Autor Tópico: Ubuntu 16.04 Xenial Xerus  (Lida 97314 vezes)

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2016, 21:09 »
Para mim, essas são boas notícias jkmsjq. Acho que o "tal Spyware" da pesquisa online deveria ser opcional desde o início, através de uma opção durante ou após a instalação, no mínimo. Haveria adeptos que achariam alguma utilidade, e os que torceram o nariz para a novidade desativariam ela antes do sistema de fato iniciar a primeira vez na máquina. Mas já vir desativada não é bom para o lado da Canonical, visto que os "leigos" provavelmente não vão saber ou não vão ativar ela por já vir desativada. E isso é ruim pois a Canonical como empresa precisa de dinheiro para desenvolver o sistema.

Já quanto ao Nautilus, ele já vem capenga faz um bom tempo, não testei as versões mais novas. Mas se os recursos e opções continuam sumindo, melhor manter uma versão "velha" enquanto as mais novas pelo menos ficam estáveis.

Só me pergunto se essas mudanças óbvias (pelo menos para mim) já não são um pouco tardias visto que muitos já deixaram o Ubuntu por causa delas. Faz tempo que deixei de ver/me interessar por ranking de distros, mas pelo que lembro no DistroWatch o Ubuntu não ganha mais nem para o Debian. Pra mim é melhor assim mesmo, embora seja uma fonte de renda e desenvolvedores para o Debian, isso mostra que ele é robusto e fácil suficiente para que os usuários usem ele ao invés de um sistema voltado ao público "iniciante".

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 10:43 »
Eu, jamais liguei muito para rankings, acho que o Ubuntu sempre terá seu lugar ao sol, desde que priorize a estabilidade, ou seja fazer apenas das LTS seus lançamentos oficiais. Eu, sou bastante leigo no assunto e posso estar falando o maior besteirol agora mas, o user end não reporta bug, se reporta é bem pouco.
Quem reporta bugs são usuários avançados, justamente por isso aquela coisa de ficar testando passa e creio ser mais viável e até mesmo prático manter apenas lançar uma versão as outras estariam lá, mas sem recomendação alguma por parte dos desenvolvedores.
Assim como é o Debian, este é o Stable, os testing e sid (unstable) estão lá também, mas para quem queira e tenha conhecimento prático para usá-lo.

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 16:25 »
Não sou fã do visual do ubuntu, fala sério... Marrom com laranja, que combinação... :( Atualmente a 15.10 tem sido bem estável para mim.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

É horrível mesmo, chega a ser nojento :P
Azul é a cor.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2016, 17:36 »
[...]

Já quanto ao Nautilus, ele já vem capenga faz um bom tempo, não testei as versões mais novas. Mas se os recursos e opções continuam sumindo, melhor manter uma versão "velha" enquanto as mais novas pelo menos ficam estáveis.

[...]

Sinceramente, poderiam tirar o Nautilus e colocar no lugar, só para não forçar muito a barra, o Caja (Ubuntu Mate) ou o Thunar (Xubuntu). Digo estes, para não apelar para o Dolphin, do KDE...  8)

Eu, jamais liguei muito para rankings, acho que o Ubuntu sempre terá seu lugar ao sol, desde que priorize a estabilidade, ou seja fazer apenas das LTS seus lançamentos oficiais.

[...]

Assim como é o Debian, este é o Stable, os testing e sid (unstable) estão lá também, mas para quem queira e tenha conhecimento prático para usá-lo.

Meu sonho de consumo é ver o Ubuntu um dia se tornar rolling release, aí sim, poderemos começar a ver se alguma realmente melhora...

Não sou fã do visual do ubuntu, fala sério... Marrom com laranja, que combinação... :( Atualmente a 15.10 tem sido bem estável para mim.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

É horrível mesmo, chega a ser nojento :P
Azul é a cor.

É simples. Basta trocar o theme do Ubuntu...!!!

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 10:14 »
Citar
2. Suporte a pacotes Snappy, que vinha sendo muito aguardado palos usuários em geral, com isso os pacotes Debian deixaram gradativamente de serem implantados no sistema.

Única coisa "mais ou menos" interessante nessa versão. O resto é Zzzzz...
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #20 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 12:38 »
Citar
2. Suporte a pacotes Snappy, que vinha sendo muito aguardado palos usuários em geral, com isso os pacotes Debian deixaram gradativamente de serem implantados no sistema.

Única coisa "mais ou menos" interessante nessa versão. O resto é Zzzzz...

Verdade, garfo...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 16:37 »
Eu, jamais liguei muito para rankings, acho que o Ubuntu sempre terá seu lugar ao sol, desde que priorize a estabilidade, ou seja fazer apenas das LTS seus lançamentos oficiais.
[...]

Eu também não ligo nem um pouco, Paulo, mas a Canonical não é organização sem fins lucrativos, se não há usuários, não há retorno financeiro, se não há retorno, não há nem Canonical nem Ubuntu. Quero ver até quando vai com as contas no vermelho.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 11:21 »
Vídeo mostrando review do Ubuntu 16.04 (alpha) e como mudar a posição do Launcher, em português.

