Autor Tópico: Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.  (Lida 29337 vezes)

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2016, 12:45 »
Pode parecer irrelevante, mas qual é o notebook (marca e modelo) e o ano em que ele foi fabricado?
Me parece ser hardware.
É um Asus modelo X451MA

http://www.asus.com/BR/Notebooks/X451MA/

Ano de fabricação não sei, mas faz quase um ano que comprei ele.

Seja livre use Linux

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2016, 12:49 »
Verificando o site do fabricante:
https://www.asus.com/br/Notebooks/X451MA/specifications/
Podemos ver as  especificações, minha recomendação é testar o Xubuntu e ver como fica o desempenho. Visto que seu computador é um Celeron e o desempenho gráfico é bem limitado, o xubuntu é bem mais leve e roda melhor em máquinas limitadas. Pode testar o xubuntu e dizer como ficou?
Realmente ele é um Celeron Quad Core.

Já testei nele o Linux Mint 17 e o Mint LMDE, o Manjaro Xfce e o Ubuntu.

O Ubuntu foi oque se comportou melhor nessa maquina. Ficando mais rápido que as outras distribuições.


 
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, 12:52 por Francis Ricardo »
Seja livre use Linux

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2016, 22:31 »
É cara... apesar de ser um celeron, os processadores com essa arquitetura (apesar de no site da Asus não especificar direito qual modelo é, esses processadores tem clock a partir de 1.4GHz...) tem um desempenho regular, mas bom o suficiente. Deveria oferecer uma experiência até confortável...
Pelo que você descreve poderia ser aquecimento, mas com apenas 1 ano de uso... seria estranho.
Se conseguir, instale o psensor e verifique a temperatura.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #18 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 13:05 »
A primeira coisa também que me veio a mente foi aquecimento. Instala algum sensor ai pra ver se nao é isso.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #19 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 17:57 »
Olha só, no site da ASUS já existem 7 atualizações de BIOS deste Notebook!  Já deu uma verificada nisso?  Três dessas atualizações são referentes a problemas de hardware mesmo.

Tem mais gente reclamando de congelamentos aleatórios até mesmo no Windows!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 travando.
« Resposta #20 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 22:55 »
Experimente ir até as configurações de energia e remova o descanso de tela, bem com selecione para não dormir / hibernar.

Quanto você tem de swap? Monte uma swap com o dobro de sua ram.

Limpe todos os arquivos de log

Desative o indexador de arquivos. (tracker-miner-fs)

Veja se ajuda.

Obrigado, sempre tive a dúvida de quanto deixar para a swap ^^

Offline Azebadam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #21 Online: 01 de MAR?O de 2016, 22:46 »
Ola Francis Ricardo,

da um dmesg e da uma procura se tem algum conflito/erro da "Intel® HD Graphics"
.:: User Linux #369769 ::.

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #22 Online: 18 de Abril de 2016, 13:43 »
Já testou as memórias?

Pode. Usar o memtest que vem no live do Ubuntu mesmo.

Outra alternativa seria testar outra distribuição em modo live, que não seja Ubuntu ou derivados,  pra ver se trava também.  Se travar tem problema de hardware mesmo.
Caro galactus desculpa pela demora.

Finalmente consegui rodar o memtest nessa maquina, descobri o UEFI não deixara rodar ele.

Mas usando o memtest  a mais de 35 Horas e ate agora me parece que não tem erro algum.

Veja a imagem.

Fiz um teste também usando pelo Live/Pendrive e não trava.
Seja livre use Linux

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #23 Online: 18 de Abril de 2016, 13:45 »
Olha só, no site da ASUS já existem 7 atualizações de BIOS deste Notebook!  Já deu uma verificada nisso?  Três dessas atualizações são referentes a problemas de hardware mesmo.

Tem mais gente reclamando de congelamentos aleatórios até mesmo no Windows!
Vocẽ sabe como proceder na atualização da Bios via Linux?
Seja livre use Linux

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #24 Online: 18 de Abril de 2016, 19:10 »
Citar
Vocẽ sabe como proceder na atualização da Bios via Linux?

Normalmente os fabricantes não disponibilizam versão Linux para atualização de BIOS, mas sim somente os executáveis .exe.

