Quando era mais novo, também me revoltava com esse tipo de coisa, se a coisa é melhor, porque ninguém usa?
Fui um dos que ajudou a criar na época o grupo de software livre aqui na cidade, mesmo não sendo desenvolvedor, estava lá junto, apoiando e ajudando a mostrar o linux para as pessoas (na época se não me engano era o debian e o kurumin)! E realmente argumentos como "windows é mais fácil" ou "não existe tal coisa no linux" realmente me tirava do sério, porque na maioria das vezes tinham aplicativos até melhores e livres, sem ter que utilizar de pirataria. Até que parei de criticar (não adiantava mesmo) e comecei a observar.
Agora até serei redundante em algumas coisas, pois o @Gutierresdesouza já citou algumas coisas muito bem colocadas, porém comecei a perceber que realmente as pessoas são preguiçosas.
Demoraram anos para aprender com o windows, era spyware, virus e etc..etc..etc.. e essa experiência foi tão ruim, que provavelmente não querem começar de novo (ou assim como quem aprende andar de bicicleta, esquecem os tombos que cairam até aprender) e isso vai até mais além!
Se parar pra pensar, eles terão que reaprender a estrutura de arquivos novamente, aprender que não é só clicar em next > next> finish. E o pior, como fazer isso se sempre estão tão corridos que não conseguem "ter tempo" para aprender coisas novas? Concorda que então é muito mais fácil dizer que "linux é difícil"?
Outra realidade são as indústrias de software já citadas anteriormente (firewall, antivirus e outros antis por ae) e os "profissionais" que chamo de "format c:".
Existem inúmeras pessoas que ganham a vida formatando computadores a cada 45 dias e com o linux, isso não aconteceria, pois o linux não dá manutenção!
Então para essas pessoas, o linux é horrível e sempre irão desencorajar os "clientes" deles a usar, pois são outros "profissionais" preguiçosos que não querem aprender mais (pois pensar dá trabalho..) e preferem ficar em sua zona de conforto!
Outro ponto negativo, tem uma parcela de culpa da comunidade linux. No início, foram meio fanáticas demais (até hj continua um pouco), pois quem usava linux debian era "nuba", que linux bom era o slack ou outra distro que era mais "escovação de bits", isso que nem citarei o Freebsd e outros OS que existem por aí. Então ficava quase como as inúmeras religiões que existem e que sempre uma é melhor que a outra.
Então agora tu imagina... O usuário leigo que estava interessado em aprender (que era uma parcela mínima), vê e se depara com os caras que usam o Linux se matando para provar quem que era o melhor (se é que isso existe). Se você fosse esse cara, você compraria briga dos outros e escolheria um lado? Difícil não é mesmo? Principalmente porque você não entendia lhufas do OS. Então, ao MEU ver, isso também foi meio que um auto boicote da comunidade linux com o próprio OS.
Aí com o tempo veio a pergunta que me faço hoje, PORQUE querer forçar as pessoas a usar? Não é o mesmo que os caras das religiões que querem converter todo mundo a força?
Hoje vejo que o melhor resultado vem com o exemplo, as pessoas olham as coisas boas e copiam.
Isso acontece com crianças e com adultos! Hoje obtenho melhor resultado "convertendo" as pessoas que querem ser convertidas, e não as que não estão nem aí.
E eu não minto, eu falo que no começo vai ser difícil pois é algo novo, porém se ele passar por essa etapa (a qual darei toda ajuda que posso, ensinando a pescar), ele nunca mais vai se preocupar com vírus, trojans e spywares, pode entrar em quantos sites e qual site quiser sem problema (até nos XXX)! Não necessitará pagar licenças para utilização do OS ou então ele sairá da pirataria utilizando um produto 100% original e muito mais seguro que o janelas pirated edition!
Com isso a pessoa escolhe se quer ou não aprender.
Claro que para despertar a curiosidade das pessoas eu faço um esquema um pouco diferente... hehehe
Toda vez que alguma pessoa me pergunta como fiz tal coisa, eu falo que fiz no programa "Tal" do linux. É que só sei mexer no linux, falo que faz anos que não mexo mais com o windows, pois o windows é mto difícil! kkkkkkkk
Acredite.. as pessoas ficam curiosas quando falo isso e querem ao menos VER o OS (É nessa hora que entra o pendrive com o ubuntu)
Então se é que eu posso dar algum conselho para você, esse seria:
Não se importe com o que os outros estão usando, foque em você, no seu aprendizado e quando alguém vier pedindo ajuda, ajude. O exemplo é a melhor forma de convencer alguém (inclusive fora do mundo virtual). Com isso tenho certeza que a tua taxa de "conversão" Janelas X Pinguim, será muito melhor!
Abraços
Abraços