O pior é que o uso da maioria dos usuários "gira apenas em torno de usar serviços da internet (navegador)"
Exatamente, neste caso tanto faz usar Ubuntu, Windows, Mac OS X, Chrome OS ou qualquer outra alternativa, está se esperando um bom
navegador, não um bom
sistema, respeitando limitações ou suporte ruim, claro.
Sabe Matheus, sempre gostei de suas analises, mas amigo (velho amigo desde os tempos de nick diferente) o KDE ainda esta muito novo nessa nova versão, mas muita coisa que temos no Unity (peso, para mim: não prático, etc., etc.) não vemos mais no KDE ou Kubuntu, que por exemplo a versão 14.04 está um espetácul, desinstalei apenas para acompanhar o kubuntu em desenvolvimento, indo para o kubuntu 14.10 > 15.04 > agora no 15.10 (mudanças feitas de uma versão só, ou seja mudança de sources.list).
Que sera mudado assim que for lançado o 16.04 para permanecer até..., como disse em termos de peso e bugs algumas coisas não são notadas no (K)ubuntu.
T+
Paulo, sinto-me honrado por sua citação, visto que sempre admirei sua capacidade e esforço mesmo que você se considere apenas um "aperta botões". Você está aqui há mais tempo que eu, inclusive.
Sempre negligenciei o KDE. Sei que inconscientemente nunca dei uma chance para ter ele como ambiente em qualquer distro. Por que?
Bem, lembro que o primeiro teste foi uma vez que estava tentando quebrar o sistema de forma intencional só de raiva e instalei vários ambientes ao mesmo tempo (Ubuntu 12.04). Acho que na época eu não queria nada que lembrasse a interface do Windows, o que não foi o caso. Meu velho Dual-Core também achou ele pesado, o que nunca me agrada, gosto de sistema bonito (de acordo com meu gosto) mas também leve.
Sempre gostei do Gnome tanto o clássico como o atual. Uso ele no meu Debian. Acho que se cada ponto que me incomodava no Ubuntu fosse corrigido de acordo com meu gosto (visto que muitos são birras pessoais), eu ainda assim não voltaria a usar o Ubuntu.
Já quanto ao KDE, algum dia dou uma chace real de testar ele e passar um tempo sendo ele meu ambiente de trabalho.
Só pra finalizar, acho que minha participação aqui no Fórum é quase nula hoje. Mas sempre tenho o fórum e vocês na minha mais alta consideração, aprendi muito aqui. Espero ter ajudado e também não ter incomodado muito. Vou sempre continuar vindo ver o que acontece, e bater um papo com vocês, como agora.
Até mais, muita saúde, paz e liberdade pra todos