Em face dessa realidade um caminho para resolver isso é usar o FreeDOS USB Drive, que basicamente cria um pendrive a partir do qual se pode executar um .exe e resolver a questão. Existem outras possibilidades, mas essa é razoavelmente prática.

http://www.chtaube.eu/computers/freedos/bootable-usb/

Porém, no seu caso concreto a solução parece ser de outra espécie.
Digo parece porque não tenho esse específico notebook então tem que conferir se é isso mesmo.
Ao que parece, felizmente o fabricante ASUS disponibiliza um software embarcado na própria BIOS que permite fazer a atualização, o que muito facilita a vida do usuário.

Baixe o BIOS do site da ASUS correspondente ao específico modelo do seu computador.
Descompacte o arquivo que vem em .zip
Copie para um pendrive

Entrando no BIOS de sua máquina através da tecla F2 durante o autoteste POST, no menu entre em:

Advanced

Start Easy Flash

Localize o arquivo copiado no pendrive e dê um [Enter]

Concluído o processo click em Exit

Restore Defaults para voltar aos parâmetros padrões do sistema

Consulte o manual do equipamento página 79.

« Última modificação: 18 de Abril de 2016, 19:13 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #25 Online: 19 de Abril de 2016, 10:08 »
Caro druidaobelix obrigado pelo resposta.

Ontem a tarde eu fiz um teste o Windows 10, deste ontem as 17:45 esta ligado o notebook e ate o presente momento 10:07 da manha de hoje não travou.

Isso é muito estranho viu.
Seja livre use Linux

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #26 Online: 19 de Abril de 2016, 12:42 »
Citar
Ontem a tarde eu fiz um teste o Windows 10, deste ontem as 17:45 esta ligado o notebook e ate o presente momento 10:07 da manha de hoje não travou. Isso é muito estranho viu.


No geral o Windows é muito mais tolerante à falhas que o Linux. Devemos ainda lembrar que o hardware dos computadores pessoais (desktop/laptop) são feitos pelos fabricantes pensando no Windows, que detém um market share cerca de 85%, daí porque os drivers são certamente muito melhor adaptados ao sistema operacional comercial.

Os processos são exatamente o inverso. O fabricante faz o hardware já tendo em conta as características próprias do Windows, além do que a engenharia do fabricante testa exaustivamente antes de colocar no mercado. No Linux é exatamente o contrário, o hardware já existe, o fabricante não fornece (esconde) especificação nenhuma e o desenvolvedor do software livre vai meio às escuras tateando para criar algo que funcione naquele hardware, sendo frequente ter que usar engenharia reversa, numa dificuldade imensa.

Claro que o Linux funciona maravilhosamente bem para uma vasta gama de hardware (mas não em todos, nem o Windows funciona em todos),  principalmente aqueles, digamos assim, mais comuns ou melhor dizendo, mais frequentes no mercado. Tanto assim o é que a base dos computadores de verdade, aqueles de missão crítica, a quase totalidade do parque mundial de servidores é baseado em Unix/Linux, mas na hora que chega na variedade comercial dos computadores pessoais, o nosso PC de cada dia, aí é do Windows.

Onde é necessária computação de verdade, eficiente e que não pode falhar, é Unix/Linux, já recreação é com o Windows, melhor adaptados aos mais variados hardwares, com suas firulas de desktop, florzinhas coloridas, efeitos visuais especiais para encantar o consumidor doméstico.

Tendo esse cenário em conta é ver que num determinado número de modelos o Linux simplesmente engasga, não funciona bem, até mesmo porque a comunidade de software livre, o desenvolvedor, nunca testou um determinado programa naquele hardware específico. Não é difícil compreender essa realidade.

Se é para achar algum coisa, acho que seu computador não possui defeito físico algum, apenas questões de adaptação software/hardware, mas isso evidentemente é um  "achismo", nada além disso.

Tendo alguma paciência e disposição ainda algumas segmentações se pode fazer, tentando encontrar uma solução no ambiente Linux.

1) Como muito bem observado pelo /galactus/ no post #19, existem significativas atualizações de BIOS, nesse contexto parece razoável atualizar;

2) Parece-me que há aí dois hd's, salvo engano um ssd (120GB) e outro convencional (500GB). Não lembro de ter visto através de um fdisk em qual deles está instalado o Linux, enfim, qual a arquitetura de uso e partições que você está fazendo.

