Autor Tópico: Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado  (Lida 14072 vezes)

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Online: 24 de Abril de 2015, 18:32 »
Fantástico esse desktop.

Com certeza, esse vai ser o meu novo LTS. Para quem tem saudades no compiz, junto com o bom gnome2, recomendo fortemente o Ubuntu Mate.
Eu achava que esse tipo de desktop havia se perdido com o Ubuntu 8.04...

Ele vem com um aplicativo chamado Mate Tweak, que permite fazer muitas configurações interessantíssimas, inclusive mudar para o compiz automaticamente (já vem instalado), isso sem falar na opção para escolher entre oito tipos diferentes de combinações de painés (uma dessas configurações até cria um dock na parte de baixo da tela). Simplesmente fantástico.

A propósito, o próximo LTS do Ubuntu é o 16.04? Essas versões de suporte longo saem de dois em dois anos?

PS.: Há um pequeno bug ao usar o gerenciador de configurações do compiz (se habilitar o janelas gelatinosas, o compiz pára de funcionar temporariamente). É só abrir o Mate Tweak, ativar e desativar o compiz de novo. Então tudo volta a funcionar normalmente (até o 'janelas gelatinosas'). Ou seja, qualquer problema, é só reiniciar o compiz.

Até mais.

« Última modificação: 24 de Abril de 2015, 18:37 por promurilo »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2015, 18:36 »
Sou fã do Linux Mint Mate, ainda fico com saudade do Ubuntu.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2015, 18:39 »
Então experimente o Ubuntu Mate. Você terá o Ubuntu e o desktop Mate e não vai se arrepender.

Dê uma olhada no 'edit' que eu fiz na mensagem acima.

Até.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2015, 18:42 »
Assim que sair o próximo LTS já vou testar o Ubuntu Mate.

Ah, não me importo com efeitos, na verdade odeio eles, meu CPU é modesto (Intel I5), rsrsrs.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2015, 18:31 »
Sem dúvida que o Ubuntu mate tem futuro. Testei via pendrive e fiquei com satisfeito. No entanto, ficarei com meu Xubuntu velho de guerra.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Rousseau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2015, 12:03 »
Fantástico esse desktop.

Com certeza, esse vai ser o meu novo LTS. Para quem tem saudades no compiz, junto com o bom gnome2, recomendo fortemente o Ubuntu Mate.
Eu achava que esse tipo de desktop havia se perdido com o Ubuntu 8.04...

Ele vem com um aplicativo chamado Mate Tweak, que permite fazer muitas configurações interessantíssimas, inclusive mudar para o compiz automaticamente (já vem instalado), isso sem falar na opção para escolher entre oito tipos diferentes de combinações de painés (uma dessas configurações até cria um dock na parte de baixo da tela). Simplesmente fantástico.

A propósito, o próximo LTS do Ubuntu é o 16.04? Essas versões de suporte longo saem de dois em dois anos?

PS.: Há um pequeno bug ao usar o gerenciador de configurações do compiz (se habilitar o janelas gelatinosas, o compiz pára de funcionar temporariamente). É só abrir o Mate Tweak, ativar e desativar o compiz de novo. Então tudo volta a funcionar normalmente (até o 'janelas gelatinosas'). Ou seja, qualquer problema, é só reiniciar o compiz.

Até mais.

O consumo de memória é semelhante ao do Xfce? Ele gasta algo em torno de 300 mb para rodar?

Testei uns tempos atrás via virtual box, mas em máquina virtual não se tem muita noção.
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2015, 18:53 »


O consumo de memória é semelhante ao do Xfce? Ele gasta algo em torno de 300 mb para rodar?

Testei uns tempos atrás via virtual box, mas em máquina virtual não se tem muita noção.

Sim e Sim!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rousseau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2015, 11:48 »


O consumo de memória é semelhante ao do Xfce? Ele gasta algo em torno de 300 mb para rodar?

Testei uns tempos atrás via virtual box, mas em máquina virtual não se tem muita noção.

Sim e Sim!

Valeu. To querendo mudar de ambiente, acho que vou tentar o Ubuntu Mate, num pc mais velho que tem aqui.
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)

Offline NathanRodriguez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
    • VST Plugins Free Download
Re:Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2015, 18:36 »
Realmente uma das melhores opções pra quem gostava do Gnome2 e acha o 3 muito pesado e contra intuitivo. O Xfce recente também está bem completo, funcional e leve.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Mate 15.04: totalmente aprovado
« Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2015, 16:54 »
No meu netbook (memória 2 GB,  processador AMD MV-40 -- acho que 1,8MHz) eu uso Xubuntu mas li que o Ubuntu Mate dá um ótimo desempenho nessas máquinas menos potentes.

Testei o Mate numa máquina virtual com 2GB e 1 processador e teve um bom desempenho, além de me parecer mais completo e com melhor visual que o Xubuntu. Estou pensando em mudar para ele no próximo LTS.

Alguém tem experiência com ele em netbooks?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1