Autor Tópico: Interfaces de redes com nomes diferentes.  (Lida 6573 vezes)

Offline glauciofonseca

  • O Shell e o limite
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Linux e vida! :D
    • Ver perfil
    • Localhost
Interfaces de redes com nomes diferentes.
« Online: 02 de Novembro de 2015, 22:02 »
Salve galera gostaria de pedir uma pequena ajuda a vocês. Quando instalei meu ubuntu 15.10, minhas  Abrainterfaces de rede vieram
com nomes diferentes além dos padrões onde todos estamos acostumado que é eth0 ou wlan0. Abaixo tem a imagem de como os nomes ficaram.
São duas placa  wi-fi nativa do notebook modelo Broadcom BCM4313 com nome de wlp10s0b1 e outra Realtek RTL8187 USB de nome wlx00c0ca823f48.
Ai estava querendo colocar o nome delas de wlan0 e wlan1, eu pesquisei no google muitos falam pra mexer no arquivo /etc/udev/rules.d/70-interfaces_net.rules
porém no ubuntu 15 este arquivo não existe. outros falam pra mexer no /etc/iftab, lá o arquivo tem os nomes já alterei para o nome que eu queria. Reiniciei porém
nada aconteceu. Gostaria se no ubuntu existe alguma outra forma é de preferência fosse pelo terminal mesmo.

http://imgur.com/DCrA1Ov ==> Imagem de como os nomes estão.

Espero que possam me ajudar.
Muito obrigado

« Última modificação: 07 de Novembro de 2015, 00:11 por glauciofonseca »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Interfaces de redes com nomes diferentes.
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2015, 13:02 »
São os nomes previsíveis: http://www.freedesktop.org/wiki/Software/systemd/PredictableNetworkInterfaceNames/

O penúltimo tópico mostra 4 formas de alterar esse comportamento.

Offline glauciofonseca

  • O Shell e o limite
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Linux e vida! :D
    • Ver perfil
    • Localhost
Re:Interfaces de redes com nomes diferentes.
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2015, 20:07 »
Obrigado pela ajuda Irtigor, porém eu resolvi da seguinte forma percebi que eu meu ubuntu no diretório não existia o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules.
Como eu tenho o Debian Jessie instalado também, por curiosidade fui até este caminho no debian é estava lá o arquivo. Então peguei o mesmo e copiei para o meu ubuntu reiniciei meu notebook pronto volto tudo ao normal. Muito obrigado, segue abaixo como ficou meu 70-persistent-net.rules. LEMBRANDO ao pessoal que se faz necessário colocar as informações de acordo com o equipamento de cada um.
Modelos das minhas placas PCI device 0x10ec:0x8168 (r8169) = Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 07),   PCI device 0x14e4:0x4727 (brcmsmac) = Broadcom Corporation BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter (rev 01) e USB device 0x:0x (rtl8187) = ID 0bda:8187 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187 Wireless Adapter


Abaixo a configuração do 70-persistent-net.rules:

# This file was automatically generated by the /lib/udev/write_net_rules
# program, run by the persistent-net-generator.rules rules file.
#
# You can modify it, as long as you keep each rule on a single
# line, and change only the value of the NAME= key.

# PCI device 0x10ec:0x8168 (r8169)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="a0:b3:cc:46:e3:d5", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0"

# PCI device 0x14e4:0x4727 (brcmsmac)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="08:3e:8e:2f:ba:74", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="wlan*", NAME="wlan0"

# USB device 0x:0x (rtl8187)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:c0:ca:82:3f:48", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="wlan*", NAME="wlan1"
« Última modificação: 05 de Novembro de 2015, 17:24 por glauciofonseca »