Para assistir, clique aqui!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #23 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 10:02 »
Bem, sei da empresa que há por detrás do Ubuntu, como havia uma por trás da Mandriva e veja bem, se o modelo estabilidade for priorizado haverá mais gente usando, mas gente acessando o site, mais gente comprando, doando.
E bem por isso teimo na questão: "sistema estável", pelo fato que se não mencionei antes faço agora a mior gama de usuários seja lá de que sistema operacional for será o "user end" que quer o botão power, usar. E com isso, quer um sistema bonito, fácil e estável, ou seja o usuário não quer fazer testes, não quer reportar bugs (mesmo o mais novo entusiasta) esse tempo em que a massa Linuxer fazia isso, infelizmente ficou lá atrás.

Como disse o Ubuntu é sim um excelente sistema operacional, se eu não achasse isso, não recomendaria o Xubuntu por onde passo, ou até mesmo o kubuntu, que é o que eu uso, que apesar do KF5 ainda não estar bastante enxuto uma hora irá ficar e deixar este muito bom de ser usado, e é isso o que o usuário quer é esse quesito que faz o sistema ganhar como (Teo Pereira) os cliques no DW e outros sites do gênero e se isso gera renda, geraria assim para a gigante Canonical, como deve então fazer pelo Linux Mint.

T+

Offline Celso2011

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #24 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 00:33 »
Olá jkmsjq,

Se tiver alguém afim de ser um Ubuntu tester, eis o link para fazer o download da iso do Ubuntu 16.04.
Eu bem que queria, mas as Daily's só tem opção de down direto e minha Net leva no minimo um dia inteiro para baixar os 1.4 ou mais de um ISO atual, quando não há interrupções. E essas interrupções, as vezes corrompem o ISO.

Deixei uma noite baixando a uns dias atrás e decepção pela manhã quando tinha terminado o down md5 não conferia.

T+

Nunca utilizei essas casas de games pra usar a internet, só para fazer cópias de documentos, mas dizem que é bom pra baixar coisas pesadas.


Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #25 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 00:13 »
O poderoso ZFS poderá ser o novo sistema de arquivos do Ubuntu 16.04 LTS

Citação de: SempreUpdate
Ainda estamos longe do lançamento do novo Ubuntu, que virá como Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus) LTS. Mas as novidades já reveladas aumentam cada vez mais as expectativas em torno da nova versão. E foi anunciada outra grande novidade, o poderoso sistema de arquivos ZFS poderá se tornar o sistema padrão no Ubuntu 16.04 LTS.

Características do ZFS

  • ZFS é um sistema de 128 bits, podendo assim endereçar e suportar bilhões de terabytes em dados.
  • Todo ZFS tem propriedades associadas e em sua maioria elas podem ser alteradas on-line de modo que não é necessário desmontá-lo para que as mudanças tornem-se ativas.
  • Todas as operações de escrita são feitas usando a técnica copy-on-write, tornando os dados sempre consistentes e dispensando o uso do comando fsck no ZFS.
  • A utilização do ZFS é muitíssimo mais simples, não é preciso montar explicitamente o filysystem, que ele é montado automaticamente na criação e no boot da máquina.
  • Etc

Para saber mais sobre o poderoso sistema de arquivos ZFS acesse o link de referência. E também para ficar por dentro de que tipo de suporte a Canonical irá fornecer para o ZFS no Ubuntu 16.04 LTS e como começar a usá-lo a partir do lançamento do Xerus Xenial, acesse também o link de referência dos serviços do ZFS no Ubuntu.

FONTE: Sempre Update
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 03:49 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #26 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 15:37 »
Não sou fã do visual do ubuntu, fala sério... Marrom com laranja, que combinação... :( Atualmente a 15.10 tem sido bem estável para mim.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Eu também não gosto deste visual. Por isso, escolhi outro tema, que eu gosto muito: é o ARC, que não tem nada de marrom com laranja. Neste post do OMG UBUNTU, explica como instalá-lo: Arc Is a Gorgeous GTK Theme for Linux Desktops (Updated).

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #27 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 04:38 »
Nunca utilizei essas casas de games pra usar a internet, só para fazer cópias de documentos, mas dizem que é bom pra baixar coisas pesadas.

[Off-topic]
Aqui era um mal necessário mesmo para quem tinha internet. Quando comecei no mundo da informática (não faz tanto tempo assim) a velocidade do plano básico era 150Kbps por 50 reais, daí os downloads chegavam à incrível velocidade de 16/17Kbps. Nas Lan Houses chegava a 60Kbps no máximo. Eu costumava ir perto do meio dia porque não havia ninguém usando (quem ia usar Orkut e conversar por MSN nessa hora?). Daí dava para baixar algum arquivo "mais pesado" em algum tempo com pouco dinheiro (que como aqui não dá em árvore, não se pode esbanjar). O pior é que a conexão era instável em todo canto, e downloads por link direto sem possibilidade de resumir costumavam cair sempre perto do fim... Quem nunca passou por isso nunca viveu não sabe o que é internet lenta. Agora o plano básico gira em torno de 2Mb a 5Mb pelo mesmo preço daquela época. E estão começando a colocar fibra ótica na cidade, que chik.

