd e agora eu dou boot no Ubuntu via rEFInd selecionando o grub mas o menu do grub ainda não aparece (aparece uns códigos no meio da tela que não dá nem tempo de ler de já vai pra tela roxa). Enfim penso que vale a pena ter o menu do grub lá por alguns segundos.

Perguntas:
O menu do grub deveria aparecer? Se sim, o que aconteceu pra ele não aparecer e como forçar o seu aparecimento quando eu inicio pelo grubx64.efi ?
Quando eu for fazer a atualização do Ubuntu (eu faço reinstalando), como evitar estes "problemas"?
Eu suspeito que quando tiver uma atualização de kernel que rodar o update-grub, vai tirar o rEFInd de novo. Estou certo?
Oldschool

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Ubuntu dual boot Mac OS X - dúvidas de boot
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2015, 10:28 »
Apenas atualizando o tópico para eventuais consultas futuras.

Ao meu ver o menu do grub não aparece em instalações onde não é detectado algum outro SO mas é só fazer o "tweak" certo e ele aparece.
Existe uma opção na instalação do rEFInd que faz com que este seja instalado em sua partição própria e assim dá pra carregá-lo usando a tecla alt/option na inicialização, ou seja, é uma facilidade a mais. Pesquisar sobre o argumento --ownhfs (disponível apenas em Mac) na página de instalação do rEFInd.
A atualização de kernel fez exatamente o que eu previa.
Oldschool

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Ubuntu dual boot Mac OS X - dúvidas de boot
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2015, 22:55 »
Eu instalei o Ubuntu no meu imac e quando aparece o menu do refind, entra sozinho no último OS usado (no meu caso, sempre o Ubuntu) e depois aparece o menu do grub onde posso ver quais kernels estou usando, etc...