Autor Tópico: Frustração  (Lida 19726 vezes)

Eduardo Queiroz

  • Visitante
Frustração
« Online: 21 de Novembro de 2015, 23:04 »
Confrades!

Relato aqui minha frustração em realizar a migração de Windows para Linux.

Desde que comecei a fazer uso de computadores sempre utilizei o Windows. A resposta do porquê é simples: comodismo e desconhecimento técnico em informática para ir além de apenas aceitar o que se tem. Comecei pelo Windows 98 Plus!, depois um tempinho no Millenium, uma fase no XP, alguns meses no Vista e finalmente quase cinco anos com o Windows 7 (o qual até criei muita simpatia). Mas apesar de toda essa história com o Windows, paulatinamente fui tomando conhecimento de suas deficiências e da superioridade de outros Sistemas Operacionais. Já há alguns anos me tornei aberto ao Linux, mas ainda estava empacado, sem algo que me motivasse a migrar para alguma distro. Pois bem, o incentivo ocorreu quando meu notebook quebrou, e após cinco anos de extensivo uso decidi não consertá-lo e deixá-lo então descansar no limbo das geringonças eletrônicas. Comprei um novo notebook, que naturalmente veio com o sistema da Microsoft instalado: Windows 10. Eu que já não esperava permanecer no Windows fiquei chocado com as bizarrices da nova versão, principalmente àquelas ligadas a privacidade (ainda que possam ser, ao menos em parte, desativadas). Decidi: de agora não passa, vou para o Linux! Eu que sou usuário muito ativo de computadores mas com conhecimentos muito limitados à esfera técnica, e com pouco interesse em desenvolver algum hipotético potencial na área, além de pouca disposição em enfrentar uma mudança radical de layout gráfico decidi optar por alguma distro Linux para leigos e egressos do Windows. Ubuntu e Mint foram as opções óbvias a serem escolhidas. Pela ampla propaganda do suporte Ubuntu acabei tendendo a ele, mas no dia que fui baixá-lo o site do Ubuntu Brasil estava fora do ar, e no dia seguinte idem, e assim pensei comigo: "o que aconteceu, por que não foi noticiado algo, oferecem o tal do suporte-maravilha mas sequer justificam o site e o fórum fora do ar por dias?". Foi a primeira coisa que me veio em mente, ainda que possa estar errado. Enfim, fui de Mint. Segui todos os passos que há dias estudava em sites, blogs, fóruns e vídeos. Comprei um pen drive, baixei o UNetbootin e o Yumi para gravar o .ISO no ScanDisk, baixei a .ISO do site oficial, verifiquei o MD5, gravei, pronto! A primeira parte estava concluída, agora era a decisiva instalação. UEFI, Bios, habilita isso, desabilita aquilo, Secure Boot Off, PXE OPROM isso e aquilo, Legacy assim e assado, SCM...

Resultado: uma tela preta com o underline pincando. Só! Nada mais.

Revirei fóruns em busca de ajuda. O que compreendi busquei tentar imitar, mas... nada! E em muitos fóruns os usuários parecem que dão respostas para usuários já do Linux, ou mais experientes na informática, o que para pessoas como eu é absolutamente nulo, sem resultado positivo. Quando não tentativas de explicação cheias de gírias da área e restritas a duas linhas, tornando incapaz qualquer diálogo.

Escrevi essa mensagem como uma espécie de catarse pela frustração de não conseguir migrar para o Linux.

A M$ venceu, fui tecnicamente incapaz de sair dela. Incapaz de sequer instalar alguma distro Linux. Quem sabe algum dia alguém com conhecimento razoável na área não possa me dar algum suporte, seja presencial, seja por skype ou telefone, troca de emails ou sei lá, para conseguir cruzar as grades da prisão da Microsoft.

Que Deus abençoe vocês!

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2015, 23:36 »
Talvez algum problema com sua internet, pois nunca tivemos problemas em baixar as versões.
Vide  - http://www.ubuntu.com/download/alternative-downloads
BitTorrent - BitTorrent is a peer-to-peer download network that sometimes enables higher download speeds and more reliable downloads of large files. You will need to install a BitTorrent client on your computer in order to enable this download method.
Ubuntu 15.10

    Ubuntu 15.10 Desktop (64-bit) ›
    Ubuntu 15.10 Desktop (32-bit) ›
    Ubuntu 15.10 Server (64-bit) ›
    Ubuntu 15.10 Server (32-bit) ›


Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2015, 23:59 »
Confrades!
Relato aqui minha frustração em realizar a migração de Windows para Linux.
........
........
Que Deus abençoe vocês!