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Interfaces de redes com nomes diferentes.
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2015, 10:06 »
Obrigado pela ajuda Irtigor, porém eu resolvi da seguinte forma percebi que eu meu ubuntu no diretório não existia o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules.
Como eu tenho o Debian Jessie instalado também, por curiosidade fui até este caminho no debian é estava lá o arquivo. Então peguei o mesmo e copiei para o meu ubuntu reiniciei meu notebook pronto volto tudo ao normal. Muito obrigado, segue abaixo como ficou meu 70-persistent-net.rules. LEMBRANDO ao pessoal que se faz necessário colocar as informações de acordo com o equipamento de cada um.
Modelos das minhas placas PCI device 0x10ec:0x8168 (r8169) = Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 07),   PCI device 0x14e4:0x4727 (brcmsmac) = Broadcom Corporation BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter (rev 01) e USB device 0x:0x (rtl8187) = ID 0bda:8187 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187 Wireless Adapter


Abaixo a configuração do 70-persistent-net.rules:

# This file was automatically generated by the /lib/udev/write_net_rules
# program, run by the persistent-net-generator.rules rules file.
#
# You can modify it, as long as you keep each rule on a single
# line, and change only the value of the NAME= key.

# PCI device 0x10ec:0x8168 (r8169)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="a0:b3:cc:46:e3:d5", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0"

# PCI device 0x14e4:0x4727 (brcmsmac)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="08:3e:8e:2f:ba:74", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="wlan*", NAME="wlan0"

# USB device 0x:0x (rtl8187)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:c0:ca:82:3f:48", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="wlan*", NAME="wlan1"

Mtu interessante, eu tbm estou querendo voltar as minhas interfaces para wlan0, eth0 nomes fáceis de se decorar, eu ainda não consegui entender mtu bem o pq de terem mudado esses nomes, pq essa nova nomenclatura é confusa, eu não entendo mtu bem o pq disso, será que vão continuar com esses nomes confusos na próximas distros?
Vou testar conforme vc colocou ai no tópico, so não sei como vou adicionar conforme as minhas intefaces, tipo as informações de acordo com o meu equipamento, vc usou algum comando para listar os componentes do seu pc, para depois adicionar nesse arquivo?

Offline glauciofonseca

  • O Shell e o limite
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Linux e vida! :D
    • Ver perfil
    • Localhost
Re:Interfaces de redes com nomes diferentes.
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2015, 14:54 »
pentestbox, desculpa a demora em responder mano.
Então cara como faleu eu tinha o debian jessie 8.1 instalado é la minhas interfaces tinha nomes normais como eth, wlan0 e etc.
eu fiz como descrevi nl post peguei o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules. e copiei pro meu ubuntu.
como o Debian tinha pego os nomes de interface, sinceramente eu não sei como ele pegou estes nomes ex:PCI device 0x10ec:0x8168 (r8169)
pois o comando lspci e lsusb não informa essas especificações. Então derrepente alguém do forum poderia te ajudar, seria até um conhecimento á mais.
abs qualquer coisa manda um post

Offline glauciofonseca

  • O Shell e o limite
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
  • Linux e vida! :D
    • Ver perfil
    • Localhost
Re:Interfaces de redes com nomes diferentes.
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2015, 15:02 »
É assim penttestbox espero que o ubuntu, não deixa isso assim pois isso gera um problema no futuro grande.
até mesmo para quem vai mexer com alguma aplicação de rede. Para aplicações que vc pode setar a interface de rede via terminar,
fica tranquilo coloca o nome estranho lá pronto vai fucionar. Porém para ferramentas como iptraf que ele tipo uma interface gráfica via terminal mesmo, eles simplesmente não reconhecia minhas interfaces de rede. Apenas a lo que se refere a loopback.

Espero que eles atualizem isso ou não aconteça em outras versões, pois gera uma problema enorme no futuro.

Offline @rimura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Interfaces de redes com nomes diferentes.
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2017, 23:53 »
No final das contas.
Existe alguma forma de gerar o arquivo? Vi em outro local que era só instalar o udev que ele cira o "70-persistent-net.rules" sozinho.
Mas fui conferir e no 17.10 já vem com ele instalado mas mesmo assim não gera o arquivo.
Em outro local li que ao executar este comando "sudo touch /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules" ele criaria sozinho, mas cria vazio.

Alguém sabe como criar o arquivo?