E quando alguém pergunta, costumo dizer que sou do tempo em que sinal de fumaça chegava mais rápido. Ou que a transferência de dados era feita por sinal de fumaça, algo assim.
[/Off-topic].

O poderoso ZFS poderá ser o novo sistema de arquivos do Ubuntu 16.04 LTS

jkmsjq, que notícia essa que você trouxe... acho bem arriscado trocarem de sistema de arquivos padrão em uma LTS. Sempre há possibilidade aparecerem problemas e, no caso de um sistema de arquivos, catástrofes. Não sei como anda o ZFS mas...

Bem, sei da empresa que há por detrás do Ubuntu, como havia uma por trás da Mandriva e veja bem, se o modelo estabilidade for priorizado haverá mais gente usando, mas gente acessando o site, mais gente comprando, doando.
E bem por isso teimo na questão: "sistema estável", pelo fato que se não mencionei antes faço agora a mior gama de usuários seja lá de que sistema operacional for será o "user end" que quer o botão power, usar. E com isso, quer um sistema bonito, fácil e estável, ou seja o usuário não quer fazer testes, não quer reportar bugs (mesmo o mais novo entusiasta) esse tempo em que a massa Linuxer fazia isso, infelizmente ficou lá atrás.
[...]

Paulo, um dos problemas é que o Ubuntu já faz tempo que não parece ter foco em estabilidade+sistema atualizado, se tiver, está falhando miseravelmente, porque sinceramente... Não sou do tempo das versões mais velhas, mas os dinos por aí a fora vivem falando da versão 10.04, 10.10. Comecei na versão 11.10 e aquela jossa era um desastre. A versão 12.04 foi muito boa mas a partir daí comecei a ver mais problemas que vantagens em usar, interface sem receber ajustes e refinamentos, bugs aparecendo antes de outros sumirem, essas coisas e veja bem, não sou do tipo de instalar PPA e culpar o sistema por quebrar.

Para mim, realmente o sistema está sem muito rumo, muito por incompetência por parte da empresa por trás dele...

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #28 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 09:42 »
Bem, sei da empresa que há por detrás do Ubuntu, como havia uma por trás da Mandriva e veja bem, se o modelo estabilidade for priorizado haverá mais gente usando, mas gente acessando o site, mais gente comprando, doando.
E bem por isso teimo na questão: "sistema estável", pelo fato que se não mencionei antes faço agora a mior gama de usuários seja lá de que sistema operacional for será o "user end" que quer o botão power, usar. E com isso, quer um sistema bonito, fácil e estável, ou seja o usuário não quer fazer testes, não quer reportar bugs (mesmo o mais novo entusiasta) esse tempo em que a massa Linuxer fazia isso, infelizmente ficou lá atrás.
[...]

Paulo, um dos problemas é que o Ubuntu já faz tempo que não parece ter foco em estabilidade+sistema atualizado, se tiver, está falhando miseravelmente, porque sinceramente... Não sou do tempo das versões mais velhas, mas os dinos por aí a fora vivem falando da versão 10.04, 10.10. Comecei na versão 11.10 e aquela jossa era um desastre. A versão 12.04 foi muito boa mas a partir daí comecei a ver mais problemas que vantagens em usar, interface sem receber ajustes e refinamentos, bugs aparecendo antes de outros sumirem, essas coisas e veja bem, não sou do tipo de instalar PPA e culpar o sistema por quebrar.

Para mim, realmente o sistema está sem muito rumo, muito por incompetência por parte da empresa por trás dele...
É, concordo sim sobre que o Ubuntu está assim meio que como disse o agente100gelo em um outro tópico meio que "andando de lado" e também, não sou nenhum Dino (Tota, agente, galactus, platao, entre outros) mas por conta desses falando o mesmo que você leu iniciei aqui com um CD do 10.10 Maverick Merkat enviado pelo extinto shipit da Canonical, porém tão logo li sobre tudo isso ai, baixei e usei por quase 2 anos o 10.04 Lucid Lynx foi uma versão espetacular do ubuntu sem duvida.
Hoje uso o kubuntu estou com o 15.10 apenas aguardando sair o Kubuntu Xenial Xerus, para fazer em dois testes, primeiro substituindo o sources.list do 15.10 pelo 16.04 se tudo ficar bem nem faço mais o download da novo ISO.

Ainda recvomendo o ubuntu em muitos casos, mas como disse não propriamente ele, mas sim, um de seus primos
;)

T+

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #29 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 10:28 »
Achei um vídeo com uma "prévia" do novo Ubuntu.

https://www.youtube.com/watch?v=dp_UDwiKL-A
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits