Autor Tópico: nvidia 7200gs  (Lida 2110 vezes)

Offline ze attux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
nvidia 7200gs
« Online: 28 de Outubro de 2015, 01:51 »
ola pessoal ?! estou aqui com mais uma divida, tenho uma placa de video nvidia 7200gs o que acontece com ela, quando instalo o ubuntu 14.04 ela funciona mas fica lento  e cortando a tela sei que tem um nome pra isso mas não me lembro, e na internet os vídeos ficam lentos, procurei na net, tem o esquema de instalar os driver pelo drive adicional, mas toda ves que instalo qualquer um deles, pronto não da mais video e quando da congela, só dando um purge e reistalando o open source que volta a funciona.
como fasso pra corrigir isso.
obrigado mais uma vez

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:nvidia 7200gs
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2015, 15:10 »
Olá. Não tenho mais uma versão 14.04 instalada para olhar, mas olha aí pelo synaptic, ou central de programas, qual a versão do driver Legacy dessa versão.  Infelizmente com driver proprietário só com as versões 173 e 180 para funcionar com essa placa de vídeo! Foi isso que encontrei pesquisando no tio Google. Acredito que a versão 304 deva ser a versão Legacy do 14.04.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

paulinho1971

  • Visitante
Re:nvidia 7200gs
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2015, 16:01 »
Desculpe ai eu me intrometer, pois também não estou no xubuntu 14.04, mas

Código: [Selecionar]
creto2@creto2 ~ $ apt-cache policy nvidia-legacy-304xx-driver
nvidia-legacy-304xx-driver:
  Instalado: (nenhum)
  Candidato: 304.125-1
  Tabela de versão:
     304.125-1 0
        500 http://ftp.us.debian.org/debian/ jessie/non-free i386 Packages
creto2@creto2 ~ $

Nvidia-legacy existe no ubuntu? Search... pkgs.org

T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:nvidia 7200gs
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2015, 18:59 »
A nomenclatura pode ser confusa, mas existe o driver nvidia legacy no Ubuntu 14.04.

Vejam o que encontrei de um 14.04:

Using NVIDIA binary driver - version 331.38 from nvidia-331 (proprietary, tested)

Using NVIDIA legacy binary driver - version 304.117 from nvidia-304-updates (proprietary)

Using NVIDIA legacy binary driver - version 304.117 from nvidia-304 (proprietary)

Using NVIDIA legacy binary driver - version 331.38 from nvidia-311-updates (proprietary)

Using X.OrgX server - Nouveau displary driver from xserver-xorg-video-nouveau (open source)


Essa salada de fruta acima parece confusa, e pra mim é confusa, mas se olharem as descrições dos pacotes e ainda por cima tiver paciência de ler um pouco de como a Nvidia e a turma do Ubuntu fazem as coisas, fica fácil entender.

A Nvidia sempre indica um Driver Legacy para suporte de placas de vídeos mais antigas, a chamada versão "legacy". Daí você tem que ler quais as placas suportadas por este driver!

A turma do Ubuntu coloca um driver proprietário da Nvidia sem modificações e driver com modificações (patches) feitas pela equipe do Ubuntu.
Você vai verificar isso no nome completo do pacote, os só da Nvidia não tem ubuntu no nome. 

Exemplo: 304.88-0ubuntu1  -   Esse driver tem patch da equipe do Ubuntu.


As versões updates são as mais novas do referido driver. 

Exemplo: 304.88 -  304.108

Essas opções todas de driver também vão variar conforme os repositórios ativos!  Se tiver ativado os repositórios backports e afins, você provavelmente terá mais opções de drivers.

Passou o cartão?

O problema é que para essa placa antiga, 7200gs, a versão indicada para ela no Ubuntu é o Driver 173 ou no máximo o 180!   No 14.04 a versão legacy é a 304!!! Por isso não funciona direito. Não sei se tem como baixar uma versão 173 do site da nvidia e executar o instalador da nividia no 14.04 aí.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ze attux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:nvidia 7200gs
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2015, 00:12 »
desculpe a demora e obrigado a todos pelas respostas vou tentar achar o legacy 173.
e ver se essa bagaça funfa, se não funfar vou ficar no ruwindows mesmo por mais um mês e comparar outra vga
valeu demais pessoal obrigado.