Autor Tópico: Não inicializa depois de atualizar para o 15.10  (Lida 5306 vezes)

Offline apolo59

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Online: 15 de Novembro de 2015, 23:10 »
Pessoal. Sou novo aqui. Havia instalado o 14.10 há um mês e hoje ofereceu para atualizar para o 15.10
Escolhi as opções padrão.
Ao reinicializar entra na tela com o Logo "Ubuntu" e trava.
Tenho dual boot com o win 10.
Tentei mexer nas opções avançadas, mas não tive sucesso.
Alguém tem alguma instrução para passar? Grato.

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2015, 17:08 »
O sistema não carrega nem usando as opções avançadas? Então dá boot usando um live usb ou dvd, monta a partição raiz e tenta ver se tem alguma pista nos logs.
/ponto-de-montagem/var/log/kern.log
/ponto-de-montagem/var/log/dmesg
Oldschool

Offline shallwe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2015, 16:33 »
Por acaso você tem placa radeon ati com drive proprietário?

Offline apolo59

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2015, 19:22 »
Por acaso você tem placa radeon ati com drive proprietário?
Sim. Minha placa de vídeo é uma Radeon 6700 series. Provavelmente deva ter drive proprietério, instalado em alguma atualização.
Como disse, sou novo no Ubuntu, há um mês. Baixei a versão 14.04, se não me engano, em imagem, e gravei um dvd para instalar. Depois veio a opção para atualizar para a 14.10 e algumas outras.
Só deu problema quando essa 15.10 se instalou. Escolhi todas as opções padrão de limpar e substituir pacotes.
Tentei as opções avançadas, mas não tive muito sucesso por não entender tudo em profundidade. Segui as instruções da tela.
Obrigado pela pergunta.
Abs.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 12:53 por apolo59 »

Offline apolo59

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2015, 19:33 »
O sistema não carrega nem usando as opções avançadas? Então dá boot usando um live usb ou dvd, monta a partição raiz e tenta ver se tem alguma pista nos logs.
/ponto-de-montagem/var/log/kern.log
/ponto-de-montagem/var/log/dmesg
Caro Luciano. Obrigado pelo post.
Sim amigo. tentei aquelas opções avançadas, dentre elas a de reparar o boot, mas não segue adiante depois de pedir para escolher algumas opções. De vídeo, se não me engano. Outro usuário, na pergunta anterior, perguntou sobe a minha placa de vídeo, que é uma Radeon 6700 series. Não tenho certeza se o driver dela é proprietário. Pode ter sido instalado, sim, em alguma das atualizações que o próprio sistema me ofereceu.
Não me sinto confortável em  descer a detalhes do linux, nessa fase, apesar de ter feito curso de linux há 13 anos da versão Red Hat, mas em servidores, e em Shell Script, nada de interface gráfica. Mas isso já ficou no esquecimento.
Instalei o Ubuntu por sugestão de um amigo, editor do Waze, que é fã dessa distribuição.
Estou usando junto com o Chrome, para editar os mapas do Waze. E é muito mais estável e rápido.
Tenho o DVD de instalação da versão 14.04, de onde tudo começou, há um mês.
o problema é  travar o dual boot e aí eu não ter mais para onde correr. Pelo menos tenho o Windows funcionando (mal), mas assim consigo conversar com vocês...
Abs.

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2015, 08:20 »
No primeiro post você diz que estava com o 14.10 e depois diz que tem o 14.04. Eu tenho um 14.04 que pede para atualizar para o 15.10 e deve ter sido isso que você fez. Acontece que o driver da ati não está funcionando no 15.10 e deve ter sido isso que ocorreu.

Teve outra pessoa aqui no fórum que teve um problema parecido com o seu. Mas ele conseguiu iniciar pelas opções avançadas no modo de recuperação onde não é carregado a interface gráfica e sim um terminal de comandos. Foi só desinstalar o driver digitando o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge fglrx*
Então na próxima inicialização vai estar com o driver genérico.
Oldschool

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2015, 11:47 »
Faça um backup dos seus dados, é aconselhável que instale  a partir de um cd ou pendrive, ao invés de atualizar. Fique com a versão 14.04 do Ubuntu porque é LTS (longo tempo de suporte) é a mais estável.

Siga esse tutorial abaixo, ele trata da instalação do ubuntu 15.04 em único boot, mas vale dual boot e para a versão 14.04 também. Segui ele e não tenho problemas, assim como você tenho dualboot com Windows 10. Rodo o Ubuntu Mate 14.04 sem problemas. A única coisa que muda durante a instalação é a partição de boot que deve ser EFI e você não deve desativar o secureboot.

https://lcomlinux.wordpress.com/2015/06/29/instalacao-do-ubuntu-15-04-desktop-em-uefi-unico-boot/
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 11:51 por gutosoni »

Offline apolo59

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2015, 12:45 »
Faça um backup dos seus dados, é aconselhável que instale  a partir de um cd ou pendrive, ao invés de atualizar. Fique com a versão 14.04 do Ubuntu porque é LTS (longo tempo de suporte) é a mais estável.

Siga esse tutorial abaixo, ele trata da instalação do ubuntu 15.04 em único boot, mas vale dual boot e para a versão 14.04 também. Segui ele e não tenho problemas, assim como você tenho dualboot com Windows 10. Rodo o Ubuntu Mate 14.04 sem problemas. A única coisa que muda durante a instalação é a partição de boot que deve ser EFI e você não deve desativar o secureboot.

https://lcomlinux.wordpress.com/2015/06/29/instalacao-do-ubuntu-15-04-desktop-em-uefi-unico-boot/
OK Guto. Obrigado. farei assim que puder.
Iniciei com a versão 14.04 por um CD. na mesma ocasião da instalação já ofereceu para atualizar para a 14.10, e eu aceitei. Não sabia desse detalhe da versão LTS. DEpois ocorreram algumas atualizações, quando instalei o Chrome. Em alguma delas ofereceu o driver da placa ATI, o que eu fiz, sem problemas.
Estava rodando muito bem (Sou editor voluntário do Waze) o Chrome.
Só tive esse problema quando atualizei para o 15.10.
Grato.

Offline apolo59

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Não inicializa depois de atualizar para o 15.10
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2015, 12:51 »
No primeiro post você diz que estava com o 14.10 e depois diz que tem o 14.04. Eu tenho um 14.04 que pede para atualizar para o 15.10 e deve ter sido isso que você fez. Acontece que o driver da ati não está funcionando no 15.10 e deve ter sido isso que ocorreu.

Teve outra pessoa aqui no fórum que teve um problema parecido com o seu. Mas ele conseguiu iniciar pelas opções avançadas no modo de recuperação onde não é carregado a interface gráfica e sim um terminal de comandos. Foi só desinstalar o driver digitando o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge fglrx*
Então na próxima inicialização vai estar com o driver genérico.
Sim. iniciei com a instalação do 14.04 por um CD, aonde fiz todas as etapas. Segui um tutorial do Diolinux, que deu certo. Criei partição, Fiz dual boot e etc.
Na mesma ocasião apareceu a opção de atualizar para o 14.10, e eu aceitei.
Não sabia da questão da versão LTS. Novato é fogo.
Depois, fiz algumas atualizações que foram oferecidas pelo próprio Ubuntu. Em uma dessas é que foi instalado o driver proprietário da placa ATI Radeon.
Bem, vou tentar estudar mais um pouco para tentar solucionar. Fico grato a você e aos outros participantes aqui do fórum para tentarem me ajudar.
Abs.