Seria bom informar isso postando aqui no Fórum:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima

3) O seu sistema pareceu-me ter 4GB de memória ram. Experimente neutralizar temporariamente todas as swaps e rodar o sistema sem swap e observe o resultado.

Código: [Selecionar]
sudo swapoff -a
Confirme se swap foi mesmo para zero:

Código: [Selecionar]
free -tom
obs: como medida de caráter geral, não se deve ter swap em disco ssd

4) Instale um Lubuntu versão 14.04 (mais estável) num pendrive e experimente para ver se ocorre travamento, também neutralizando swap e sem usar os hd's para nada. O ambiente simplificado do Lubuntu, como experiência de análise, permite um desktop menos problemático.

No momento é o que me ocorre.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #27 Online: 19 de Abril de 2016, 16:32 »
2) Parece-me que há aí dois hd's, salvo engano um ssd (120GB) e outro convencional (500GB). Não lembro de ter visto através de um fdisk em qual deles está instalado o Linux, enfim, qual a arquitetura de uso e partições que você está fazendo.
Sim... Tinha dois HDs um Hd de 500 e um SSD de 120.

O sistema estava instalado no SSD e a Swap e a Home estavam instalado no HD.

Depois com os testes eu removi o HD e deixei somente o SSD com o sistema instalado nele.

3) O seu sistema pareceu-me ter 4GB de memória ram. Experimente neutralizar temporariamente todas as swaps e rodar o sistema sem swap e observe o resultado.
Sim... O notebook tem 4 Gb de RAM e não tinha partição de swap.

4) Instale um Lubuntu versão 14.04 (mais estável) num pendrive e experimente para ver se ocorre travamento, também neutralizando swap e sem usar os hd's para nada. O ambiente simplificado do Lubuntu, como experiência de análise, permite um desktop menos problemático.

No momento é o que me ocorre.
Eu testei antes de instalar o Windows 10 com o Manjaro Linux Xfce via Pendrive, ficou mais ou menus uma hora funcionando usando o Youtube sem travar e depois travou geral só podendo desligar através do botão.

Vou experimentar com o Lubuntu via pendrive e ver oque acontece.

Uma pergunta sobre a Bios aproveitando que estou com o W 10 instalado eu posso atualizar a bios e depois voltar a instalar o GNU/Linux e as alterações não bios não vão se perder? 
Seja livre use Linux

Offline Francis Ricardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
    • SistemaOperacionalLinux
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2016, 23:56 »
Acho que descobri o problema. ( Kernel ) os kernels mais atuais estão dando alguma incompatibilidade com essa maquina.

Testei o Ubuntu com os Kernels  3.13 e o 3.16  e com eles não travaram travando a maquina, estou testando desde de ontem a darde ate agora as 23:51 ate o presente momento sem nenhum travamento.

Amanha vai lançar o novo Ubuntu 16.04 e vou testar com ele e o novo kernel, mas provavelmente vai acontecer a mesmo coisa e não vou poder usar a nova versão nessa maquina, mas vamos ver o que acontece.

Ate mais.....
Seja livre use Linux

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 / 15.10 travando.
« Resposta #29 Online: 21 de Abril de 2016, 00:04 »
Citar
Acho que descobri o problema. ( Kernel ) os kernels mais atuais estão dando alguma incompatibilidade com essa maquina.

Curioso, tenho uma máquina com uma nvdia antiga aqui que é exatamente o contrário.

No Ubuntu padrão (unity) só funciona sem travar com a versão 12.04.
Nada conseguiu fazer não travar nas versões subsequentes, 14.04 ou 15.04 ou 15.10, não teve jeito, apesar das mais mirabolantes tentativas.

Apesar disso funcionava sem travar e muito bem com o Lubuntu, somente com ele para não travar.

Porém agora com a versão 16.04 (beta) do Ubuntu Unity (kernel 4.4), ficou totalmente estável, não trava mais de jeito algum, uma beleza, sem travar e rápida.
Estou aguardando a versão final para ver se mantém o que a beta2 trouxe muito bem até aqui.

« Última modificação: 21 de Abril de 2016, 00:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.