Amigo Eduardo, a melhor postagem que vi nos últimos tempos. Ao ir lendo, senti e sofri junto com vc. Como entender isso, num Fórum Técnico?

Amanhã é domingo. Deixe passar este ou mais dias. E volte e nos diga após retomado o controle, teu, se e como vc pretende continuar.
Tenha certeza que MUITOS daqui estarão dispostos a te ajudar num recomeço, numa nova tentativa.
Se vc está em São Paulo e aceitar ajuda pessoal minha, estou à tua disposição. Tenho tempo e vontade de ajudar, mesmo sendo iniciante. Não se assuste, já instalei algumas versões de Ubuntu com sucesso.

Que Deus abençoe você.


Para servirle a Dios y a Usted.

paulinho1971

  • Visitante
Re:Frustração
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2015, 00:33 »
Olá,

Eu sinto muito quando leio algo assim, mesmo parecendo diferente, tentando conversar para ser e tentar passar um ar mais cordial também claro com algumas brincadeiras para que o companheiro se sinta a vontade comigo. Sei que isso pode parecer diferente, até sarcástico como a pouco fui chamado.
Não é isso mesmo, garanto, pois quando cheguei aqui e hoje lendo esse desabafo do companheiro acima, vejo a mim mesmo indo embora, isso é sim normal para quem esta desesperadamente tentando largar as "facilidades do uso do Windows".

Nada mais é do que um pensamento que um sistema operacional na atualidade deve ser feito para instalar e funcionar, assim é a realidade. Porém sinto mais ainda, por não ter visto a mensagem do companheiro, mesmo que eu não conseguisse, tentaria, ou quem sabe ainda tenhamos a oportunidade de auxiliar, pois da mesma forma que ele foi, eu fui também.

E por isso mesmo não deixaria o tópico sem minhas tagarelices e deixá-lo marcado em um tópico de que eu participo.

Citarei agora aqui uma assinatura de um companheiro que andava afastado e voltou a frequentar que diz:
"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância"

Como disse o companheiro é sim ruim, quando temos essa falta toda de conhecimento em uma área, e recebemos respostas quase nulas.

Qualquer coisa estamos ai!

T+

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Frustração
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2015, 11:02 »
Citar
A M$ venceu

Ela sempre vence, não tem jeito.  ;D

Enfim, deve ter alguma configuração de boot do seu note que está empacando a instalação do linux. Pode ter alguma coisa a ver com o UEFI.

Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2015, 16:12 »
Citar
A M$ venceu

Ela sempre vence, não tem jeito.  ;D
.......

Desculpe. Comigo não venceu. Trabalho normalmente com Ubuntu 15.10 sem mais nada em meu equipamento.
Sem mais nada não. Com o Fórum Ubuntu garantindo.
Para servirle a Dios y a Usted.

Offline JorgeW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2015, 16:42 »
Citar
A M$ venceu

Ela sempre vence, não tem jeito.  ;D

Enfim, deve ter alguma configuração de boot do seu note que está empacando a instalação do linux. Pode ter alguma coisa a ver com o UEFI.

Comigo nao venceu , e olha que o meu problema foi muito semelhante ao do Eduardo , inclusive passei um bom tempo tentando arrumar sozinho mas no final foi o pessoal desse forum que me ajudou.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2015, 17:07 »
Eu não intendendo esse tipo de tópico... mas se tivesse criado a conta pra pedir ajuda, dava pra começar dizendo que "Ubuntu Brasil" é um site de fãs, que pra baixar é melhor ir no oficial: www.ubuntu.com

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2015, 20:08 »
Eu não intendendo esse tipo de tópico... mas se tivesse criado a conta pra pedir ajuda, dava pra começar dizendo que "Ubuntu Brasil" é um site de fãs, que pra baixar é melhor ir no oficial: www.ubuntu.com

Irtigor, confesso que quem não entendeu  o que vc não entendeu fui eu. Vamos ver o que entendi.

Será que "esse tipo de tópico" é relativo às declarações do confrade Eduardo de não entender as explicações dadas por usuários que "já entendem" a linguagem do terminal, escritas em duas linhas?
Se for isso, declaro que não entendo tbm, ainda, essa linguagem. Sei que muitos outros tbm não.
Agora procure pensar, se já nos é difícil entender frequentando um "site de fãs"  onde muitos têm prazer de ajudar,  imagine no site oficial do Ubuntu... Até entrei prá ver, me encontrei na situação de nem saber por onde começar,  onde dar o primeiro e temeroso clique.
Além do mais está em inglês onde meu conhecimento da língua não é suficiente.

Domino perfeitamente a língua espanhola e poderia ir buscar informações no  site oficial do Ubuntu de lá Prefiro ficar por aqui.

Me encontro na situação de querer ajudar com o pouco que conheço de Linux. É cada vez ajudarei mais, pois estou aplicando muito tempo nesse aprendizado.

Irtigor não me entenda mal, pois minha intenção é ... Ajudar.
Precisamos continuar encontrando tua ajuda e de outros como vc daqui do Fórum.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2015, 20:27 por abuelito »
Para servirle a Dios y a Usted.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2015, 22:02 »
Beleza Eduardo Queiroz!

Realmente entendo perfeitamente tudo pelo que vc está passando!
Todos aqui entendem!
Provavelmente esta seja sua única mensagem no nosso fórum.
A base mundial da plataforma windows passa dos 90% dos computadores desktop, já em tablet e smartphone fica deixando a desejar. Temos 53% para o iOS, 35% para android (kernel linux) e amargos 1% para Windows.
Vc comprou seu Notebook com o Windows já pré-instalado.
Por acaso vc procurou um Note com Windows Linux pré-instalado? provavelmente não.
Vc exigiu do fabricante do seu notebook compatibilidade com LInux? provavelmente não.
Exigimos do governo que ele proíba a venda casada de software e hardware? Não.
Como vc pensou que a sua transição iria ser maravilhosa?
A transição é possível. Muitos conseguiram. Eu consegui e acredito que com um pouco de persistência vc tbm consiga.
Deixei de usar o Windows na versão Vista e hoje nem sei em que versão ele se encontra (Brincadeira!)
Faço parte de uma equipe no Exército que está migrando os computadores pra linux.
Encontramos a resistência dos usuários do "tudo fácil" do Windows, mas a migração é inevitável.
Recomendações:
Vc pode rodar um live-cd e verificar se o seu sistema é compatível com a distro escolhida.
Para instalação vai ter que aprender a driblar as barreiras impostas pelo UEFI que segundo a Microsoft e a IBM foram feitos pra deixar o computador mais seguro e livre de vírus. Parece piada, né. Dificultaram a instalação do Linux, mas o Linux está acostumado a driblar as imposições das empresas que não querem mudanças.
O texto vai ficar meio incompleto pois tenho algumas tarefas pra fazer no momento, mas fico esperando outras mensagens suas pra quem sabe te fazer perder um pouco do medo deste bicho-papão chamado linux.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2015, 23:55 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2015, 02:46 »
Não, é de falar sobre isso em um lugar que nunca apareceu antes... Ele tentou ser autodidata e não funcionou, mas no lugar de simplesmente tocar o barco...

----
Obs: ubuntu-españa.org também é só um site de fãs.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2015, 03:02 por irtigor »

paulinho1971

  • Visitante
Re:Frustração
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2015, 10:09 »
Caro companheiro Abuelito,

O que o Irtigor quis dizer foi/é que o Eduardo tem em seu contador de mensagens o número 0 (zero), com isso quer dizer que ele quis ser autodidata, ler sem indagar sobre as possíveis duvidas que teve sobre o que leu, mas mesmo assim quem sabe o Eduardo volte e diga ao fórum o que mais lhe afligiu no uso do Ubuntu, pois como alguns companheiros, inclusive você, disseram que não a M$ não vence.

T+

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2015, 18:49 »
.........
Obs: ubuntu-españa.org também é só um site de fãs.

Depois de postar minha msg original fui ver o que encontrava por lá e vc tem razão. Além do mais o Fórum deles nem chega perto do NOSSO.

Gratidão irtigor
Para servirle a Dios y a Usted.

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Frustração
« Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2015, 11:15 »
Este tópico não vai a lugar algum :-\
Principalmente porque a distro que deu erro foi o Mint e o OP não deu as caras desde então.
Oldschool

paulinho1971

  • Visitante
Re:Frustração
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2015, 15:28 »
Olá,

Este tópico não vai a lugar algum :-\
Principalmente porque a distro que deu erro foi o Mint e o OP não deu as caras desde então.
Se for por causa do Mint, o Fórum Ubuntu - PT tem um local para outras distros que basearam-se nele, portanto oferece esse suporte sim. Quanto ao usuário que teve uma frustração por falta de conhecimento, sim dá em alguma coisa sim virmos prestar nossa atenção, se não, eu não estaria aqui, onde tem tópico meu pedindo até a remoção do meu cadastro, tentaram entender o motivo e eis que, cá estou ;)

T+