Autor Tópico: Definir IP fixo no LTSP 5  (Lida 2939 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Definir IP fixo no LTSP 5
« Online: 09 de Outubro de 2015, 17:43 »
Olá pessoal, boa tarde; Gostaria de contar com a ajuda dos amigos para resolução de um probleminha com meu servidor Ubuntu 10.4 com LTSP 5 que é o seguinte! Após atualizar as máquinas do laboratório onde trabalho, decidi fixar meu servidor LTSP 5 porém, ando enfrentando problemas com o servidor DHCP que sempre muda as faixas dos IPs remotos e as vezes tenho que ficar modificando, por isso eu gostaria de saber como faço para colocar IP fixo no LTSP 5 para que as máquinas possam somente receber sempre o mesmo IP para se conectar, tentei pelas Biografias de Morimoto mas não deu certo, alguem aí poderia me dar uma luz? Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Definir IP fixo no LTSP 5
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2015, 17:52 »
Adicione ao arquivo de configuração do servidor DHCP um bloco como o abaixo pra cada terminal que vc deseje fixar o IP:

Código: [Selecionar]
host Terminal123 {
                hardware ethernet 00:11:22:33:44:55; # MAC Address do terminal
                fixed-address 192.168.1.123; # IP escolhido para o terminal --- OBS: Tem que ser FORA DA FAIXA DOS IPs DINÂMICOS.
                option host-name "Terminal123.seudominio.net"; # FQDN do terminal
                option subnet-mask 255.255.255.0; # Mude para a máscara de sub-rede que você usa.
                option routers 192.168.1.1; # Mude para o gateway da sua rede.
                option domain-name-servers 192.168.1.1,8.8.8.8; # Mude p/ os servidores DNS que você usa em sua rede.
}

Observe que sua combinação (Ubuntu 10.4 / LTSP 5) é bem diferente da usada hoje em dia, assim o arquivo de configuração do servidor dhcp pode ser diferente do usual (/etc/dhcp/dhcpd.conf). Se ainda me lembro disso, essa configuração ficava em /etc/ltsp/dhcpd.conf.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Definir IP fixo no LTSP 5
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2015, 19:43 »
Hum... Ok, muito Obrigado zekkerj, vou testar aqui e posto o resultado, vlw, abraço...